Estoque parado: saiba como evitar

Se a sua loja já ficou com estoque parado, você sabe que isso pode atrapalhar o seu dia a dia, né? Por isso, é fundamental entender o que leva a essa situação, como lidar com ela e o que fazer pra evitar o mesmo no futuro! Quer umas dicas? Nós aqui do Magalu temos umas bem práticas! Vem conferir!

Por que isso aconteceu?

Olha, muitas vezes seu produto fica parado no estoque porque o controle no inventário não aconteceu do jeito ideal, tá? Daí fica mais difícil planejar o que vai faltar em breve e o que não precisa ser comprado agora.

Escolha um horário com menor fluxo de mercadorias pra fazer o controle, organize o estoque em categorias fáceis de entender e, a menos que tenha um volume muito grande de produtos, o ideal é contar um a um. Se quiser fazer o controle em blocos, leve em conta uma margem de erro na quantidade!

O tempo pra cada checagem pode variar bastante pra cada empresa. Mas, se você tem dúvidas, que tal fazer esse levantamento a cada 15 dias pra começar? Daí dá pra ir percebendo se é necessário diminuir esse período com o tempo.

Pode acontecer também de sua loja ter um bom controle do estoque, mas o produto encalha porque o preço cobrado tá acima dos concorrentes. Fica de olho nisso, viu?

Ah, e saiba que descrições mal feitas em e-commerce também podem atrapalhar bastante a venda. Então, capriche em textos e fotos!

Como liberar o estoque?

Promoções em datas especiais são ótimas oportunidades pra fazer esses produtos chegarem ao cliente! E dá até pra montar kits, por exemplo, deles com outros itens novos pra deixar a venda mais atrativa. Bom, né?

Agora, precisa fazer as contas direitinho pra ter certeza que não vai vender algo por um valor muito baixo. Senão, só vai acumular prejuízo!

E deixe claro que suas promoções e ofertas vão acontecer por tempo determinado, principalmente se ele estiver acabando, tá? Assim, a pessoa pode decidir comprar pra não perder a oportunidade!

O que fazer pra não encalhar de novo?

Olha, uma dica bem legal é negociar com seus fornecedores! Em alguns casos, dá pra devolver o produto não vendido pra eles, por exemplo. Ou também é possível conversar sobre prazos estendidos pra pagamento, já que o que não saiu da sua loja não gerou recursos que seriam usados pra quitar a dívida.

Além disso, mesmo que seu fornecedor ofereça um desconto muito bom num produto, avalie se vale a pena mesmo a compra. Senão, pode acabar com muitos itens parados sem uso no estoque.

Ah, fazer anúncios pagos dos seus produtos em redes sociais também pode ajudar a vender seu estoque rapidinho! Quer umas dicas bem legais pra ter sucesso nelas? Clica aqui

Gostou? Gente, fala sério, tem muitas dicas legais pros nossos parceiros aqui no nosso blog, né?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa