6 cuidados que você deve tomar com o envio de eletrônicos

Muitas pessoas buscam investir em um e-commerce focado na venda e envio de eletrônicos devido ao crescimento do setor e as oportunidades que ele oferece pra quem quer empreender. Pra se ter ideia, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em nota oficial, estimou que esse mercado movimentaria cerca de R$ 106 bilhões apenas em 2020.

Não é à toa que o panorama digital de empresas do Sebrae aponta que existem nada mais, nada menos que 66.428 negócios nesse setor atualmente no Brasil. Diante disso, se torna fundamental sair a frente não só na comercialização de produtos de qualidade, mas também nos cuidados com o processo de envio da compra.

Afinal, cliente satisfeito com a entrega do produto é cliente que divulga positivamente a sua loja no boca a boca para os conhecidos e que se torna um consumidor regular. Pensando nisso, a gente trouxe algumas dicas indispensáveis pra ajudar nessa tarefa. Confira!

1. Use uma embalagem do tamanho adequado

O primeiro cuidado que você deve ter com o envio de eletrônicos é utilizar uma embalagem do tamanho adequado deles. O motivo disso é até óbvio: se ela for pequena demais, tem grandes chances de se deformar e acabar rasgando no caminho.

Por outro lado, se é grande demais, fica com muito espaço interno vazio, o que pode contribuir para o aparelho ficar em constante movimento e sofrer uma avaria, especialmente quando tem a parte externa de vidro ou outro material mais frágil. Por isso, opte sempre por uma embalagem proporcional ao tamanho do item que foi comprado.

Além disso, sempre dê preferência por caixas de papelão em vez de pacotes de papel, mesmo que o produto seja pequeno. Elas são mais resistentes, suportam um peso maior, oferecem maior proteção contra possíveis impactos e podem acomodar melhor diferentes eletrônicos — independentemente do tamanho deles.

2. Preencha espaços vazios no envio de eletrônicos

Como a gente falou há pouco, não é bom que haja espaços vazios dentro da embalagem. Quanto mais preenchida ela estiver, menor será o efeito que impactos causados por batidas, acidentes ou empilhamentos podem causar no produto, danificando-o parcial ou totalmente.

É por essa razão que mesmo em caixas proporcionais ao tamanho do item comprado é importante que haja esse cuidado. A boa notícia é que não é difícil fazer isso, viu? Você pode ocupar esses espaços com isopor e plástico bolha, por exemplo. Basta revestir a superfície interna da caixa com esses materiais, garantindo que o eletrônico esteja no centro dela.

3. Conte com uma embalagem impermeabilizante

Além do uso de caixas e de materiais de proteção, é uma boa ideia contar com uma embalagem interna extra para o produto. Porém, não é de qualquer tipo, mas sim uma que seja impermeabilizante.

Diferente dos demais, o foco dele será garantir que durante o envio de eletrônicos, os aparelhos permaneçam sem contato com qualquer tipo de umidade. Algo que, como a gente sabe, não é uma boa combinação.

4. Coloque etiquetas indicativas sobre o tipo de mercadoria

Pra aumentar os cuidados durante o transporte e entrega do produto, é bastante útil colocar etiquetas indicativas sobre o tipo de material que está dentro da caixa. Existem diversos modelos disponíveis no mercado que não só avisam que o produto é frágil, como alertam pra uma maior atenção no manuseio e no armazenamento dele.

Há também aqueles que avisam qual a posição correta em que a embalagem deve ficar, que recomenda evitar inclinações e empilhamentos pra que não ocorram danos ao item e alertam sobre a necessidade de manter a caixa seca, sem contato com água e umidade.

5. Certifique-se de enviar os documentos do produto

Fora a nota fiscal — que é obrigatória e serve justamente pra que o cliente tenha uma comprovação do item adquirido, onde comprou e como pagou por ele —, você deve dar atenção aos demais documentos existentes do aparelho. Ou seja:

  • o manual com instruções de uso e/ou montagem (quando é necessário);
  • o termo de garantia da marca que explica as situações onde a troca, o reparo e a substituição de peças ou mesmo do produto por inteiro podem ocorrer sem custos extras para o consumidor;
  • a cartilha de assistência técnica autorizada que informa em que estados (e as respectivas cidades deles) é possível encontrar esse serviço pra recorrer à garantia do item adquirido ou realizar reparos por defeitos de uso e acidentes;
  • o certificado de conformidade técnica/regulamentar que mostra que o aparelho foi devidamente homologado pela Anatel e não oferece riscos de uso pelas pessoas.

6. Garanta uma boa experiência de unboxing

Por último, garanta uma boa experiência de unboxing — que é o termo usado pra definir aquele momento em que o cliente abre a embalagem e confere o produto adquirido, sabe? Afinal de contas, existirão momentos de muita ansiedade e expectativa pela chegada de algo que ele tanto queria.

Por isso, uma loja que busca agradar e surpreender o consumidor não pode abrir mão de aproveitar essa situação pra encantá-lo, mostrando uma maior atenção com ele e demonstrando que o serviço dela é diferenciado. Tenha em mente que os detalhes fazem a diferença e podem ser um fator decisivo pra fidelizar a sua clientela.

“Mas como tornar essa experiência marcante?”, você deve estar se perguntando. A resposta é mais simples do que parece: pensando na apresentação.

Dá pra pensar em uma embalagem interna customizada para o aparelho, usar papel seda com fitas pra revestir o produto, acrescentar pequenos brindes, incluir um cupom de desconto pra próxima compra na loja e acrescentar um cartão agradecendo a preferência — que pode, inclusive, ser escrito à mão.

Viu só como alguns cuidados durante o envio de eletrônicos contribui não só pra uma entrega sem incidentes, como também pra encantar o cliente e se destacar frente aos concorrentes no mercado? Por isso, adote todos eles e não se esqueça de garantir um bom atendimento pós-venda. Afinal, a venda não acaba quando o usuário paga pelo produto!

E como o processo de entrega do produto foi bastante citado aqui, aproveite pra conhecer o Magalu Entregas que é um serviço gratuito e que vai alavancar o seu negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa