estratégia de vendas online

Veja as 3 melhores estratégias de vendas online para o seu negócio!

Migrar a loja física para o ambiente virtual não é nada fácil. Afinal, não estamos falando apenas de uma plataforma diferente. Os processos mudam, e é preciso redesenhar todas as atividades pra dar conta das ações de marketing, do financeiro, da logística e do pós-venda.

Um tanto de trabalho, não é? E pra fazer dar certo, é importante colocar em prática as melhores estratégias de vendas online. Sabe quais são?

Neste post, vamos compartilhar as principais recomendações do mercado. Entenda com o blog do Magalu o que fazer pra sua estratégia online ganhar visibilidade e crescer com saúde!

Como funciona o processo de vendas?

Pra você que já tem experiência com vendas na sua loja e quer migrar pra um canal online, é importante saber que existem diferenças importantes. E se há diferenças, a estratégia precisa ser adaptada, certo?

Então, pra te ajudar, vamos mostrar um passo a passo do processo em cada etapa da venda!

Pré-venda

Vamos considerar que o cliente já está na página de vendas e está decidido a comprar. Ele vai navegar pelo site, usar campos de buscas, encontrar o produto e ler todos os detalhes sobre o item que deseja.

Após colocar o produto no “carrinho de compras” virtual, o cliente vai entrar na página de pagamento, ou checkout, inserindo todas as informações do meio de pagamento escolhido. É assim que o pedido tem início pra chegar até você.

Venda

Neste momento, o administrador do site recebe o pedido, que vai ser direcionado para o setor financeiro, pra dar sequência ao processo de cobrança. Essa é a hora de verificar as informações cadastradas pelo cliente e validar o pagamento. Se tudo estiver certinho, o vendedor aprova a compra.

Com a aprovação, o cliente recebe uma mensagem de que está tudo ok com o pedido e que ele pode esperar a entrega. Ao mesmo tempo, é emitida a nota fiscal da compra.

Pós-venda

Após o processo de venda ser aprovado, começam os trabalhos de preparação do produto, como separação no estoque, embalagem e envio à transportadora.

Outro ponto importante do pós-venda, que não pode ser esquecido, é iniciar uma série de ações pra fortalecer a relação com o cliente. Por exemplo, uma estratégia que as empresas fazem e é bem legal inclui enviar uma mensagem pedindo opiniões sobre a venda e o produto.

Deu pra entender esse processo de vendas? É fácil, viu? Mas, pra dar certo, você precisa ficar ligado em alguns pontos. Vamos lá!

Quais são as melhores estratégias pra vender pela internet?

Se você já começou a vender pela internet, deve ter percebido que as coisas no ambiente virtual são um pouco diferentes do que na loja física. E são mesmo. Então, lá vão algumas dicas!

1. Ter autoridade

A autoridade é uma das bases de uma loja virtual de sucesso em vendas. No mundo online, isso significa que você precisa ser uma referência no seu mercado de nicho.

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Digamos que você vende roupas. Nesse caso, vai concorrer com muita gente, e ser autoridade vai ser complicado.

Mas daí é possível afunilar. E se a loja fosse especializada em moda praia plus size? Não concorda que seria mais fácil ganhar destaque e se tornar uma referência no segmento?

Nichar a loja não é a única forma de ganhar autoridade. Outra estratégia que dá bastante certo é produzir conteúdos que eduquem o público. Os clientes em potencial precisam ver sua marca como a empresa que sabe o que está fazendo, que tem conhecimento até pra ensinar outros.

Dois tipos de conteúdo bem eficientes são os vídeos e a produção de blogs. Use esses canais pra tirar dúvidas, criar tutoriais e fazer recomendações!

2. Investir em marketing digital

Se você deseja iniciar uma estratégia de venda online, o marketing digital precisa ser a principal ferramenta. Já falamos sobre a produção de conteúdo por meio de vídeo e blogs, e é verdade que esses instrumentos fazem parte do marketing digital.

Mas é importante entender como isso funciona de modo mais amplo, sabe? Então, podemos dividi-lo em dois tipos de divulgação: orgânico e pago.

O tráfego orgânico serve pra garantir que o público vai conseguir encontrar o conteúdo nos resultados de busca do Google, do YouTube ou de redes sociais, sem que seja necessário pagar. Bom demais, né?

Quando essas pessoas te encontrarem, use materiais ricos, como e-books, planilhas ou webinars. Assim, dá pra capturar o e-mail delas e começar sua campanha de e-mail marketing. Isso vai ajudar a estreitar o relacionamento com o público.

O tráfego pago também não deve ser deixado de lado. É possível utilizar plataformas como Google Adwords ou Facebook Ads pra anunciar produtos e assim ser visto pelos seus futuros clientes.

3. Ter presença nas redes sociais

Tenha certeza de que boa parte dos seus clientes em potencial estão nas redes sociais. Existem muitas plataformas, e você pode se concentrar naquelas mais populares entre os usuários que fazem parte do seu público.

Redes sociais são uma ótima oportunidade de expor produtos, promover conteúdo ou manter ativa a comunicação com a audiência. Então, se sua empresa ainda não tem um perfil em uma rede social, o que está esperando?

Como uma boa estratégia de vendas online pode impulsionar o negócio?

Com uma estratégia de vendas online forte, você vai conseguir ver o negócio crescer de uma maneira incrível. Acontece que as lojas virtuais têm vantagens muito interessantes, especialmente se a gente pensar nessa época de pandemia e de isolamento social.

Com uma boa estratégia de vendas online:

  • a empresa fica conectada 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • o alcance físico do negócio vai além da região de abrangência;
  • a base de clientes aumenta significativamente;
  • a comunicação com os consumidores é mais direta;
  • o lucro pode ser aumentado enquanto caem os custos de manutenção da loja.

Definir uma boa estratégia de vendas online vai fazer seu negócio decolar. Esperamos que as dicas do blog do Magalu tenham ajudado você a tomar as melhores decisões pra aumentar a visibilidade do negócio e levar sua empresa ao sucesso!

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