escolher os produtos em destaque na loja online

5 dicas pra escolher os produtos de destaque na sua loja online

Vários aspectos podem influenciar o sucesso das suas vendas. A organização da vitrine é um deles. Você precisa pensar bem na hora de escolher os produtos em destaque na loja online, seja no seu e-commerce, seja no seu marketplace parceiro, pra chamar a atenção do público e ter mais chances de vender.

Apesar de ser muito comum os lojistas terem dúvidas, não é difícil selecionar os itens certos. Você só precisa ter atenção com alguns detalhes e adequar suas estratégias de acordo com o momento. Assim, vai expor exatamente o que os seus clientes querem ver!

Mas não se preocupe porque o time do Magalu Marketplace te explica tudinho! Preparamos este post com as 5 principais dicas pra escolher sem nenhuma dificuldade os produtos que serão destaque na sua loja. Olha só como não tem nada de complicado!

1. Destaque os produtos mais vendidos

Toda loja sempre tem aqueles produtos que são os queridinhos do público, não é mesmo? Isso varia bastante de negócio a negócio, mas o que importa é que esses itens são o carro-chefe e têm uma participação significativa nas vendas. Por isso, merecem se destacar.

Na hora de escolher os produtos em destaque na loja online, faça um levantamento prévio pra ver aquilo que tem mais saída. Mas não se esqueça de que nem sempre se trata de um produto que teve um grande número de vendas apenas nos dois últimos meses.

Veja um período um pouco mais longo e confira quais são as mercadorias que saem sempre, aquelas que seus clientes estão constantemente comprando, que recebem mais visitação. Como esses itens já têm a preferência do seu público, colocá-los em destaque aumentará ainda mais o número de vendas.

2. Coloque produtos de acordo com as campanhas de marketing

Também é preciso que exista uma coerência entre os produtos que vai destacar e as campanhas de marketing que estão sendo veiculadas. Afinal, se você está fazendo uma determinada divulgação, é preciso ter uma relação entre o que está sendo divulgado e a sua vitrine principal.

Isso é válido para o marketplace ou a loja própria. No primeiro caso, fique sempre de olho nas campanhas que estão acontecendo, use as hashtags e veja quais são as próximas que estão sendo planejadas. Assim, você já pode se organizar antecipadamente pra que o seu negócio fique sempre alinhado com as estratégias de vendas da plataforma.

3. Escolha produtos sazonais

Explicamos que existem alguns itens que são constantemente procurados pelo público. Só que também há aqueles que têm uma saída maior em uma determinada época do ano. Esses são os produtos sazonais, que podem gerar um bom volume de vendas se forem bem explorados.

Gorros de lã, blusas de moletom e botas, por exemplo, são produtos que têm mais chances de serem vendidos durante o inverno. Já no verão, as pessoas querem roupas de banho, itens pra levar à praia ou à beira da piscina, ventiladores, e assim por diante.

Também tenha atenção às datas especiais ao longo do ano, como o Carnaval, Dia das Mães, dos Namorados, das Crianças, o Natal, Ano Novo e eventos periódicos, como Olimpíadas e Copa do Mundo. O ideal é escolher os produtos em destaque na loja online seguindo as tendências de compra do consumidor em cada época.

Naturalmente, a tendência é que as datas especiais gerem crescimento das vendas online, porque as pessoas estão em busca de presentes e itens específicos. Inclusive, uma dica é acompanhar de perto as categorias de maior venda nos marketplaces, como é o caso do Magalu. Imagina ser um dos destaques das seções mais procuradas em determinadas épocas? Se você souber explorar o momento do jeito certo, o sucesso estará nas suas mãos!

4. Opte por colocar produtos em promoção

Quem é que não gosta de uma promoção, né? Todo mundo quer receber um desconto especial e pagar nem que seja um pouquinho a menos pelos produtos que costuma consumir. Também é muito atrativo comprar uma coisa que a gente está querendo há muito tempo, só que por um valor menor.

Colocar promoções na sua vitrine faz toda a diferença pra chamar a atenção do público. Sempre que tem aquele precinho riscado ou uma tarjinha dizendo, por exemplo, 15% de desconto, isso enche os olhos dos clientes e pode gerar boas conversões.

É claro que você não precisa estar sempre com uma promoção pra que a sua vitrine seja atrativa. Afinal, a gente já mostrou outras dicas pra escolher os produtos em destaque na loja online que também podem trazer um excelente retorno.

De toda forma, sempre que estiver trabalhando uma oferta especial, coloque-a entre esses itens destacados. Porque mesmo que o cliente não tenha um interesse tão grande assim nesse produto, o desconto em si vai chamar a atenção pra ele acessar a sua vitrine e conferir outras oportunidades.

5. Destaque produtos que são novidades ou lançamentos

O consumidor também está sempre em busca de novidades, então, ficar no mais do mesmo não é recomendado pra nenhum lojista. Deve ser parte da sua estratégia constantemente renovar o catálogo pra que a loja seja ainda mais atrativa.

Toda vez que você estiver com uma novidade, for lançar um produto ou uma linha, é legal dar preferência para esses itens nos destaques. Os seus clientes precisam saber que você tem algo diferente pra eles!

Ah! Não esquece de enfatizar que isso é algo novo, trazer aquele toque de exclusividade pra atrair o interesse, ganhar visitantes e fazer a venda. E vale lembrar que os lançamentos e as novidades também atuam como boas iscas, que podem gerar conversões para outros produtos.

Um detalhe que você não pode esquecer é trabalhar a otimização desses produtos destacados. Use palavras-chave estratégicas, escolha títulos atrativos e faça uma descrição bem completa. Tudo isso faz muita diferença para os itens do seu catálogo se sobressaírem nas buscas.

Mais um fator importante é saber que não existe uma receita de bolo. Ou seja, uma estratégia pode ser melhor para um tipo de público e não funcionar muito bem para o outro. Sendo assim, é válido testar cada uma delas, ver os resultados e entender quais funcionam melhor. Assim você pode focar naquilo que funciona em seu caso.

Viu só como escolher os produtos em destaque na loja online é fácil? Conhecendo a dinâmica das vendas, observando o que está acontecendo no mercado e aproveitando datas e momentos especiais, você vai criar uma vitrine incrível e irresistível, tanto na sua loja quanto no seu parceiro de markeplace.

Quer mais algumas dicas bacanas como essas? Então entre em contato com o Magalu e veja como podemos te ajudar a vender mais e melhor na internet!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa