fidelização de clientes

Fidelização de clientes: veja 6 ótimas estratégias para marketplace

Que o marketplace impulsiona a presença da sua empresa no meio digital e proporciona excelentes oportunidades de vendas online, não há a menor dúvida. No entanto, o sucesso e crescimento do negócio também depende da sua capacidade de fidelização de clientes.

Afinal, o principal objetivo das empresas bem-sucedidas não se resume a vender determinado produto, e sim a convencer o consumidor a retornar. A partir do momento em que o relacionamento entre a marca e seu público se aprofunda, o aumento do número de visitas e de vendas do site passa a ser uma consequência.

O que você precisa fazer pra atingir esse nível de excelência? Conferir e aplicar as 6 melhores estratégias de fidelização de clientes para marketplace!

1. Mantenha as informações de contato visíveis

Não são poucas as pessoas que, logo ao acessarem um site, já rolam a barra até a parte inferior em busca dos canais disponíveis para contato. O raciocínio é relativamente simples: antes mesmo de se encantar pelo design, elas querem confirmar se terão a quem recorrer em caso de eventuais problemas.

Nesse sentido, é fundamental não só ter uma ampla gama de canais de comunicação à disposição do público, como também facilitar a busca dessas opções. Em vez de deixá-las quase escondidas em algum canto da página, prefira sinalizar um link em que todas estarão à mostra.

Ao clicar nesse link, tudo o que o possível consumidor do seu site quer é se deparar com uma lista organizada. O ideal, como você talvez já saiba, é que a plataforma de marketplace conte com os seguintes canais de atendimento:

  • e-mail (sim, muita gente ainda se comunica por ele);
  • chat online — está aí algo que faz falta, pois, às vezes, só é preciso esclarecer um detalhe pra fechar negócio;
  • atendimento em Libras — raro, indica que o site está comprometido em aderir a soluções que se adaptem à realidade de grupos específicos da sociedade.

2. Marque presença nas redes sociais

Outra prática comum do público se refere à verificação da presença da marca em outros lugares da internet. Basicamente, o consumidor digital quer saber se o marketplace tem o hábito de vender nas redes sociais.

Conforme o perfil do usuário, ele já vai clicar no link da sua rede social favorita e continuar todo o processo por lá. Nem todo mundo faz isso, mas a questão, aqui, é demonstrar que você proporciona facilidade e versatilidade, duas características cada vez mais valorizadas hoje em dia.

Além de ser atual, usar as mídias sociais só traz benefícios ao seu marketplace, como:

  • aumento da visibilidade da marca;
  • maior interação com as pessoas que se interessam por seus produtos;
  • facilitação da consolidação em um nicho de mercado;
  • ampliação do tráfego do seu marketplace.

Com uma adequada estratégia de marketing pra e-commerce, seu negócio começa a ser notado por um volume maior de pessoas. Aqui, estamos falando sobre essas e outras medidas relevantes:

  • avaliar a concorrência;
  • caprichar na criação das hashtags;
  • desenvolver um bom calendário de postagens;
  • estar à disposição para tirar quaisquer dúvidas.

3. Sempre responda às interações

Por falar em disponibilidade, queremos aproveitar para salientar a importância de jamais deixar sua audiência falando sozinha. Talvez, principalmente no início, e de acordo com o sucesso das campanhas criadas, fique difícil atender todo mundo no tempo ideal.

Independentemente de quanto tempo levar para responder, certifique-se de que isso seja feito. Quando demorar, peça desculpas. Além disso, lembre-se de que as redes sociais mais utilizadas permitem a programação de respostas automáticas.

O importante, acredite, é não deixar a peteca cair. Se for o caso, estude a viabilidade de montar uma equipe de atendimento especialmente dedicada a fornecer suporte nas redes sociais usadas pela marca. 

4. Faça remarketing

Ocasionalmente, mesmo que você siga nossas dicas e dê toda a atenção do mundo aos consumidores, pode acontecer de alguns deles não efetuarem a compra. Existem diversas razões para isso — algumas das quais sequer têm relação com sua loja.

Nessas horas, é recomendável que você recorra a boas estratégias de remarketing. Como o próprio nome sugere, essa prática consiste em estimular o cliente a retornar ao canal em que estava e finalizar a compra.

Existem diferentes maneiras de colocar essa abordagem em prática. Uma delas é simples, caracterizada pelo envio de uma mensagem dizendo que sua loja notou o interesse do consumidor por certo item.

Você pode, é claro, ir mais longe ao incrementar o teor da mensagem com alguma técnica de neuromarketing para marketplace. Aqui, existem várias possibilidades, como oferecer um brinde (frete grátis ou algum desconto no produto, por exemplo) ou trabalhar com o gatilho mental da escassez.

No último formato, algumas frases usadas são “não vai perder a chance de ter esse belo produto na sua casa, vai?” ou “muita gente também gostou, hein? Garanta já o seu!”

5. Conheça sua persona

Tão importante quanto as demais orientações, você também precisa estudar a fundo as características das pessoas que frequentam seu marketplace. O ideal é reuni-las em grupos com preferências e hábitos semelhantes. Em outras palavras, é necessário segmentar seu público.

Desse modo, fica mais fácil descobrir o que exatamente deve ser feito pra suprir as necessidades e superar as expectativas das pessoas que prestigiam sua marca. Isso acontece porque você começa a lançar campanhas de marketing customizadas, demonstrando que realmente tem interesse em conhecer melhor a persona do seu negócio.

6. Monitore o comportamento do consumidor

Por fim, fique de olho nas atualizações atreladas às transformações comportamentais dos consumidores. No mundo digital, elas acontecem rapidamente. Então, programa-se para manter uma sintonia fina com as principais tendências do mercado e do seu perfil ideal de cliente. Quanto mais atualizado você estiver sobre elas, mais chances terá de se antecipar à concorrência. 

Essas 6 estratégias de fidelização de clientes para marketplace constituem um conjunto de etapas que levará seu negócio ao sucesso na internet. Esse campo, entretanto, é bem disputado. Isso significa que há uma boa quantidade de aspectos que podem dificultar um pouco o andamento das coisas. Pensando nisso, nós também criamos um conteúdo especial.

Confira, agora mesmo, como trabalhar com vendas online!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa