Gestão do tempo

Gestão do tempo: veja sua importância e conheça estratégias eficazes

Não importa o que a gente faça, os dias continuarão com as mesmas 24 horas. O número parece insuficiente pra conseguir finalizar todas as tarefas necessárias. Pra quem tem um negócio próprio, o problema fica ainda maior e, aparentemente, insolúvel. Porém, é só aparência, porque a boa notícia é que existem maneiras efetivas de realizar uma boa gestão do tempo.

Com a adoção das melhores estratégias, fica mais fácil se programar melhor pra cumprir com suas obrigações sem sacrificar os momentos de descanso e de lazer. Saber como equilibrar as atividades diárias, incluindo os intervalos reservados ao sono e à alimentação, é fundamental pra que você atinja suas metas e objetivos enquanto empreendedor.

Quer saber como conciliar tudo isso de forma saudável? Confira as dicas que nós do Magalu preparamos pra que você seja mais efetivo e, assim, consiga vender mais!

O que é gestão do tempo?

A partir do momento em que você gere alguma coisa, independentemente do que seja, passa a controlá-la via utilização de ações e mecanismos específicos. Em se tratando de gerir o tempo, encontrar saídas pra otimizá-lo é mais do que essencial.

É só assim que conseguimos, de fato, priorizar a realização de atividades importantes, ou seja, aquelas realmente indispensáveis para as conquistas que almejamos. Repare que o propósito se aplica tanto à sua vida pessoal quanto à profissional. 

Qual é a importância de uma boa gestão do tempo?

Você já percebeu como a gestão de tempo está intimamente ligada à qualidade de vida? A ausência desse processo compromete as horas de sono, além de dificultar a realização de uma alimentação regular e saudável. Cedo ou tarde, a conta de uma rotina desgastante chega pra todo mundo.

Por outro lado, uma boa gestão de tempo auxilia na preservação de nossa saúde mental e, simultaneamente, deixa nosso corpo mais protegido contra problemas físicos, como o estresse muscular. Ao contrário do que possa parecer, esses aspectos dizem muito sobre o crescimento financeiro da sua empresa.

Eles são determinantes pra que você consiga conservar o foco e a eficácia, itens imprescindíveis pra que os procedimentos definidos sejam concretizados da melhor maneira possível, não é? Por sua vez, esse detalhe está relacionado à expansão da empresa em seu nicho de atuação. Afinal, ele diz respeito à credibilidade e à reputação dela no mercado.

Ao aprimorar o gerenciamento do tempo, seu trabalho passa a render mais, concorda? Consequentemente, seu negócio fica mais próximo de alcançar o lucro projetado. A maioria dos empresários até finaliza todas as etapas exigidas pela condução da organização. No entanto, fazem isso com excesso de pressa (a qual não deve ser confundida com rapidez), o que compromete a qualidade de execução dos processos. Nada bom, não acha?

O resultado final pode até se refletir em um aumento nas vendas, mas não necessariamente ligado a uma experiência do cliente de fato satisfatória. Lembre-se de que o sucesso de uma loja virtual, ou de qualquer outro negócio, depende da fidelização do seu público-alvo. Afinal, isso amplia a probabilidade do retorno dele às compras, colaborando pra a obtenção de um fluxo de caixa saudável.

Como fazer a gestão do tempo? 

Não é à toa que uma gestão de tempo deficitária deve ser incluída na lista de erros comuns no marketplace. Contudo, como aperfeiçoar o aproveitamento das horas usadas na administração do seu negócio na prática, pra deixá-lo mais produtivo? É o que vamos descobrir agora. Confira!

Adote um bom método

Entre os métodos de administração de tempo existentes, dois se destacam: são as técnicas Pomodoro e GTD (sigla do inglês Get Things Done — algo equivalente a faça as coisas, em português). A aplicação de ambas é relativamente simples, como você verá a seguir.

Técnica Pomodoro

Famoso, o método Pomodoro visa um melhor aproveitamento do tempo de trabalho em si, devidamente mesclado com intervalos de descanso. Com ele, você trabalhará em ciclos:

  • 25 minutos dedicados à execução de uma tarefa;
  • 5 minutos de pausa.

A grande vantagem da técnica é a maximização do nosso poder de foco, o que inibe a desconcentração.

Técnica GTD 

Aqui, a ideia é seguir 5 etapas em sequência:

  • 1 — escrever (literalmente) tudo o que deve ser feito. Você pode usar um simples papel e lápis, um bloco de notas do celular ou o espaço disponibilizado por um app, ok?;
  • 2 — verificar quais ações precisam ser realizadas em cada tarefa;
  • 3 — organizar a lista de atividades previstas;
  • 4 — revisar a lista anterior semanalmente e fazer as adições necessárias;
  • 5 — concretizar todas as tarefas listadas.

Planeje tudo com antecedência

Planejamento é tudo nessa vida, não é? Então, adquira o hábito de mapear as tarefas a serem efetuadas a cada semana, mês, semestre ou ano. Reveja o “quadro” de tempos em tempos.

Defina metas e prazos

Todas as operações precisam se embasar em metas e prazos atingíveis. Pra tanto, considere a equipe disponível pra finalizá-las e o tempo necessário. Quer uma dica? Faça metas menores, inseridas dentro de um objetivo maior.

Saiba priorizar as tarefas

A hierarquização de relevância das tarefas deve acompanhar justamente o período projetado pra concluí-las. Às vezes, atividades de menor importância podem ser feitas antes de partir pra outras, de maior urgência e que demandem mais tempo.

Habitue-se a delegar atividades

Saiba também reconhecer suas próprias limitações. Classifique as tarefas de acordo com a complexidade e as distribua pra colaboradores qualificados pra finalizá-las dentro dos prazos.

Desligue os aparelhos que possam distrair

Certifique-se de que o ambiente contribua pra um bom ritmo de trabalho. De nada adianta utilizar o método Pomodoro, por exemplo, se houver distrações no local. Então, mantenha foco total em cada etapa do procedimento que estiver em andamento, combinado? O ato de conferir redes sociais particulares no celular, por exemplo, fica pra depois, quando for oportuno.

Utilize aplicativos

O leque de apps criados pra ajudar na gestão do tempo é vasto! Duas ótimas opções são:

  • Trello (Android e iOS) — por intermédio de um painel dividido em colunas que representam a situação de cada tarefa em determinado momento. Isso facilita o monitoramento do que já está pronto e do que ainda precisa ser feito;
  • Microsoft to Do (pra Windows, Android, iOS) — muito intuitivo pra acrescentar e listar atividades.

Pra que os benefícios sejam mantidos no decorrer dos meses, as boas práticas de gestão do tempo exibidas acima precisam ser praticadas diariamente. Saber como administrar o tempo é fundamental pra que você consiga otimizar a logística e outros departamentos do seu negócio.

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