Gestão de vendas

Benefícios da gestão de vendas em marketplaces

A organização é peça chave para o bom desenvolvimento e funcionamento de um negócio, no dia a dia essa forma de conduzir suas vendas auxilia a traçar metas e alcançar seus objetivos comerciais. 

Todos esses atributos podem ser alinhados através da gestão de vendas, leia o artigo na íntegra para saber tudo sobre o assunto. 

O que é gestão de vendas? 

Por conceito a gestão de vendas é o conjunto de ações voltadas para o crescimento de um negócio, através dessa prática é possível identificar gargalos, potencializar pontos fortes e pensar em alternativas para um melhor desempenho comercial. 

A gestão de vendas está ligada a todos os processos que envolvem o time comercial.

Quais são os desafios da gestão de vendas?

Para gerar dados assertivos é importante que a coleta dessas informações sejam precisas, e de fontes confiáveis, caso contrário o diagnóstico pode ser comprometido por uma conclusão errada. 

Como funciona a gestão de vendas em marketplaces? 

Se em ambientes físicos entender como vão suas vendas auxilia na gestão de equipes, nos marketplaces a compreensão do seu fluxo de vendas vai otimizar o dia a dia do seu negócio e ser o conselheiro mais seguro durante as tomadas de decisões. 

Quais indicações podem servir de termômetro para a minha gestão?

Alguns indicadores são essenciais para tirar conclusões básicas, mas vitais para a otimização do seu negócio, no dia a dia ter em mãos e de forma precisa relatórios como:

Curva ABC 

Essa metodologia oferece um panorama sobre o grau de rentabilidade dos seus produtos, baseada na teoria de Pareto, que diz que 80% da rentabilidade vem de 20% das causas, sinalizando por ordem de importância quais são os seus produtos A, B ou C. 

Sendo os produtos:

  • Curva A: Os itens de maior importância, que possuem uma saída de estoque e ticket médio maior. 
  • Curva B: Um ticket médio menor e menos saída de estoque do que a curva A, porém com uma boa performance. 
  • Curva C: Itens que ficam por muito tempo encalhados no estoque e ticket médio menor. 

Quais tipos de conclusão posso tirar da Curva ABC? 

Tendo em vista quais são os seus produtos mais rentáveis e o seu ciclo de vida, é possível fazer reposições de estoque de maneira mais assertiva e apostar em produtos da curva A, comprar menos itens da curva C, ou até mesmo realizar ações promocionais, quando esses itens estão parados a muito tempo em seu estoque. 

Relatórios de venda por período e canal 

Entender as sazonalidades do seu negócio ajuda o gestor a não ser pego de surpresa, prever com antecedência os picos e quedas nas vendas possui alguns benefícios como:

  • Se preparar para um grande fluxo de pedidos; 
  • Pensar em ações promocionais para movimentar os períodos mais parados;
  • Prever qual é o momento de reposição de estoque com base no fluxo de pedidos.

Entretanto, outro análise também é importante: vendas por canal 

Ter em seu radar qual é a plataforma com um maior fluxo de pedidos, guia o empreendedor em seus investimentos e até a definição de quando poupar energia. 

Entretanto, antes de focar apenas nas plataformas com o maior número de pedidos, é importante entender por quais motivos os outros canais não possuem o mesmo desempenho, realize os ajustes necessários e teste novamente. 

O relatório de vendas é um termômetro para o escalonamento do seu negócio! 

Ferramenta bônus: Hub de Integração Plugg.To

Além dos relatórios, existe também a possibilidade de utilizar uma ferramenta que conta os dias para finalizar o estoque. 

Atualmente essa funcionalidade está disponível no Hub de Integração Plugg.To

Mas como funciona essa ferramenta? 

Através de uma poderosa inteligência artificial e com base no histórico de vendas, a Plugg.To consegue apresentar dias o prazo estipulado para o fim do seu estoque. 

Como ter essa informação faz a diferença na minha gestão? 

Conseguir estabelecer de forma exata o momento perfeito para falar com o seu fornecedor, previne investimentos desnecessários ou até mesmo a falta de um item da curva A, que representa grande parte das vendas. 

Centralizando em um único painel as principais informações sobre o seu negócio, para conseguir insights de vendas não é preciso ficar batendo cabeça! 

Alinhando os dias para finalizar o estoque com o relatório da curva ABC você entra em contato com o seu fornecedor no momento certo e repõe as quantidades adequadas para cada item da curva ABC. 

Como fazer uma gestão de vendas em marketplaces? 

O ponto chave da gestão de vendas em marketplaces é a centralização das principais informações para análise em um único painel. 

Nessa etapa o mais recomendável é a utilização de um gestor de vendas, como a Plugg.To por exemplo. 

Ao invés de realizar tudo manualmente, preenchendo planilhas e lidando com fórmulas de excel, a Plugg.To centraliza e cria relatórios e gráficos das suas vendas em marketplaces. 

Por que não realizar a gestão manualmente? 

Inicialmente, concentrar as informações de um ou dois canais de vendas pode não demandar tanto esforço, porém com a expansão do seu negócio e complexidade das informações necessárias à gestão manual pode demandar mais tempo do que o necessário. 

O gestor de vendas consegue extrair direto da fonte os dados necessários para gerar as informações cruciais para o seu negócio. 

A gestão de vendas não é realizada sem o acompanhamento de relatórios! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa