experiencia de compra online

5 dicas para você otimizar a experiência de compra online

Levar os negócios para o mundo virtual se tornou uma prática básica para o bom desempenho nas vendas. Afinal, a presença nas redes amplia o alcance de público e traz novos interessados em adquirir produtos ou serviços. É claro que isso só funciona se o lojista se preocupa com a experiência de compra online.

Ela consiste na percepção dos clientes sobre todos os processos de interação com a marca na internet, desde a navegação pra pesquisa de itens no site até o recebimento da mercadoria. Assim, é crucial que cada etapa ocorra da melhor forma possível para conquistar a audiência e mantê-la sempre por perto.

Que tal começar com a nossa ajuda? Aqui estão 5 boas práticas pra você aprimorar seu e-commerce e deixar as pessoas mais propensas à fidelização!

1. Pense em aparência e funcionalidade

Por mais simples que seja, uma loja física precisa ter um visual agradável para deixar os visitantes confortáveis e com vontade de permanecer no local. É a mesma coisa nos ambientes de vendas online: se o aspecto geral for atrativo, as chances de cativar o público-alvo aumentam.

Assim, um ponto crucial pra tornar o site atrativo é montá-lo com as cores e demais recursos que compõem a identidade visual do negócio. A funcionalidade também merece atenção por facilitar a manipulação de botões, filtros e outras ferramentas que permitem ao cliente cumprir as ações desejadas.

2. Trabalhe com imagens de alta qualidade

Ainda pensando no campo da estética, você precisa entregar o máximo de diferenciais dos produtos por meio das fotos. Como os visitantes do site não poderão ver as mercadorias de perto e nem tocá-las, precisam contar com imagens de alta qualidade.

A experiência de compra online fica muito melhor quando dá pra visualizar um item de vários ângulos e distâncias. Então faça diversos cliques para captar bons detalhes e transmitir segurança aos clientes. A informação visual deve ser complementada por descrições ricas sobre a composição, a cor e outras características.

3. Capriche no atendimento ao cliente

Nunca é demais reforçar a importância de uma comunicação próxima e cordial. Pense que, mesmo tendo acesso aos dados necessários para decidir sobre a compra, alguém pode sentir vontade de tirar dúvidas específicas, pedir dicas de uso de um produto ou até dar sugestões.

Seja qual for o motivo por trás do contato, você precisa estar disponível para fazer essa troca. Caso trabalhe com mais pessoas, oriente a equipe para que os integrantes recepcionem o público do mesmo jeito. O atendimento de excelência deve ser um padrão em todas as redes e plataformas das quais a sua loja faz parte.

4. Diversifique as condições de compra

O mercado de vendas online traz ótimas oportunidades para facilitar as negociações. Portanto, em vez de aceitar apenas pagamentos tradicionais, como boleto e cartão de crédito, por que não permitir que os clientes também façam as suas compras pelo PIX e por outras modalidades digitais?

Tenha em mente que a loja virtual atinge uma grande variedade de pessoas, e cada uma delas tem as suas próprias preferências de consumo. Logo, uma boa forma de estimulá-las a fechar negócio é diversificar as condições disponíveis para a obtenção dos produtos.

5. Cuide da responsividade do site

Imagina que chato abrir uma página pelo celular e notar que ela ficou toda desconfigurada? É pra evitar esse tipo de situação que você precisa garantir que o layout do seu e-commerce está adaptado para funcionar em todos os tamanhos de telas.

A preocupação é válida porque as pessoas utilizam diferentes dispositivos pra pesquisar e realizar compras. Portanto, ao transformar uma loja física em digital, verifique a responsividade do espaço antes de lançar a novidade ao público. Isso fará com que a percepção seja positiva desde o primeiro contato.

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