estratégia omnichannel

Descubra quais são as estratégias omnichannel ideais para sua loja digital

As relações no online e offline podem estar mais conectadas do que parece. É por esse motivo que ter uma estratégia omnichannel focada em trazer melhores resultados pra sua loja pode fazer toda a diferença.

Na prática, trata-se de pensar em uma forma de proporcionar ao cliente uma experiência incrível, tanto no mundo virtual quanto no físico. Ou seja, é hora de pensar nas estratégias para o seu negócio como um todo.

Quer saber mais sobre como você pode fazer isso em uma loja virtual? Acompanhe este post e fique por dentro do assunto!

O que é estratégia omnichannel?

Antes de conferir o que é estratégia omnichannel, que tal entender melhor o que esse conceito significa? O nome é uma junção de uma palavra em latim com um termo em inglês.

Omni” quer dizer inteiro e “channel” é canal, na língua inglesa. E o que “canal inteiro” tem a ver com a sua loja? É simples! A ideia desse conceito é fazer com que todos os passos da sua empresa estejam interligados e sejam planejados de forma estratégica.

Afinal, de nada adianta bolar um plano para desenvolver uma loja física e fazer um planejamento totalmente diferente ao começar a vender os produtos em um e-commerce ou marketplace.

Quando isso acontece, as chances de a loja se segmentar e apresentar uma performance diferente em cada canal de venda aumentam. Assim, você corre até o risco de os clientes não reconhecerem o mesmo negócio, caso o visitem no ponto de venda físico ou optem por fazer as compras online.

Assim, o melhor a se fazer é traçar uma estratégia de vendas multicanal, que proporcione qualidade na experiência do cliente, por onde quer que ele entre em contato com a sua loja, seja:

  • na loja virtual;
  • no marketplace;
  • no ponto físico;
  • por telefone;
  • por e-mail;
  • pelo WhatsApp;
  • por meio das redes sociais;
  • e por aí vai.

Como funciona?

Para traçar uma estratégia omnichannel no seu negócio, é importante planejar tanto os canais de comunicação quanto as formas de divulgação. A ideia é usar a mesma linguagem e apresentar a mesma qualidade de atendimento em todos eles. Dessa maneira, é possível criar uma identidade pra marca e fazer com que o público a reconheça com mais facilidade em todos os pontos de contato e venda.

Se você tem uma loja física, é importante pensar no relacionamento online com os clientes, seja por meio de um site próprio, seja com o uso das redes sociais. Isso vale até mesmo pra quem não tem interesse em vender online no momento — embora essa prática traga uma série de vantagens para um negócio.

Já se você é comerciante de uma loja digital, é necessário levar em consideração as formas de comunicação direta, como telefone e e-mail, que permitem que o consumidor se aproxime da loja e tenha um contato mais próximo, se desejar.

Na prática, as estratégias omnichannel devem ser planejadas conforme o tipo de público. No entanto, todas elas devem atender ao mesmo objetivo: proporcionar uma experiência única e facilitar o processo de compra dos consumidores. Ou seja, quanto mais praticidade trouxer para os clientes, melhor.

Quais são as estratégias omnichannel?

Existem vários tipos de estratégias omnichannel em que um negócio pode apostar. Para identificar as melhores, é preciso levar em conta o tipo de empresa e o perfil dos clientes.

O ideal é integrar as atividades offline e online, tanto do negócio quanto dos consumidores. Por exemplo, suponha que uma empresa vende pela internet, mas tenha um ponto físico. Nesse caso, é possível oferecer a opção de retirada presencial de um pedido realizado na loja virtual, trazendo mais praticidade para os clientes.

Nesse mesmo contexto, uma alternativa é direcionar um cliente pra loja virtual, caso não encontre um produto disponível presencialmente. Até mesmo, a possibilidade de troca de um pedido online no estabelecimento físico é uma ideia de integração inteligente para o comércio.

Outro exemplo de estratégia omnichannel é a função de pesquisar os produtos por foto no e-commerce. Isso pode funcionar bem com lojas de roupas, ajudando o consumidor a encontrar o tipo de peça que procura com o uso do próprio smartphone ou computador.

Como o Magalu Marketplace pode ajudar?

Na hora de planejar a multicanalidade do seu negócio, vale a pena apostar em práticas de mercado que apresentam uma boa chance de retorno. A venda em marketplaces é um exemplo disso.

Ao integrar os produtos vendidos na sua loja física ou virtual em um espaço com um grande volume de acessos, as chances de aumentar as vendas, de forma prática, só tendem a aumentar.

No entanto, para isso, é importante apostar em uma boa plataforma. É justamente nisso que o Magalu Marketplace pode ajudar. Com um espaço otimizado e tudo o que os parceiros precisam pra começar a vender os produtos rapidamente, é possível ter muito mais sucesso nas estratégias omnichannel.

Quais as vantagens de investir no Magalu Marketplace?

Quer saber o que você ganha ao vender no Magalu Marketplace? Veja só a lista de benefícios!

Plataforma pronta

Aqui, você não precisa construir um software novo, nem se preocupar com questões de criação de site. A plataforma já vem pronta pra cadastrar os seus produtos e começar a divulgar sua loja no marketplace.

Treinamentos

Não sabe como utilizar a plataforma ou quer estudar melhor as estratégias para adotar no seu negócio, inclusive as de omnichannel? Saiba que com o Magalu Marketplace é possível ter acesso a treinamentos pra melhorar as práticas e ter mais retornos positivos na sua loja.

Entrega facilitada

Você pode também contar com o apoio do Magalu na hora de enviar os seus pedidos. Parceiros têm acesso a valores muito mais em conta nos Correios ao usarem o Magalu Marketplace. Assim, é possível fazer uma gestão de frete mais eficiente e atrair mais consumidores com isso.

Magalu Promoções

Com essa ferramenta, o parceiro pode selecionar produtos que estarão na promoção e definir tanto o novo preço final quanto o desconto para pagamentos à vista. Em seguida, ele envia essas informações ao time do Magalu que podem ser impulsionadas nos canais de marketing da marca, ganhando grande visibilidade.

Entendeu como uma estratégia omnichannel pode ser o que você estava precisando pra alavancar as vendas e ver a sua loja crescer cada vez mais? Como visto, contar com o apoio de um marketplace também faz toda a diferença nos resultados. Sendo assim, não perca mais tempo e comece já o seu planejamento.

Gostou do post? Então, não vá embora antes de ler também sobre o que é hub de integração para e-commerce!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa