e-commerce de sucesso

E-commerce de sucesso: qual é o segredo?

Apenas estar na internet não é suficiente pra ter um e-commerce de sucesso, sabia? Afinal, anunciar produtos online é fácil, o desafio é se destacar da concorrência atraindo o público e fazendo com que ele prefira a sua loja.

Mas não se preocupe, porque não é difícil alcançar esses objetivos. Você só precisa definir algumas estratégias e fazer mudanças e adequações no negócio digital. A boa notícia é que isso também não é complicado, nem requer grandes investimentos.

Que tal começar agora essa revolução pra se destacar na internet, conquistar o público e realizar mais vendas? Continue lendo e confira os segredos de um e-commerce bem-sucedido que o Magalu Matketplace preparou pra você expandir o seu negócio e alcançar os resultados que deseja!

Escolha um bom mercado de nicho

O mercado de nicho é o segmento no qual uma empresa atua, mas não estamos falando apenas de escolher vender sapatos, eletrodomésticos, roupas ou cosméticos. Pra que ter um e-commerce de sucesso, é interessante afunilar um pouco mais a área de atuação.

Por exemplo: caso você queira vender roupas, pode focar um público específico, como plus size, executivo, evangélico ou andrógeno. Perceba que o trabalho não será com mercadorias generalizadas, mas sim com um segmento, e isso faz toda a diferença!

Ao explorar o mercado de nicho, a concorrência diminui, e a loja tem maiores chances de se destacar, o que é ótimo, não é?

Mas lembre-se de escolher um bom segmento, fazendo um pequeno estudo prévio pra ver quais são as oportunidades do mercado, evitando aquilo que já está saturado.

Encontre o produto certo para vender

É verdade que a gente consegue vender praticamente tudo na internet, mas não é tudo que vai trazer um bom retorno, certo?

Sendo assim, dentre as opções de produtos do nicho, analise quais são aqueles que podem trazer melhores retornos.

Existem alguns itens que são mais procurados pelas pessoas e outros que não apresentam uma boa saída. Há, também, alguns que realmente não compensam vender na internet porque, por exemplo, o frete é mais caro do que a mercadoria, e os clientes, de fato, não curtem muito quando isso ocorre.

Mas não significa que não dê pra trabalhar com esses itens de menor procura ou preços mais baixos. Faça algumas jogadas oferecendo descontos, montando kits e outras estratégias que vão enriquecer o catálogo, trazendo boas oportunidades para o cliente e um retorno positivo pra sua loja.

Conheça o seu público

Saber conversar com o público faz toda a diferença pra ter um e-commerce de sucesso. Afinal, você precisa adotar a abordagem correta, falando a mesma língua dessas pessoas e transmitindo a mensagem exata. Assim, elas se sentem bem atendidas e que estão no lugar certo.

Faça uma pesquisa pra verificar quais pessoas teriam interesse nos produtos ou nos serviços da sua loja. Trace o perfil delas colhendo informações como gênero, faixa etária, classe social, interesses, hábitos e outros detalhes que ajudam a entender as características do público-alvo.

Aqui vemos, também, a importância de adotar estratégias pra reter profissionais no seu negócio. Afinal, sua equipe estará na linha de frente atendendo essas pessoas, ou elaborando as campanhas e a estrutura da loja. Então, quanto mais familiarizada ela estiver com a empresa e o público, melhor será o atendimento.

Invista em uma boa estratégia de marketing

Você já definiu o seu nicho, estabeleceu os melhores produtos pra vender, já conhece o público e tem uma equipe engajada. Agora, precisa investir em boas estratégias de marketing pra divulgar a loja.

Explicamos que não basta estar presente na internet pra ter um e-commerce de sucesso, porque você precisa atingir o seu público com a mensagem correta. Portanto, escolha os recursos e as ferramentas de marketing mais alinhados com essas pessoas, e que façam o seu negócio aparecer pra elas. Nada de pular essa etapa, combinado?

Algumas práticas que você pode adotar pra suas campanhas são:

  • criar um blog;
  • oferecer conteúdos gratuitos;
  • montar perfis em redes sociais;
  • organizar eventos online e webinars;
  • enviar e-mail marketing;
  • investir em anúncios pagos.

O importante é que você apareça na internet pra atrair o público, e quando ele chegar, saiba como conduzi-lo pelo funil de vendas, despertando o interesse das pessoas pelos seus produtos, até que finalizem a compra.

Foque em conseguir audiência

Um dos objetivos das estratégias de marketing é conseguir audiência, ou seja, atrair uma grande quantidade de pessoas. Elas vão visitar o seu blog, acessar a loja, seguir as redes sociais, se inscrever no canal do YouTube, entre outros.

Porém, é importante que esse público seja qualificado. Já ouviu falar? São aquelas pessoas com quem realmente a loja poderia fazer negócios, ou seja, clientes em potencial. Daí a importância de boas estratégias de marketing que vão alcançá-los.

Atraindo audiência, você consegue trabalhar, inclusive, o marketing boca a boca. Afinal, criando boas postagens, por exemplo, elas serão compartilhadas por um grande número de pessoas, e a sua marca vai se destacar cada vez mais na internet, aumentando as chances de vendas.

Proporcione uma boa jornada de compras

Um detalhe muito importante é que também não adianta chamar muita gente pra dentro da loja se você não consegue atender todo mundo. É preciso pensar em estrutura pra proporcionar uma boa jornada de compras.

Seus clientes em potencial não podem ter dificuldade pra navegar no site. Precisam acessar o catálogo com facilidade e encontrar botões e links bem posicionados, imagens agradáveis e nenhum obstáculo pra conferir informações, carrinho de compras, frete, e assim por diante. Fique muito atento!

Parecem detalhes pequenos, mas fazem toda a diferença pra ter um e-commerce de sucesso. Considere que o cliente deseja, por exemplo, saber quanto vai pagar pela entrega do produto, já que isso influencia o preço.

Ele também quer acessar a loja por qualquer dispositivo, inclusive o celular, então, o seu site precisa dar esse suporte. Já navegou pelo site do Magalu pelo computador e pelo celular, na versão mobile? O site muda para atender às necessidades do modo de acesso e garantir clareza e fluidez a cada clique. Pense nisso!

Outra coisa: sua equipe deve estar preparada pra esclarecer dúvidas, solucionar problemas, ajudar na escolha do produto ideal, entre outros. Proporcionar uma jornada de compras agradável é um dos principais diferenciais competitivos, que fazem o cliente comprar mais e, no futuro, dar preferência pra sua loja.

Trabalhe a fidelização do cliente

Falamos pra você que é importante focar em conseguir audiência, certo? Mas não significa que essa deve ser a sua preocupação exclusiva. Na verdade, é uma estratégia importante pra ampliar o mercado, mas não podemos esquecer aqueles que já fizeram compras.

Um e-commerce de sucesso não foca apenas a busca de novos clientes constantemente, pois também valoriza os antigos. Ele realiza novas compras e ainda indica sua empresa para outras pessoas; por isso, é fundamental criar ações de pós-venda pra manter essas pessoas sempre por perto, ok? Nesse sentido, dá pra:

  • enviar com o produto uma carta de agradecimento;
  • convidar pra seguir as redes sociais;
  • compartilhar conteúdos interessantes;
  • dar dicas, instruções e fazer recomendações;
  • oferecer cupons de descontos exclusivos;
  • abrir canais de comunicação.

São várias ações que mantêm o cuidado com esse cliente depois da compra e cultivam um relacionamento positivo. Dessa forma, ele nunca vai esquecer a sua loja porque ela passa a fazer parte do dia a dia.

Viu só como não é difícil ter um e-commerce de sucesso? Também não envolve muitos investimentos, não é? Você apenas precisa tomar boas decisões e constantemente avaliar as estratégias adotadas, conferindo se estão trazendo os resultados esperados.

E uma dica final: pra se manter no caminho certo, contar com parceiros que te ajudam a vender bem faz a diferença! Justamente o que o Magalu Marketplace oferece pra cada parceiro. Além de uma plataforma focada em qualidade de vendas, temos muito conteúdo. Siga a gente no Instagram e no YouTube e aprenda a conquistar clientes com o apoio do maior time varejista do Brasil!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa