gestão da logística no e-commerce

Quer saber como otimizar a gestão da logística no e-commerce?

Organizar toda a mercadoria e fazer com que ela chegue ao cliente no tempo certo e em boas condições dá um maior trabalhão, não é mesmo?

E o pior é que, se você erra na gestão da logística no e-commerce, a empresa pode perder pontos aos olhos do público e ganhar reclamações. Com isso, a receita vai lá pra baixo, coisa que ninguém quer.

Mas o Magalu está aqui pra te ajudar! Vamos dar dicas fantásticas de estratégias de logística que vão fazer seu processo de entrega encantar o cliente.

Então, leia até o fim pra não perder nenhuma dica, combinado?

Como otimizar a gestão logística do e-commerce?

Otimização — que palavra bonita, não é? E ela carrega um significado muito importante pra qualquer empresa: melhorar ao máximo ou alcançar o melhor de algo.

Quando falamos de otimização da logística no e-commerce, queremos dizer que a entrega (ou a coleta) precisa ser a mais rápida e barata possível, proporcionando uma experiência encantadora ao cliente. Ela se baseia em 5 pilares:

  • planejar a forma de entrega;
  • fazer o cálculo do frete com precisão;
  • oferecer logística reversa;
  • integrar todas as áreas da empresa;
  • usar métricas pra acompanhar os resultados.

Fique ligado em como chegar lá vendo, a seguir, detalhes de cada uma dessas dicas!

Planeje a forma de entrega

Você vai encontrar muitas opções de entrega no mercado. Mas não vai escolhendo a primeira que aparece pela frente, hein! É importante comparar os serviços e saber qual é o mais adequado às necessidades do seu negócio e dos clientes.

Pra evitar transtornos, o melhor mesmo é não ficar preso a um fornecedor só. Muitas lojas gostam de deixar o comprador escolher o método. Pode ser que ele esteja disposto até a pagar mais caro pra receber mais rápido.

Além disso, vai que um imprevisto acontece! Se você tem mais de uma opção, não vai ficar na mão! Inclusive, aqui no Magalu, nossos parceiros ficam bem mais tranquilos, pois têm o Magalu Entregas, com preços bem atrativos para o cliente. Falando em preço, confira a próxima dica.

Faça o cálculo do frete com precisão

Quando você for comparar as transportadoras, um dos pontos mais evidentes vai ser a diferença de preços entre elas. Então, calcule direitinho todas as variáveis que interferem no valor de entrega, como prazos, pesos e dimensões.

Imagine que você coloque preços exorbitantes no frete, muito acima do que os concorrentes estão cobrando. Já viu, né? Suas vendas online vão despencar!

Só pra ter uma ideia, segundo uma pesquisa feita pelo Baymard Institute, cerca de 70% das pessoas abandonam o carrinho de compras. Qual é o principal motivo? Os custos extras, que incluem o frete, estão por trás da metade das desistências. Incrível, não é mesmo?

Planejando com paciência, quem sabe não consegue até oferecer frete grátis, mesmo que seja colocando um valor mínimo de compras. Você vai ver como isso aumenta demais as vendas!

Ofereça logística reversa

Sabe o que é logística reversa? Não tem quando o cliente devolve o produto, quer fazer uma troca ou simplesmente não está em casa pra receber a encomenda? Isso pode bagunçar o planejamento do e-commerce. Mas vai dar tudo certo se você implementar a logística reversa na sua loja virtual.

A ideia é facilitar a devolução e as novas tentativas de entrega. Quanto mais suave for essa experiência para o cliente, maiores serão as chances de ele voltar a comprar na sua loja. Mas se o consumidor tiver dor de cabeça, imagine o estrago que ele pode fazer na imagem do seu e-commerce!

Integre todas as áreas da empresa

Por menor que seja um e-commerce, sempre haverá diferentes tipos de atividades, como vendas, marketing, atendimento e logística — mesmo que sejam feitas por poucas pessoas.

Acontece que, quando não há comunicação entre essas áreas, o cliente pode ficar bastante insatisfeito. Já pensou, por exemplo, se o cliente compra um produto que já acabou no estoque? Seria um transtorno, não é verdade?

Então, quando todas as áreas trabalham de forma integrada, com informações exatas e atualizadas, as chances de sucesso são muito maiores.

Invista em tecnologia

Sabe esses probleminhas chatos que podem acontecer por falta de integração? Então, a tecnologia resolve fácil. Os sistemas de gestão são softwares que integram as diferentes áreas do negócio, mantendo sempre as informações atualizadas em todas as pontas, seja na loja física, seja no e-commerce.

Use métricas pra acompanhar os resultados

Métricas são números e resultados que você pode analisar no e-commerce pra saber como andam as vendas. Elas também podem ser usadas pra planejar as campanhas de marketing ou tomar decisões estratégicas no negócio.

Mas se você não gosta muito de números, não se preocupe não, viu? Tudo pode ser bem mais fácil do que você pensa.

Quando falamos em gestão de logística no e-commerce, existem algumas métricas que vale a pena acompanhar. Por exemplo:

  • índice de avaria: dos produtos entregues, quantos chegaram ao cliente com danos, como rasgos, amassados ou até quebrados? Em casos assim, você pode perder a venda;
  • recusa de pedidos: quantos clientes se recusaram a receber o produto? Pode acontecer porque ele chegou após o prazo, com defeitos ou avarias na embalagem, entre outros erros;
  • devoluções: quantos clientes resolveram devolver o produto? Alerta vermelho, pois é sinal claro de insatisfação. Pode ser pela baixa qualidade do produto ou mesmo por equívocos nas medidas das peças, como no caso de roupas e calçados;
  • custo de armazenagem: o estoque também faz parte da logística. Então, quanto custa armazenar suas mercadorias? Coloque na conta despesas com energia, funcionários, aluguel do espaço, entre outros;
  • vendas perdidas por indisponibilidade: quantos usuários acessam páginas de produtos que acabaram no estoque? Ou quantos fecharam a compra de mercadorias já esgotadas? Essas são vendas perdidas que devem te levar a investir em uma reserva eficiente.

Quando tiver essas informações em mãos, vai ficar fácil fazer alguns ajustes e otimizar a gestão de logística pra encantar seus clientes!

Como a otimização da gestão logística no e-commerce impacta nos resultados do negócio?

Buscar um processo logístico mais eficiente é uma das grandes chaves pra conquistar a satisfação do cliente. E é isso o que a gente quer, não é mesmo?

Afinal, se temos um comprador contente, aumentamos a chance de ele voltar a comprar novos itens e até mesmo recomendar a loja virtual a amigos e familiares.

Essa reação em cadeia fortalece a empresa na web e fará sua receita aumentar. Além disso, pode atrair a atenção de parceiros estratégicos e garantir um crescimento sustentável do seu negócio. São incríveis os impactos de investimentos e de ações inteligentes na gestão logística no e-commerce, não é verdade?

E como anda a sua gestão logística? Quer a ajuda de uma parceria de peso? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!

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