frete marketplace

Entenda como funciona o pagamento do frete em marketplace

Você deseja vender em grandes plataformas de e-commerce mais não sabe como funciona o frete em marketplace? Essa é uma dúvida comum, especialmente para lojistas de primeira viagem. Para entender sobre o assunto, confira nosso artigo e veja que não tem nada de complicado. Boa leitura!

Quem é responsável pelo frete no marketplace?

Em geral, os marketplaces são responsáveis pelo frete, cujo o valor é calculado com base no contrato entre eles e os Correios ou transportadoras e quando não possuem um serviço de logística, os comerciantes cuidam das entregas.

Além de usarem fretes próprios, há também marketplaces que utilizam o frete da própria loja virtual. Nesse caso, o vendedor é responsável pelo frete e pelo envio do produto, devendo disponibilizar as tabelas de frete das transportadoras parceiras para divulgação no marketplace.

Como fazer a integração dos sistemas de entrega com a plataforma?

Integrar os sistemas de entrega com a plataforma é importante para que as configurações de frete fiquem centralizadas. Assim, cada reajuste que você fizer será aplicado de uma só vez em todos os marketplaces onde sua loja está cadastrada.

Para isso, acesse o marketplace que você pretende vender, confira como se cadastrar e integre o seu catálogo de produtos. Algumas plataformas de e-commerce possuem sistemas de integração que já conectam sua loja aos principais marketplaces, tornando o processo ainda mais simples e rápido.

Como é calculado o frete?

O valor do frete no marketplace é estabelecido com base no percentual de uma tabela preestabelecida. Outras regras também são consideradas, como mostramos a seguir:

  • peso e dimensões: a tarifa varia dependendo do volume e peso do objeto. Porém, nem sempre um objeto menor e mais leve tem um valor de frete mais baixo, já que entende-se que ele pode ser roubado com mais facilidade. Enquanto isso, um objeto leve e volumoso ocupa mais espaço;
  • valor do produto: o valor da nota fiscal também é considerado na hora de calcular o frete. No caso de uma carga valiosa, o frete será maior, pois haverá o acréscimo de seguro e taxas de gerenciamento de risco;
  • características do endereço destino: regiões com alto índice de roubos, distantes das cidades, dificuldade de acesso e outros fatores também encarecem o frete;
  • impostos e pedágios: impostos de percurso, como o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e as taxas de pedágio também estão presentes no cálculo final do frete.

Quais os pontos de atenção em relação a definição do frete?

Na hora de definir um valor de frete, não deixe de analisar criteriosamente os custos da loja para evitar sair no prejuízo. O ideal é oferecer diferentes opções de frete para que o consumidor escolha a melhor opção a sua necessidade.

Também é importante atentar-se para casos em que o as dimensões do produto ultrapassam o que foi estabelecido pelo marketplace. Nesse caso, você deve consultar os detalhes na plataforma em questão.

Quais os tipos de frete existentes?

As modalidades de frete variam tanto no valor quanto no tempo de entrega. Nas vendas online, os fretes econômicos são os mais usados, como é o caso do PAC, serviço prestado pelos Correios.

Também é possível optar pela entrega expressa, que tem um valor de frete mais elevado. A vantagem se deve ao prazo de entrega ser bem menor do que a entrega econômica. Nos Correios, o Sedex faz parte desse tipo de envio.

Como funciona no Magalu Entregas?

O frete Magalu Entregas é calculado usando tabelas próprias em parceria com os Correios. Assim que o pedido é concluído na plataforma, você recebe uma etiqueta para identificação da mercadoria. Em seguida, você leva a mercadoria aos Correios ou solicita a retirada em seu estabelecimento. Pronto!

O monitoramento do trajeto dos produtos é todo feito pelo Magalu. Por isso, você não precisa se preocupar com nada além do prazo de envio. Lembrando que esse serviço pode ser usado quantas vezes você precisar.

Como vimos, o cálculo do frete em marketplace não tem nenhum mistério, sendo fundamental que seja aplicado de maneira correta para garantir a entrega da sua mercadoria.

Gostou da leitura? Aproveite para baixar nosso e-book e descubra como vender mais no Magalu Marketplace!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa