escalar as vendas

Descubra como o marketplace pode ajudar a escalar as vendas

Escalar as vendas é mais do que fazer crescer o negócio. É garantir que ele não corra o risco de perder mercado, que é dinâmico, volátil e cheio de incertezas. Aliás, se tem um ano em que isso ficou claro foi 2020.

Apesar das dificuldades, muita gente abriu mercado, especialmente quem vende online, e os marketplaces participaram com quase 80% das vendas digitais. É o que a gente vai ver na pesquisa que mostramos logo no primeiro tópico. 

Já o segundo, está dividido com várias dicas simples e que prometem grandes resultados. Acompanhe, que no final vamos te passar o caminho pra começar!

A oportunidade em números

A 42ª edição da Webshoppers, pesquisa feita pela eBit|Nielsen, — um estudo tradicional sobre venda online e que se tornou referência para o mercado —, divulgada em 2020, aponta recorde de faturamento nas vendas online do 1° semestre de 2020.

Foram 38,8 bilhões, o que representou o melhor número em 20 anos — 39% de crescimento no número de pedidos e mais 6% no valor médio deles. Foram 41 milhões de compradores a mais, o que representa 40% de crescimento se comparado com o último semestre de 2019. 

Mas a gente precisa ter cuidado ao analisar os números e entender a razão deles. Esse boom de 2020 certamente foi influenciado pela necessidade de isolamento social, em resposta à pandemia da Covid-19. 

Pra se ter uma ideia, antes do coronavírus o comércio eletrônico crescia no ritmo dos 19%, o que já não era pouco, mas disparou pra 70% depois que ficamos sabendo dos riscos de manter o convívio, que tanto nos faz bem em uma condição normal.

Isso pode significar uma baixa no crescimento quando as restrições terminarem definitivamente, mas muitas pessoas que não compravam pela internet gostaram da experiência e tendem a permanecer comprando.

Então, de cara já podemos concluir que as empresas que não entregaram boas experiências vão perder mercado, mas as que encantaram o cliente serão lembradas e devem garantir uma boa fatia desse crescimento.

Por isso, a gente pode dizer que a qualidade e eficiência do serviço são os primeiros aspectos que fazem a diferença pra aumentar a escala de vendas.

Antes de falar sobre os outros detalhes importantes, falta te dizer que a pesquisa da eBit ainda revelou a participação dos marketplaces no e-commerce, que representou 78%. Um número tão alto já é um ponto favorável pra escalar as vendas!

O caminho em detalhes

Um dos principais motivos desse sucesso é que o marketplace oferece uma estrutura pronta pra começar a vender, além de intuitiva e personalizada. Sai caro estruturar um site próprio pra alcançar a mesma condição, o que vai ficar mais evidente conforme lê cada um dos tópicos abaixo.

Pra aproveitar as dicas ao máximo, a gente pode partir da certeza de que tem um mercado enorme disponível no marketplace, então precisamos pensar como podemos destacar a nossa marca nesse espaço.

Garanta a visibilidade pra escalar as vendas

A forma como você cadastra os produtos e as informações que disponibiliza para os compradores é a base de sua estratégia. Pense nessa etapa como a vitrine de uma loja física. Se ela estiver atrativa, o cliente vai se motivar mais a entrar e comprar.

Além disso, elabore sua estratégia com base em informação sobre os clientes. Levantar o nível de satisfação deles e os detalhes do perfil de consumo vai ajudar a destacar o que é importante, considerando preço, prazo de entrega, taxas e, claro, qualidade.

Aproveite a estrutura pronta pra vender

Quem monta uma loja online ou offline precisa se preocupar com divulgação, estrutura tecnológica, meios de pagamento e cada detalhe da comunicação e da operação. Boa parte dessas tarefas são executadas pelo próprio marketplace, o que permite que você se concentre nas estratégias pra aumentar as vendas.

Pra quem está acostumado a colocar a mão na massa, pode ser um desafio organizar a rotina mais focada nas vendas, mas um bom marketplace oferece uma ótima oportunidade pra isso. Agarre!

Use os recursos pra atender o consumidor

Quando você integra o seu negócio a um marketplace, pode escolher o modo de operar com ele e os recursos que vai usar — por exemplo, se vai antecipar os pagamentos, ou receber no fluxo de quitação do cliente, quando vender em parcelas; e se vai usar um meio próprio de entregas. 

Nem todo marketplace disponibiliza os mesmos recursos. O sistema do Magalu Entregas é um ótimo exemplo de um serviço diferenciado, que agrega valor à operação de venda.

Outro ponto fundamental é a comunicação direta com o consumidor e as informações sobre ele. Levantar dados é uma atividade essencial pra entender o comportamento do comprador e as preferências dele.

Ferramentas de divulgação, que permitam que você destaque os produtos que quer focar, seja por serem mais atrativos, seja por uma lucratividade maior, como o Magalu Ads, também ajudam demais.

Em resumo, a gente pode dizer que quanto mais os recursos do marketplace facilitarem a sua operação, maior será o tempo que você terá pra focar no aumento das vendas. O contrário disso é como passar o dia com a cabeça baixa, varrendo a loja, e não perceber os clientes entrando.

Algumas funcionalidades e recursos do marketplace podem ser comparadas a um robô, que executa essas tarefas mais braçais ou, na linguagem técnica, operacionais.

Aproveite treinamentos e dicas do marketplace

Outro ponto pra nunca esquecer é que é do interesse do marketplace que você venda. Por isso, os gestores que têm consciência disso desenvolvem soluções pra ajudar a escalar as vendas.

Este texto e os outros conteúdos que a gente faz pra você têm esse objetivo, mas as capacitações vão te ajudar com detalhes que não podemos resolver com poucas palavras. Os treinamentos do Magalu Marketplace são elaborados e produzidos com dedicação, consideração e esforço. Aproveite!

Os concorrentes podem ganhar uma venda ou outra, mas o que você acumula de conhecimento vai permanecer sempre com você. Na verdade, ele vai ficar cada vez mais prático e eficiente, se insistir praticando.

Trabalhe a reputação pra escalar as vendas

Clientes satisfeitos fazem propaganda positiva, enviam depoimentos e indicam as empresas que mais gostam, mas os insatisfeitos cometem loucuras pra falar mal, principalmente quando ficam nervosos e indignados.

Nas vendas online a reputação é ainda mais importante, porque as pessoas se sentem mais vulneráveis e procuram mais informação, quando não conhecem uma marca. Essa é outra vantagem do marketplace, especialmente do Magalu, pois os clientes que confiam na nossa empresa se sentirão mais seguros ao comprar das nossas empresas parceiras.

Ainda assim, é muito comum que os nossos clientes verifiquem a classificação de cada uma, antes de fechar a venda. Tudo bem? Concluímos de forma clara?

Agora é só organizar as ideias, elaborar um plano de ação e trabalhar pra escalar as vendas. Estamos passando por um momento único, no qual a venda online é um serviço essencial para os consumidores. Não dá pra ficar de fora!

Vamos dar o próximo passo? Saiba o que você precisa entender pra vender no Magalu!

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