Importância da embalagem

Qual é a importância da embalagem para a sua loja?

A importância da embalagem é um tema de estudos aprofundados do marketing, das vendas, do design e do desenvolvimento de produtos. Mesmo assim, muita gente desconsidera sua relevância. Qual é o resultado disso? Vários!

Quer exemplos? A marca pode parecer ter menos qualidade, se a embalagem não transmitir uma imagem positiva. O produto e a empresa podem ser menos valorizados, se o rótulo parecer algo improvisado. Até problemas legais tendem a ocorrer, se as informações obrigatórias não estiverem presentes.

De outro lado, ao dar a devida atenção às embalagens, você pode contar com o contrário de tudo isso: percepção de qualidade da marca, produto valorizado e adequação à legislação. Então, a gente separou algumas dicas pra você chamar a atenção do seu cliente não só pelo produto, mas pela embalagem. Vamos entender isso melhor? Acompanhe!

Qual é a importância da embalagem?

Você já deve ter ouvido que ainda existem muitos clientes que pesquisam pela internet e vão até as lojas físicas pra comprar, né? Geralmente isso acontece por dois motivos:

  • algumas pessoas ainda não têm confiança de comprar on-line;
  • outras querem ver, tocar, sentir, confirmar o tamanho, a cor e as características do produto, já que as imagens, os vídeos e as descrições não bastam pra elas.

O que acontece é que, quando a gente faz uma compra online, compramos uma imagem, não é mesmo? Principalmente quando é a primeira vez que adquirimos determinado produto.

Ficamos ansiosos pela chegada. Muitas vezes, acompanhamos dia a dia o rastreamento do produto, pra sabermos quando ele vai chegar. Aí chega a caixinha, caixa ou caixona na nossa casa e já corremos logo pra abrir. Tem até gente que filma e publica essas experiências de recebimento e ganham seguidores com isso.

Essa é a hora de impressionar e entender a importância da embalagem. Antes mesmo de ver o produto, o cliente vê o seu formato. É quando ele tem a primeira impressão e o primeiro contato, depois da foto que ele viu pela tela do celular ou do computador.

E como será que é essa primeira impressão dos clientes com os seus produtos? Como você envia suas embalagens? Como seleciona os tamanhos ou o material? Pense sobre isso!

Como chamar a atenção do seu cliente com a embalagem?

Ok, você já entendeu a importância da embalagem, mas como a gente pode usá-la pra encantar o cliente? Garantindo proteção ao produto, transporte eficiente e custos menores.

Aliás, a questão do gasto é outro fator pra considerar. Embalagens que ocupam espaço desnecessário podem encarecer bastante o transporte, especialmente em longas distâncias. Vamos às dicas?

Siga as regras

Dependendo do tamanho de seus produtos ou se você os envia por Correios ou transportadoras, pode ser necessário obedecer às regras preestabelecidas. Em geral as empresas têm normas e padrões de embalagens.

Contudo, você pode seguir esses critérios com personalidade, sem deixar de incluir os seus diferenciais. As regras são pra ajudar e facilitar o manuseio dos produtos, então, é muito importante segui-las.

Tenha atenção ao tamanho adequado

Combine o tamanho da embalagem com o volume dos produtos. Evite usar pacotes muito grandes pra objetos pequenos, pois isso pode fazer com que ele se movimente muito e chegue danificado até a casa do cliente.

É comum usarmos plástico bolha, jornal ou outro tipo de material pra proteger os produtos, principalmente os que são mais delicados ou que estão em uma embalagem muito maior. Nesse caso, lembre-se de ser sustentável e procurar opções que não prejudiquem o meio ambiente.

Use material de qualidade

Produtos delicados, como vidro, exigem embalagens mais reforçadas pra que eles não sofram avarias no caminho. Vale lembrar que um produto avariado vai gerar logística reversa, trazendo um custo pra sua empresa.

Cada tipo de produto exige um material de embalagem, como os produtos perecíveis, que precisam ficar longe do calor e da umidade. Ou, então, produtos líquidos, que precisam ser lacrados pra não vazarem.

Invista em um diferencial

Tenha embalagens da sua marca com diferenciais característicos que chamem a atenção dos clientes. Elas são responsáveis pela primeira impressão e merecem ser desenvolvidas com carinho, combinado?

Pense no que seus produtos têm de mais importante e evidencie na embalagem. Demonstre, por exemplo, preocupação com o meio ambiente, use materiais reciclados ou indique a melhor forma de descarte. Aproveite esse espaço pra mostrar detalhes da sua marca que talvez o cliente não conheça.

Personalize e fidelize

Que tal desenvolver embalagens personalizadas, enviar recados escritos à mão ou com o nome do cliente, demonstrando cuidado e atenção? Aproveite essa oportunidade pra fazer com que o consumidor conheça mais sobre sua loja e se lembre da marca na próxima compra.

Deixe uma mensagem

A embalagem e o produto são pontos de contato entre sua empresa e o cliente. Você pode mandar uma mensagem pela embalagem, como um cartão de agradecimento, folheto informativo, uma promoção publicada no Magalu, dicas de uso do produto e avaliações de quem já comprou, desde que, no caso de vendas feitas por meio do marketplace, não o direcione diretamente para o seu site. Use a criatividade e não deixe de estimular uma relação contínua com o público.

Quais são os principais tipos de embalagem na logística?

A embalagem tem que ser funcional, segura e atrativa. Vamos conhecer alguns tipos que você pode usar pra conseguir isso:

  • primárias: têm contato direto com o produto, como as de creme hidratante;
  • secundárias: armazenam as primárias, como as caixas de papelão fina, que envolvem os tubos de pasta de dente;
  • terciárias: armazenam as secundárias pra facilitar o transporte e o manuseio;
  • quaternárias: acondicionam várias embalagens terciárias, como os paletes de transporte;
  • quinto nível: bons exemplos desse tipo de embalagem são os contêineres, usados pra longas distâncias.

Entre esses vários tipos, os mais usados por quem tem uma loja online são as primárias e as secundárias, pra armazenagem do produto e despacho da mercadoria, respectivamente.

Contudo, é importante conhecer os vários tipos pra entender as funções das embalagens. Além da aparência, elas precisam garantir a integridade do produto no transporte, o que é determinante para o sucesso de uma loja virtual.

Por que se preocupar com o tipo de embalagem?

Como já comentamos, a função da embalagem não é apenas a de transmitir uma boa imagem. Ela também é importante na logística, nos custos e processos. Por isso, elas podem ser usadas pra agilizar entregas e diminuir custos.

As principais características das embalagens aplicadas à logística são a função de armazenamento, de movimentação, manuseio e aproveitamento de espaço. Produtos frágeis, por exemplo, exigem alta proteção das embalagens secundárias, terciárias, quaternárias e de quinto nível.

Por outro lado, problemas técnicos nas embalagens podem:

  • danificar produtos;
  • atrasar entregas, quando eles precisam ser substituídos;
  • aumentar os custos, por maior necessidade de espaço ou alta incidência de logística reversa;
  • prejudicar a experiência de compra, em razão de demora na entrega e outros problemas.

Pra terminar, é muito importante que a gente pense na importância da embalagem de diferentes modos, dependendo de cada caso. Ou seja, uma boa embalagem pra transportar leite não serve pra uma roupa de grife. Do mesmo modo, uma marca que se posicione como ecologicamente correta, precisa de uma atenção ainda maior pra questão ambiental.

Deu pra desenvolver uma visão mais ampla da importância da embalagem? Então, divida essa informação. Basta compartilhar este post nas suas redes preferidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa