e-commerce estratégias

E-commerce estratégias: quais as principais técnicas de crescimento?

Sabe o que você precisa pra ter sucesso no e-commerce? Estratégias e técnicas que vão colocar o seu negócio em evidência e atrair mais público. São essas boas práticas que podem levar você ao crescimento, aumentando sua presença de mercado e, é claro, as vendas!

Basicamente é preciso investir em marketing digital. Afinal, a internet é o meio pelo qual você tem contato com seus clientes, certo? Então suas estratégias precisam ser voltadas para atingir esse público, e não é difícil nem caro aplicar essas técnicas.

Além disso, existem várias delas pra que você possa investir nas quais têm mais a ver com o seu negócio e conversam melhor com seu público. Continue lendo pra conferir algumas dicas e fazer o seu negócio bombar na internet!

SEO

Já parou pra pensar como plataformas de busca, como o Google e o Bing, conseguem encontrar sites e blogs na internet? Quais são os critérios pra que alguns apareçam nas primeiras posições e outros estejam no final da lista?

O que determina esse posicionamento são as estratégias de SEO, ou seja, Search Engine Optimization. Pode parecer complicado, mas não é, e você precisa aplicar isso em sua loja virtual, pois no e-commerce estratégias de SEO são fundamentais pra destacar produtos e fazer com que as pessoas consigam encontrar mercadorias com facilidade.

Uma das principais técnicas de SEO é a aplicação de palavras-chave. São os termos que queremos destacar em uma página. Eles precisam estar relacionados com aquilo que desejamos mostrar para as pessoas e com as buscas que elas fazem na internet.

Por exemplo: um lojista que venda roupas plus size pode não ter um bom retorno usando termos generalizados, como “vestidos”. Especificando que são “vestidos plus size” ele estará melhorando o SEO da sua página e vai alcançar as pessoas certas.

Outra estratégia importante é adotar um layout responsivo, aquele que abre com facilidade também em celulares. E ainda, é importante usar URL amigáveis. A URL é o endereço de uma página, o link que aparece no topo da tela. Ele não pode ser composto por símbolos, letras e números desconexos.

É interessante que você modifique a URL para que ela traga exatamente o conteúdo da página que está sendo visitada, uma palavra-chave. Quanto mais otimizado o seu site estiver, melhor será o ranqueamento dele.

Google Ads

O Google Ads, antes era chamado de Google AdWords. Embora seu nome tenha mudado, continua sendo uma plataforma para criação de anúncios. Quando você faz uma pesquisa na internet usando esse buscador aparecem algumas propagandas, certo? São esses links em destaque que criamos com essa ferramenta.

Basicamente, é um recurso pra você criar campanhas pagas, mas com a vantagem de ter liberdade para definir quanto deseja investir. Isso porque o usuário paga ao Google por clique, então, se o seu anúncio não for acessado ele não será cobrado.

A grande vantagem de usar o Google Ads é a possibilidade de personalizar os anúncios e segmentar as campanhas. Você pode programar as suas propagandas para que elas apareçam exatamente para o seu público, e ainda ter total controle do investimento.

E-mail Marketing

Para o e-commerce, estratégias de e-mail marketing são uma excelente alternativa pra manter um contato mais próximo com o público. Essa ferramenta é uma alternativa tanto pra atrair clientes pra conversão quanto pra estreitar o relacionamento e trabalhar a fidelização.

Mas é preciso ter cuidado na hora de praticar e-mail marketing. Primeiro, você nunca deve enviar mensagens pra quem não autorizou esse envio. Então, antes, deve capturar endereços eletrônicos, seja por meio de um cadastro, uma newsletter ou oferecendo um material gratuito, como um e-book.

Com o e-mail marketing você pode enviar diferentes tipos de informação e mensagens para os contatos, como:

  • ofertas e promoções;
  • lançamento de produtos;
  • descontos especiais;
  • mensagens em datas comemorativas;
  • conteúdos disponíveis no blog;
  • vídeos e tutoriais; entre muitos outros.

As ferramentas de automação em marketing são grandes aliadas para fazer o disparo dessas mensagens no momento certo e para as pessoas exatas. Afinal, podemos segmentar os e-mails selecionando as mensagens e conteúdos que mais se adequam a cada perfil de cliente.

Dessa forma você não tem tanto trabalho com a divulgação da sua loja, não corre o risco de esquecer de enviar as mensagens, tem um contato direto com o seu cliente e aumenta as chances de conversão. Além disso, o envio de e-mail é de graça!

Presença de blog

Uma das formas de atrair o público é por meio da criação de um blog. Nele você vai divulgar artigos e outros materiais sem cobrar nada por isso. O objetivo é que esse conteúdo esteja relacionado com o seu nicho pra que as pessoas conheçam seu negócio.

Por exemplo: se você vende cosméticos, pode criar um blog de beleza dando dicas de cuidados e maquiagem. Em alguns momentos, pode trazer conteúdos específicos sobre os produtos que você vende e, com isso, mostrar que eles são a melhor opção.

Veja que assim você transforma um visitante comum, uma pessoa que estava apenas em busca de algumas informações, em um cliente em potencial. Ele tem chances bem maiores de conversão, sem falar que o blog posiciona melhor a sua marca nos resultados de busca e ainda traz credibilidade.

Só não esqueça que os conteúdos do blog também precisam passar por uma otimização SEO. Lembra dela? E quanto mais bem trabalhados, melhor será o ranqueamento e o seu negócio terá ainda mais destaque.

Marketing de conteúdo

Uma das principais estratégias que estão sendo utilizadas atualmente é o inbound marketing, ou marketing de atração, também conhecido como marketing de conteúdo. Ela consiste em disponibilizar informações gratuitamente pra que as pessoas tenham um primeiro contato com o seu negócio.

O blog é uma das estratégias do marketing de conteúdo, mas você também pode disponibilizar outros materiais para seu público, como:

  • infográficos;
  • e-books;
  • tutoriais;
  • podcasts;
  • vídeos.

O objetivo do marketing de conteúdo é atrair o máximo de pessoas. Elas serão conduzidas ao longo do funil até chegarem ao cliente em potencial, aquele com grandes chances de fazer uma compra.

Mas o marketing de conteúdo também é utilizado pra manter o engajamento dos clientes antigos. Lembra também sobre envio de e-mail? Então, você pode compartilhar com essas pessoas os materiais que foram criados, pra manter esse público fiel e sempre próximo da sua marca.

O importante é que tanto os do blog quanto os demais conteúdos que você criar sejam todos originais. Então nada de cópias nem plágios! Além de isso não garantir um bom posicionamento, ainda existe o risco de complicações por causa da apropriação indevida.

Remarketing

Já aconteceu de você entrar em uma loja virtual, dar uma olhada em alguns produtos e não comprar nada, e depois, ao acessar um blog ou site, esses mesmos produtos aparecerem como anúncio? Essa é a estratégia de remarketing.

O intuito é fazer com que o mesmo visitante seja alcançado mais de uma vez. Assim ele lembra dos produtos que visitou, e as chances de conseguir vender são maiores. Para o seu e-commerce, estratégias como essa podem ser adotadas com Google Ads também.

O sistema faz com que esses anúncios de remarketing apareçam para o internauta nos sites em que são parceiros. Porém, você pode utilizar o Facebook para isso. Nesse caso, quando a pessoa navegar por essa rede social, ela verá os anúncios das lojas que visitou.

Para um e-commerce, estratégias como essas são fundamentais, pois a concorrência é grande. Você precisa adotar técnicas pra se destacar, mas deve sempre considerar o perfil do seu público e do seu negócio pra escolher as ferramentas. Não é preciso adotar todas, mas sim aquelas com melhor potencial de bons resultados pra sua loja.

E pra você melhorar ainda mais seu trabalho com e-commerce, o Magalu Marketplace tem mais conteúdo pra você: veja este artigo e aprende com a gente a otimizar a gestão de vendas na internet!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa