fluxo de caixa para marketplace

Como fazer fluxo de caixa para marketplace? Confira 6 orientações

Você sabe o que é o fluxo de caixa para marketplace? É uma ferramenta utilizada no controle das movimentações financeiras de uma loja virtual, ou seja, todas as entradas e saídas de dinheiro. Isso inclui custos com fornecedores, vendas parceladas no cartão de crédito, despesas de marketing e custos com aluguel da plataforma.

Saiba que o fluxo de caixa para marketplace ajuda no diagnóstico da situação do negócio, pois, por meio dele, fica mais fácil identificar gastos e projetar lucros de maneira eficiente. Se interessou pelo assunto? Então, confira este post até o final e veja dicas preciosas!

Como fazer um fluxo de caixa eficiente para loja virtual

A seguir, apresentamos seis orientações para ajudar você a fazer um fluxo de caixa pra loja online. Além disso, mostraremos os benefícios de realizar esse controle para o marketplace. Boa leitura!

1. Use um sistema integrado

Para organizar adequadamente um fluxo de caixa para vendas online, é essencial que todas as informações financeiras estejam registradas e detalhadas de forma padronizada. Com um ERP (Enterprise Resources Planning ou Sistema de Gestão Integrado), isso é possível! Esse tipo de software gerencia todas as informações de recursos para planejamento da empresa.

Atualmente, há uma infinidade de opções disponíveis no mercado. No entanto, antes de adquirir um ERP, verifique se é possível efetuar a integração do programa a outros sistemas do seu negócio, como a plataforma de comércio eletrônico, o marketplace, os softwares de ponto de venda, os programas de emissão de notas, entre outros.

2. Centralize as informações financeiras

Um sistema de gestão integrado também ajuda a centralizar as informações financeiras do marketplace. Além de realizar esse trabalho, o programa permite a criação e a extração de diversos tipos de relatórios pra acompanhamento detalhado da área contábil. Tudo isso de forma rápida, automatizada e com credibilidade de dados. Bom, não é mesmo?

3. Marque as datas de competência e de vencimento

Um dos principais aspectos do fluxo de caixa para vendas online é o controle diário das datas de entrada e de saída de dinheiro, incluindo despesas fixas e variáveis. Essa medida é fundamental para ter uma boa ideia dos gastos e dos lucros reais do marketplace.

Aqui vai uma dica essencial: se você tem outros canais de vendas, lembre-se de lançar esses valores de entrada separadamente. Isso garante a organização do fluxo de caixa de maneira geral e ainda contribui pra que seja possível prever as entradas de dinheiro com facilidade.  

4. Identifique os centros de custos e receitas

Ao efetuar o fluxo de caixa para marketplace, dá pra visualizar informações sobre operações com precisão. Ficará fácil de acompanhar as saídas de dinheiro, identificar onde a empresa está gastando mais recursos e, ao mesmo tempo, verificar a contrapartida em diferentes elementos do faturamento.

5. Projete o fluxo de caixa

Informações colhidas com a técnica de acompanhamento de fluxo de caixa para vendas online permitem projeções de cenários financeiros futuros. Essa valiosa informação é essencial pra tomar decisões nas empresas, sobretudo as de pequeno porte.

As projeções estatísticas também devem levar em consideração as variações sazonais que alguns negócios têm naturalmente. Nesse cenário, a projeção do fluxo de caixa é bem relevante, afinal, pode permitir a alocação de recursos em áreas que serão afetadas.

6. Analise os dados para tomar decisões

Aqui, os tomadores de decisão, em um primeiro momento, poderão colher a síntese da situação geral do fluxo de caixa do marketplace em relatórios e em projeções. Eles mostram desde contas a pagar e receber em uma linha do tempo, bem como dados totalizados de faturamento das diferentes frentes de comércio.

Munidos de informações mais precisas sobre o atual estado da saúde financeira da empresa, os gestores poderão tomar melhores decisões, resultando em um ciclo virtuoso de coleta e de análise de dados e em decisões que dão resultado!

Conheça as vantagens do fluxo de caixa para marketplace

Agora que você já entendeu a importância do fluxo de caixa pra vendas online e conheceu seis orientações para realizá-lo de maneira eficiente, chegou o momento de descobrir as principais vantagens de manter esse controle. Vamos lá?

Melhora a tomada de decisão

Como mencionado, o fluxo de caixa para marketplace faz um diagnóstico da situação financeira da empresa, levando em consideração todos os tipos de custos e ganhos. É a ferramenta ideal pra promover um entendimento profundo do negócio. Afinal, fornece dados primordiais para que o empreendedor tome decisões acertadas e, ainda, consiga se preparar a possíveis prejuízos.

Evita os gastos desnecessários

Quando documentamos todas as transações financeiras no fluxo de caixa para loja virtual, temos uma visão panorâmica dos gastos fixos e variáveis do empreendimento. Conseguimos identificar, por exemplo, qual custo desnecessário está impedindo a lucratividade e o desenvolvimento de uma empresa no mercado. Com isso, ajustar estratégias em curso se torna menos complicado, não é?

Estimula o cumprimento das obrigações financeiras

Se as contas da empresa estão acumuladas, a área contábil certamente está com problemas. Saiba que esse tipo de situação afeta consideravelmente a reputação do empreendimento no mercado, sobretudo perante fornecedores.

Não podemos deixar de mencionar encargos, multas e até problemas judiciais que podem ocorrer por conta disso. Certamente essas situações trazem muita dor de cabeça, certo?

Por isso, é interessante apostar no fluxo de caixa pra marketplace para cumprir com todas as obrigações financeiras de maneira organizada. Além disso, ao ter uma ideia geral de tudo o que acontece, o empreendedor consegue realizar ações preventivas e corretivas, se necessário.

Este foi nosso conteúdo com seis orientações para fazer o fluxo de caixa para marketplace! Como pôde conferir, é essencial realizar o controle das movimentações financeiras pra garantir a saúde de seu negócio, independentemente do nicho em que ele esteja, viu? Com isso, será mais fácil fazer projeções realistas e tomar decisões acertadas, sempre visando a lucratividade de sua loja. 

Você conhece empreendedores interessados em saber como organizar de maneira eficiente o fluxo de caixa para vendas online? Então, compartilhe este conteúdo com eles nas redes sociais agora mesmo!

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