Empreendedor de pequeno porte

Como as pequenas empresas também podem ser grandes com a ajuda do Magalu

A gente sabe que todo mundo tem a sua força! O empreendedor de pequeno porte é um exemplo de adaptação e criatividade nesta pandemia. É também um exemplo de observação! Ele sabe que precisa estar de olho nas tendências de mercado, buscar diferenciais e boas parcerias.

É possível se destacar no mercado mesmo sendo um pequeno empreendedor, e o Magalu tem algumas histórias de sucesso que são a prova disso. Uma você vai conhecer neste artigo, e ainda vai descobrir que a internet é uma grande aliada das pequenas empresas.

Quem veio contar pra gente sua história foi a Margaret Officiati da Silva de Lima ou, carinhosamente, a Margô, do Ateliê Margô Bordados. Continue lendo pra conhecer a parceria entre ela e o Magalu Marketplace e a história dessa empreendedora que, com certeza, vai servir como inspiração pra você mudar a sua também!

Como pequenas empresas podem superar a crise?

Os momentos de crise afetam todas as empresas, mas o empreendedor de pequeno porte pode sentir de forma mais intensa esses desafios. Nessas fases mais difíceis, muitas vezes é preciso se reinventar para garantir a sobrevivência no mercado.

Diversas crises já aconteceram no Brasil e no mundo. Em 2020, a pandemia foi aquela que trouxe maiores preocupações e abalos para a economia. Margô conta que o Ateliê também sentiu os impactos desse momento delicado, mas a superação está acontecendo.

Segundo ela, entre novembro de 2020 e janeiro de 2021 as vendas caíram, e uma das suas estratégias pra reverter esse quadro foi o lançamento de novidades. Essa é uma das alternativas para o empreendedor de pequeno porte conseguir superar as crises.

Buscar diferenciais e novos nichos de mercado possibilita se reinventar e ampliar seu portfólio. Também é interessante oferecer novas experiências para os clientes, como é o caso das entregas. Além disso, estar no meio digital faz toda a diferença, como Margô ressalta.

“Sentimos, como todos, o impacto dessa pandemia, que tem mudado tudo em uma velocidade sem tamanho. Avançar na era digital já não é uma opção, e sim sobrevivência. A nossa evolução digital, que vinha acontecendo gradativamente, levou um empurrão”.

Vender pela internet permite ao empreendedor de pequeno porte ampliar o seu mercado de atuação. Afinal, mantendo apenas as vendas físicas, ele se limita à sua região, e no meio digital pode atender pessoas de todo o Brasil.

Como as plataformas de marketplace podem auxiliar pequenas empresas a conseguirem maior alcance no mercado?

Você viu que a Margô reconhece que estar no meio digital, hoje, é uma questão de sobrevivência. O empreendedor de pequeno porte que ainda não atua na internet precisa fazer a migração do seu negócio para o meio virtual.

É dessa forma que vai conseguir aumentar seu volume de vendas e estar mais próximo dos clientes. A gente entende que essa tarefa pode parecer complexa, por isso, a parceria com um marketplace pode ser a grande estratégia pra simplificar esse processo de digitalização dos negócios.

Os sistemas para marketplace funcionam como um grande shopping online. O lojista que decide aderir faz um cadastro e, assim que aprovado, pode montar a sua loja virtual. No Magalu Marketplace os parceiros têm à sua disposição todas as ferramentas e a estrutura necessária pra criar suas vitrines, e isso de forma gratuita.

A experiência da Margô com o Magalu

Se você estiver pensando que é difícil fazer parte do Magalu, se engana, e a Margô é a prova viva disso. “No final de 2019, navegando pelo site do Magalu, cliquei em uma parte que falava sobre fazer parte do Marketplace. Preenchi o cadastro inicial, mas confesso que não achei que fossem ‘me notar’, por eu ser muito pequenininha”.

Nessa época, o Ateliê Margot Bordados já estava há 9 anos no mercado. Sua história começou por volta de março de 2010, mas a presença digital ainda era discreta. É por isso que Margô achava que as chances de ter o cadastro aprovado eram pequenas, mas ela estava errada.

Ser um parceiro do Magalu Marketplace é simples, rápido e fácil. Na semana seguinte do cadastro Margô conta que já recebeu uma ligação pra confirmar dados e soube que tudo estava pronto pra ela começar a publicar seus produtos na plataforma. Legal, né?

Assim como aconteceu com a Margô, quem adere a uma plataforma de marketplace não precisa se preocupar em começar do zero. Já encontra tudo pronto pra fazer a gestão de loja virtual, tem suporte de especialistas e ainda participa de campanhas de marketing gratuitas.

Seu nome fica associado a uma grande marca do mercado, que já tem a confiança do público e ganhou credibilidade, então, as chances de vender são muito maiores. E isso sem falar que as plataformas de marketplace atendem o Brasil inteiro, ou seja, seu público também cresce!

“Entrar para o Marketplace Magalu foi um presente de Natal. Navegar no mesmo mar que tubarões como o Magazine Luiza era surreal demais”, conta Margô. E continua: “o marketplace me proporcionou sonhar grande, acreditar que hoje eu sou uma peixinha, mas se eu aprender com o tubarão que considero o Magalu, sei que posso crescer muito!”.

Qual é a expectativa do pequeno empreendedor para os próximos anos?

Uma entre as muitas coisas que aprendemos com a pandemia foi que a internet é uma grande aliada dos negócios, inclusive dos empreendedores de pequeno porte. Pra muitos deles ela foi a grande salvação pra manter as vendas.

Para os próximos anos, a expectativa é de que se mantenha a tendência das compras online. Os hábitos de consumo das pessoas já estavam migrando para o meio digital, e com a pandemia isso se intensificou.

Foi por isso que a Margô disse que estar na internet é uma questão de sobrevivência. Cada vez mais se faz necessário migrar para o meio digital, buscando diferenciais que chamem a atenção do público pra se destacar entre os concorrentes.

O empreendedor de pequeno porte precisa, também, exercitar muito a sua criatividade e ter uma visão mais ampla do mercado e do seu próprio negócio. Ser resiliente é indispensável pra conseguir se reinventar e acompanhar as mudanças que acontecem.

Quem conseguiu se adaptar a esse novo cenário apresenta grandes chances de sucesso, e a Margô tem boas expectativas: “pretendo crescer muito e expandir meu alcance no Magalu Marketplace. Quero trabalhar bastante, e já conseguimos um avanço, estamos com frete grátis e envio com 1 dia útil!”.

Foi inovando e se reinventando que o Ateliê Margô bordados alcançou o sucesso que tem hoje, e a busca constante pela excelência no atendimento faz toda a diferença. Sobre isso Margô deixa um conselho: “Aposte na experiência individual de cada cliente. Eu gosto de acreditar que cada um é único e merece encontrar uma roupa de casa que atende melhor às suas necessidades”.

Não dá pra negar que crises afetam bastante todos os empreendedores, incluindo o empreendedor de pequeno porte. Mas vender pela internet pode dar aquele gás nos negócios, e no Magalu Marketplace você encontra tudo o que precisa pra montar sua loja virtual e oferecer um ótimo atendimento aos clientes. Você ainda conta com um time de especialista pra te dar suporte.

Vem ser mais uma história de sucesso do Magalu! Entre em contato com a gente e veja como se tornar um parceiro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa