filmes para empreendedores

Filmes para empreendedores: saiba quais você não pode deixar de assistir

Para saber cada vez mais sobre o mundo dos negócios, você precisa diversificar suas fontes de conteúdo. Assim, vale a pena ficar por dentro daqueles podcasts sobre empreendedorismo que apresentam dicas valiosas. E o mesmo se aplica para os filmes para empreendedores, prontos pra nos inspirar com histórias incríveis.

Geralmente baseados em histórias reais, eles ajudam a enriquecer a visão que você tem sobre sua própria empresa — e o mercado, de forma geral. Muitas vezes, observar como algumas pessoas se tornaram grandes empreendedores é o que falta pra desenvolver boas soluções no negócio.

Então, que tal se programar para uma sessão de cinema inspiradora, no conforto do seu sofá, para um e-commerce de sucesso? Veja quais são os filmes imperdíveis que selecionamos pra você!

Jobs

Sem dúvida uma das mentes mais brilhantes das últimas décadas, Steve Jobs é a típica personalidade que dispensa apresentações. Ele é simplesmente a maior prova de que o empreendedor precisa se manter fiel a suas convicções — desde que consiga provar o valor delas.

Em Jobs (2013), brilhantemente interpretado por Ashton Kutcher, temos uma amostra da importância de valorizar as criações que podem realmente melhorar a vida das pessoas. Jobs revela o poder que nasce de uma ideia ignorada pela maioria, mas que em pouco tempo se transforma em um projeto, para depois se converter em um produto, serviço ou funcionalidade inovadora.

Por sinal, assistir a Jobs pode mudar completamente o que você pensa a respeito de uma palavra que não sai de moda, mas que, no fundo, pouca gente sabe o que fazer com ela: inovação.

Disponível em: Netflix e Amazon Prime Video.

Fome de Poder

Basicamente, temos aqui a história por trás do que se tornou uma das maiores redes de fast food do mundo. Sim, estamos falando do McDonald’s, que tem sua história contada em Fome de Poder (2016), protagonizado por Michael Keaton.

No filme, Keaton interpreta Ray Kroc, o verdadeiro nome e responsável por transformar o McDonald’s no que ele é até os dias mais recentes. Pra isso, ele soube como enxergar uma boa oportunidade.

Em seguida, bastou criar um negócio extraordinário a partir de algo simples e comum: produzir sanduíches de hambúrguer. Saber como agregar valor ao produto foi a chave de tudo o que Kroc conquistou.

Disponível em: YouTube e HBO Max.

Joy: o Nome do Sucesso

Joy (2015) é outro filme sobre como grandes ideias podem surgir a partir de situações cotidianas. O filme narra a história da empreendedora Joy Mangano que, após se cortar juntando cacos de vidro em sua casa, teve a ideia de um utensílio que facilitaria esse trabalho.

Ela desenvolve, assim, um esfregão muito mais funcional e seguro do que aqueles disponíveis até então. A grande questão é que Mangano faz isso em meio à total falta de apoio da família. Entre outras lições, Joy: o Nome do Sucesso mostra que conviver com problemas pessoais dentro da própria casa faz parte da trajetória de superação de grandes empreendedores.

Disponível em: Star+.

Walt Antes de Mickey

Se for pra comparar algum dos contos de fadas das obras clássicas da Disney com a vida de seu criador, melhor que seja um daqueles com final feliz só depois de muita luta.

Como o título já sugere, a proposta de Walt Antes de Mickey (2015) é a de narrar um resumo do caminho percorrido por Walt Disney antes da fama. Um dos pontos altos é a insistência, já que ele também “quebrou” o caixa algumas vezes antes que o negócio conquistasse os frutos desejados.

Disponível em: Amazon Prime Video.

À Procura da Felicidade

Aqui, você tem à disposição uma das histórias de motivação mais impactantes e emocionantes do cinema. Em À Procura da Felicidade (2006), Will Smith transmite, de forma nítida, o conjunto de sensações vivenciadas por Chris Gardner.

Inicialmente sem rumo, ele precisa encontrar forças para sobreviver e criar o filho pequeno sozinho. Dor, frustração, medo e, finalmente, superação. Tudo isso e mais um pouco aparecem na tela em diferentes situações. Ao término, recebemos um exemplo prático do que vem a ser a resiliência de que tantos falam.

Disponível em: YouTube, Amazon Prime Video e HBO Max.

A Rede Social

Dificilmente você conseguirá fazer algo sozinho. Em A Rede Social (2010), vem a real dimensão quanto às dificuldades de se relacionar com parceiros de negócios. Durante o filme, fica evidente que o problema não se resume à parte burocrática.

Nada melhor do que ilustrá-lo por meio da história de criação do Facebook. Na tela, destaque para a ótima atuação de Jesse Eisenberg, que vive o controverso e bem-sucedido Mark Zuckerberg.

Disponível em: YouTube, Amazon Prime Video, HBO Max e NOW Online.

O Homem que Mudou o Jogo

Tudo bem, o beisebol, esporte presente no filme, não ajuda. Contudo, isso é só uma base para comprovar a possibilidade de obter grandes resultados com poucos recursos.

O Homem que Mudou o Jogo (2011) é Billy Bean, interpretado por Brad Pitt. Para reverter um quadro desfavorável, Bean revela que agir de maneira estratégica torna-se algo vital. É assim, por exemplo, que pequenas empresas também podem ser grandes — desde que tenham os parceiros ideais.

Disponível em: YouTube, Amazon Prime Video e NOW Online.

O Jogo da Imitação

Esse filme é para quem gosta de um bom desafio. Na trama, que se passa em plena Segunda Guerra Mundial, Alan Turing é o personagem central vivido por Benedict Cumberbatch.

O Jogo da Imitação (2014) exemplifica bem por que liderar vai muito além de impor autoridade e distribuir ordens, já que é fundamental saber ouvir e valorizar a equipe de trabalho. Ao mesmo tempo, indica o peso das ótimas relações interpessoais para o alcance de objetivos relevantes.

Disponível em: Amazon Prime Video, YouTube e HBO Max.

Coco Antes de Chanel

Para finalizar, trouxemos uma espécie de contraponto a Steve Jobs: Coco Chanel, tão à frente de seu tempo quanto o gênio da Apple. No filme Coco Antes de Chanel (2009), Audrey Tautou exala ousadia, ciente de seu poder e valor — características presentes em outras mulheres empreendedoras.

Com força, estratégia, criatividade e beleza, Coco fez história ao questionar os padrões sociais de sua época. Trata-se de uma lembrança de que produtos e serviços sempre estão sujeitos a passar por mudanças.

Disponível em: Globoplay, NOW Online e Telecine.

Hoje, apresentamos alguns filmes para empreendedores que merecem um lugar especial em qualquer lista. Afinal, cada um deles exibe um viés valioso ao empresário de e-commerce moderno: atento não só às tendências do varejo, mas também à melhoria de processos internos. Com a devida adaptação, diversos aspectos tratados nas obras podem ser incorporados à realidade do seu negócio online.

Antes de ir embora, conte para a gente nos comentários qual dessas histórias mais chama a sua atenção!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa