Google para PME: saiba se esse serviço é ideal pra você!

Reading Time: 3 minutes

O site Google Para PME acabou de ser lançado e tem sido bastante comentado, né? Esse serviço serve pra ajudar microempreendedores iniciantes a terem um plano de negócios e uma presença melhor na web. Mas será que é a ferramenta ideal pra dar mais visibilidade pra sua loja virtual? Pra te ajudar a decidir, nós aqui do Magalu vamos te contar um pouco mais sobre ela. Vem ver!

Ferramentas do dia a dia

Olha, o Google Para PME funciona assim: você acessa o site e a primeira etapa a cumprir é preencher o nome da sua empresa, tá? Daí ele vai ver se a sua loja já aparece na rede do Google.

Em seguida, se você não tiver o cadastro ainda, o site pergunta qual o seu objetivo. Por exemplo, se quer aparecer mais na internet ou pretende alcançar mais clientes. E se ficar na dúvida, tudo bem porque também pode escolher essa opção. Aliás, quase toda a comunicação no site se dá por cliques em botões, o que é bem prático!

São feitas bem poucas questões, viu? Então, a ideia é fazer uma análise inicial pra te dar ideias de como potencializar o início do seu negócio e projetar a imagem dele. Por exemplo, se você já tem um site, um dos passos que o Google Para PME pode propor é um teste a velocidade dele pra ver se o acesso é satisfatório. Isso é importante porque alguns estudos comprovam que a lentidão faz seu site perder visitantes, sabe?

Entre as soluções oferecidas, todas fazem parte da empresa Google e algumas são gratuitas, enquanto pra usar outras é necessário pagar. Algumas delas são:

  • Youtube: você já pensou em ter um canal no Youtube pra conversar com seus potenciais clientes? Num levantamento apresentado pelo Google, 90% das pessoas disseram que conheceram novas marcas ou produtos por meio desse site! E pode abrir esse canal de comunicação sem pagar nada!
  • Google Ads: se a sua empresa já tem um site, mas você quer que mais pessoas tenham acesso a ele, pode ser interessante contratar o serviço de anúncios Google Ads! Dá pra criar propagandas que aparecem nas buscas do Google, em sites parceiros e muito mais, viu? E dá até pra pagar apenas pela publicidade que fizer alguém entrar no seu site. Muito bom!
  • Google Analytics: esse serviço também é ótimo porque te ajuda a identificar de onde chegam os visitantes do seu site, se é de uma propaganda em site parceiro ou a pessoa digitou direto o endereço da sua página no navegador, por exemplo. Daí é possível investir no que tem dado certo ou entender melhor o que pode ser melhorado na sua estratégia de comunicação.

Outro detalhe é que você consegue saber com o Google Analytics quanto tempo o visitante ficou em cada página do seu site. Assim fica mais fácil descobrir o que tem chamado mais a atenção, né?

  • Google Maps: pras lojas que também contam com ponto físico, é ótimo ter um perfil no Google Maps informando seu endereço, meios de contato e até mostrando fotos do local! O cadastro é gratuito e deixa bem mais fácil seu negócio ser localizado por qualquer pessoa, viu?

E-mail: ter um e-mail com um domínio próprio, como seunome@suaempresa.com.br, dá um ar mais profissional pro seu e-commerce, né? E esse serviço também é disponibilizado pelo Google por um valor bem em conta!

Google Primer: quer melhorar seu conhecimento em empreendedorismo, marketing e outros temas que podem impulsionar sua empresa? É legal dar uma olhadinha no Google Primer! Tem vários cursos gratuitos, com aulas bem curtas e linguagem simples, que podem fazer bastante diferença no seu dia a dia!


E essas são apenas algumas das ferramentas oferecidas pelo Google Para PME, tá? Então, é legal acessar o site e ver a proposta que o serviço faz pro seu negócio! Mesmo que sua loja já tenha plano de negócios e uma estratégia de conquista ao cliente pelo menos é um jeito de avaliar se todas as oportunidades que essa gigante da comunicação oferece pra você tão sendo aproveitadas! Mas olha só: as ideias que eles oferecem são mais iniciais e daí cabe a você detalhar a atuação. Então, não é um conteúdo tão mastigado assim que eles dão!

Pra acessar o Google Para PME, basta clicar aqui! E se gostou da ideia de mostrar seus produtos no Youtube, mas não sabe tem a disponibilidade necessária pra gravar vídeos, uma saída é fazer sua divulgação em parceria com um influenciador digital. Pra saber mais sobre essa opção, é só clicar aqui!

Fala sério, aqui no Magalu é bem mais simples ficar por dentro de tudo que pode ajudar nossos parceiros no dia a dia, né?

Deixe seu comentário