excel aplicado ao e-commerce

Como o Excel pode ser aplicado estrategicamente ao e-commerce?

Conseguir fazer a gestão eficiente de um negócio virtual é uma das principais preocupações que os empreendedores do setor visam alcançar. Mais do que isso, ela precisa ser realmente estratégica. E é nesse sentido que o Excel aplicado ao e-commerce pode gerar diversas vantagens.

Afinal de contas, estamos falando de uma ferramenta que é essencial para gerir uma empresa. Em se tratando de um comércio eletrônico, não seria diferente.

Como um dos softwares mais famosos do mundo pode ser utilizado para apoiar a tomada de decisão de maneira correta? É isso que vamos abordar neste artigo. Confira e saiba como usar o Excel de maneira estratégica agora mesmo!

Como utilizar o Excel aplicado ao e-commerce?

Esse software da Microsoft é mundialmente conhecido por ser uma ferramenta que auxilia no controle de dados das empresas. Sejam eles financeiros, de logística, de custos, entre outros.

O Excel pode ser aplicado facilmente na gestão de um e-commerce. Entretanto, para que isso seja feito corretamente, é preciso ter alguns cuidados e não utilizá-lo de qualquer maneira. Algumas de suas principais funções são:

  • controle de estoque;
  • budget para marketing;
  • calendário de divulgação;
  • planejamento financeiro.

Visando auxiliar na interpretação correta que levantamos acima, entenda melhor como o Excel pode ser aplicado ao e-commerce.

Controle de estoque

Gerir um estoque é fundamental para qualquer empresa que realiza vendas online. Quando não temos uma gestão logística eficiente, estamos passíveis a criar diversas insatisfações dos consumidores, além dos prejuízos financeiros. Portanto, saiba criar mecanismos de mensuração da quantidade de produtos e se ele vai atender a sua demanda ou não.

Budget para marketing

Para conseguir divulgar produtos e alcançar bons resultados na gestão de vendas, o marketing é fundamental. Entretanto, nada adianta se o seu orçamento é muito limitado. O Excel, quando cruzado com um sistema ERP que oferece a visão financeira, auxilia a planejar estrategicamente quais são as campanhas a serem realizadas para engajar seu público e promover as vendas.

Calendário de divulgação

Seguindo a linha de raciocínio anterior, o Excel pode ser utilizado na construção e divulgação de seus produtos. Assim, você terá uma noção de quando determinados produtos podem atender sua demanda.

Da mesma forma, ao lançar uma nova oferta no mercado, o cronograma de divulgação pode criar expectativa positiva e, assim, impulsionar as vendas de consumidores que desejam conhecer sobre a novidade.

Planejamento financeiro

Por fim, e não menos importante, temos o planejamento financeiro. Ele é uma das principais peças da gestão estratégica do negócio. Quando utilizamos um bom sistema ERP, ele nos fornece dados suficientes para a tomada de decisão.

O Excel entrará como um parceiro para construção do planejamento e revisão para entender se o resultado gerado está dentro das margens daquilo que foi esperado. Mesmo que o Excel aplicado ao e-commerce seja amplamente utilizado nas empresas, é importante que ele seja trabalhado com cuidado, não sendo indicado para a gestão do negócio como um todo.

As dicas levantadas aqui ressaltam que ele deve ser utilizado como uma ferramenta de suporte aos sistemas ERP integrados ao marketplaces e não como o principal instrumento para a gerir a empresa. Assim, é possível evitar erros e gargalos nos processos internos.

Você já faz uso de softwares de gestão? Deixe um comentário informando como eles fazem parte da sua rotina no dia a dia.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa