empreendedorismo digital

Empreendedorismo digital: descubra como começar o seu negócio online

Conforto. Esse é o principal motivo que está fazendo muitas pessoas optarem pelo empreendedorismo digital. No entanto, você sabe o que de fato significa empreendedorismo digital e como ele funciona? De forma geral essa é uma forma de negócio que usa a internet, ou seja, os meios virtuais de comunicação, pra comercializar produtos ou serviços, sem precisar de um espaço físico.

Logo, para te ajudar a começar o seu negócio online, preparamos este artigo com as principais vantagens que o empreendedorismo digital pode te proporcionar, o que é necessário pra ser um empreendedor online, quais são as possibilidades de atuação, além de esclarecer como escolher o melhor nicho do mercado digital. Confira!

Quais são as vantagens do empreendedorismo digital?

Ser o próprio dono do negócio proporciona diversos benefícios e pode ser melhor ainda se você pensa em investir no mercado digital. Veja a seguir as principais vantagens do empreendedorismo digital.

Flexibilidade de horários

Além de gastar menos, o empreendedorismo digital faz com que você tenha uma rotina com horários muito mais flexíveis. Esse é um dos principais motivos que conquista pessoas que desejam ter a sua própria empresa.

Pelo fato de você ser o seu próprio chefe, pode fazer o seu próprio horário, trabalhando de onde quiser. Isso possibilita, até mesmo, que você inicie o seu negócio, tendo ainda um emprego formal.

No entanto, é importante ficar atento pra que a sua produtividade não seja afetada pela falta de rotina. Afinal, não é porque você será o seu próprio dono que não vai precisar de dedicação e trabalho para alcançar o sucesso.

Escalabilidade

A falta de estruturas físicas faz com que a escalabilidade do seu negócio seja muito mais simples. Ou seja, quando o seu empreendimento online começar a crescer, não será tão difícil fazer as alterações necessárias.

Imagine, por exemplo, que você tenha uma loja física de pequeno porte e passa a receber muitos clientes. Pra conseguir fazer o seu negócio crescer, você teria que contratar mais funcionários como vendedores e estoquistas, se mudar pra um lugar maior, além de aumentar o pedido das mercadorias com os fornecedores.

Dessa forma, comparando todo esse crescimento da loja física com o de um empreendimento digital, a loja virtual poderia crescer com a contratação de um ajudante para as suas operações e aumentando o investimento na compra de mercadorias, por exemplo.

Ausência de barreiras geográficas

Nos negócios online, as barreiras geográficas tendem a impactar muito menos as operações. Pelo fato de a sua empresa estar estruturada digitalmente, seus clientes têm a vantagem de comprar seus produtos ou obter os seus serviços de qualquer lugar.

Vamos supor que você comece um blog. Nessa situação, seu público poderia estar em qualquer lugar do mundo, claro, desde que entenda o idioma das suas publicações.

Qualidade de vida

Se reunirmos todas as vantagens de empreender digitalmente que foram citadas até agora, fica mais compreensível por que tantas pessoas consideram uma melhora na qualidade de vida por meio da criação do próprio negócio.

Além de todos esses pontos que analisamos, os empreendedores optam por atuar em áreas naquilo que se identificam mais. Dessa forma, fica muito mais prazeroso trabalhar.

Como começar o seu negócio online?

Pra que você tenha mais confiança e segurança em ser um empreendedor digital, preparamos diversas dicas essenciais pra você começar o seu negócio e, assim, realizar o seu sonho.

Seja adaptável a mudanças

No ambiente online, as coisas acontecem de forma bem mais rápida do que no mundo físico. O tempo inteiro estão aparecendo novos tipos de tecnologias que exigem uma adequação mais rápida dos negócios online em relação ao desenvolvimento web, às estratégias de marketing, entre outros pontos. As pessoas estão acostumadas com essas mudanças rápidas e mudam para novos aplicativos, lojas virtuais e outros negócios digitais.

Seja capaz de investir

É fundamental investir em projetos já existentes na empresa e em novas ideias para o sucesso de um novo negócio online. É necessário que o empreendedor entenda que é importante estar sempre investindo uma parte do seu lucro na sua empresa pra mantê-la crescendo.

Ou seja, caso algum dos seus projetos esteja trazendo muitos resultados positivos, é o momento de investir mais ainda nele e torná-lo algo transformador.

Não tenha medo de correr riscos

Um fator importantíssimo pra conquistar o sucesso com um empreendimento digital é perder o medo de arriscar. Em um mercado onde as coisas mudam constantemente, em que a inovação e a adaptação às mudanças são aspectos fundamentais para sobreviver, é necessário confiar na intuição e arriscar na hora certa. Caso contrário, você sofre o risco de seus clientes mudarem pra concorrência, deixando seu negócio pra trás.

Estude bastante

É fundamental que um empreendedor digital esteja sempre aprofundando seus conhecimentos. Assim como já falamos, no mundo digital, as mudanças acontecem de forma bem rápida. Dessa maneira, é preciso estar capacitado e atualizado para botar em prática o que for necessário.

Algumas atividades precisam fazer parte do dia a dia do empreendedor digital, como investir em eventos, e-books, cursos e livros. Além disso, ler sobre a biografia de outros profissionais que também empreendem online ajuda você a ter ciência dos desafios e problemas que podem aparecer pela frente.

Goste de trabalhar bastante

Ser o dono do seu próprio negócio online, podendo escolher o quanto, como e onde trabalhar, é uma excelente oportunidade de não atuar mais como contrato CLT. No entanto, assim como outros tipos de negócios, um empreendimento digital exige que você trabalhe bastante, até mais do um empregado comum trabalha, pois é dessa forma que você alcançará o sucesso.

Planeje bem o negócio

Faça uma pesquisa aprofundada sobre o mercado pra definir o seu nicho de atuação e conseguir saber se tem público pra esse tipo de empreendimento. Procure ter conhecimento de quem são os seus possíveis concorrentes e descubra um diferencial em relação a eles.

Além disso, avalie os potenciais lucros e perdas colocando tudo em uma planilha. Assim você estará preparado pra possíveis problemas. Analise as circunstâncias, calcule os custos iniciais e faça um cronograma sobre cada fase do negócio.

Regularize o negócio

Diversos empreendedores cometem o erro de não abrir nem sequer um CNPJ pra iniciar o trabalho. Um microempreendedor individual (MEI) ou uma empresa irregular podem causar muitos problemas, como não obter o valor suficiente para adquirir materiais e pagar fornecedores. Sem contar a parte tributária que pode causar certa desconfiança no público.

Por isso, procure se informar com entidades e órgãos como o Sebrae e a Receita Federal sobre como abrir a empresa de forma fácil e adequada com o seu mercado de atuação.

Se atualize o tempo todo sobre o mercado

Todo dia aparecem novas empresas no mercado que podem acabar virando as suas concorrentes e, pior, podem fazer com o que o seu nicho comercial fique ultrapassado. Dessa maneira, as novidades tecnológicas, serviços e notícias podem surgir como formas de baratear ou melhorar seu negócio.

No entanto, fique sempre atualizado sobre as novidades do mercado online e procure aprender com elas. Acompanhe influenciadores, redes sociais e sites que estejam de acordo com o seu público e negócio.

Se inspire em outros empreendedores

Além de ficar de olho em seus concorrentes, procure se inspirar em outros empreendedores digitais bem conceituados e aprenda com eles. Porém, fique atento pra não copiar exatamente os mesmo produtos e ideias, pois isso pode passar uma imagem de desonestidade para o público.

A ideia é aprender novas informações com experiências alheias e ter uma noção de como alcançar resultados parecidos em seu empreendimento com estratégias e seu próprio mérito.

Quais são as possiblidades de atuação no empreendedorismo digital?

São diversas as possibilidades de atuação no empreendedorismo digital, até mesmo pra quem não está habituado com vendas na internet. Veja a seguir algumas das funções em que é possível atuar no negócio online.

Produtor de Conteúdo

Essa função é responsável por criar conteúdo online em vários tipos de formatos, como blogposts, e-books, vídeoaulas, podcasts, entre outros.

Afiliado

Os afiliados ganham uma comissão por fazer a divulgação dos produtos criados pelos produtores. Ou seja, trabalham como representantes comerciais de produtos online.

E-commerce

Por meio de lojas virtuais, é possível disponibilizar o seu produto ou serviço a diversos compradores em todo o país e no mundo. É um mercado que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.

Como escolher o melhor nicho de mercado digital?

Antes de tudo, você deve saber que nicho de mercado é o público ou segmento com o que você vai atuar. Desse modo, pra saber qual é o seu nicho, é necessário montar uma lista dividida em três partes. Os setores que você mais tem interesse em trabalhar, as áreas que você mais tem vocação e os temas que você mais se identifica.

Depois disso, cruze todas essas informações e descubra qual é o nicho que mais corresponde entre todas as colunas. Após essa seleção, pesquise profundamente sobre o mercado, analise os concorrentes e faça uma avaliação sobre a lucratividade dos nichos.

Dessa maneira, após a leitura deste artigo, percebemos que o empreendedorismo digital é uma excelente opção para você que deseja abrir um negócio online e ter um certo conforto ao mesmo tempo. Mas é claro, sempre procurando se atualizar sobre o andamento do mercado, pois a tecnologia evolui constantemente.

Você gostou deste post sobre empreendedorismo digital e como começar o seu negócio online? Então segue a gente no Instagram pra ficar por dentro de nossas atualizações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa