a importância do e-commerce para as empresas

Qual a importância do e-commerce para as empresas?

Os hábitos dos consumidores mudaram demais nos últimos anos! E hoje, comprar algo nunca foi tão fácil. Com uma simples pesquisa em buscadores da internet, temos acesso a diversos sites de e-commerce e podemos adquirir produtos e serviços de maneira fácil, prática e segura.

Não é incrível?

Cada vez mais pessoas compram dessa forma, então não dá pra negar a importância do e-commerce para as empresas. Não é à toa que o setor segue em larga expansão há anos: segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, as vendas pela internet no país aumentaram 47% só no primeiro semestre de 2020. Um número e tanto!

Se você tem uma loja física e quer expandir as oportunidades de negócio, vai ler este post até o final. Chegou a hora de o Magalu te explicar a importância do e-commerce para as empresas e mostrar os principais benefícios do investimento em vendas online. 

Tome nota da lista!

Ebook como vender mais no marketplace

Maior alcance de público

O e-commerce rompe limitações geográficas, permitindo que produtos e serviços sejam comercializados para um determinado público-alvo em qualquer região que a empresa desejar.

Na verdade, é possível vender pra todo o território brasileiro e até pra outros países, sabia? Com um bom planejamento logístico, sua marca alcançará mais pessoas, seja lá onde elas estiverem.

Mas isso não quer dizer que você deva abrir mão de sua loja física, caso tenha uma, pois as pessoas tendem a confiar muito mais em marcas que têm presença física e virtual. O ideal, então, é integrar as lojas online e offline pra garantir uma experiência de compra completa aos consumidores, sobretudo se eles tiverem receio de adquirir produtos e serviços pela internet.

Confira, a seguir, três dicas simples pra integrar suas lojas:

  • ofereça a possibilidade de retirada de produtos comprados online diretamente na loja física;
  • mantenha os preços e as promoções iguais em ambas as lojas;
  • permita a troca e/ou a devolução de produtos adquiridos online na loja física. 

Facilidade em anunciar o negócio

Uma das principais vantagens do e-commerce é a possibilidade de vender inúmeros tipos de produtos físicos, como eletrodomésticos, roupas e comida, e digitais, como e-books, tutoriais e aplicativos.

Pra a internet, na verdade, não há barreiras: serviços de hospedagem, consultoria e cursos, por exemplo, podem ser facilmente oferecidos no meio digital. Resumindo: não importa o tipo de produto ou de serviço que você comercializa ou, ainda, se o negócio tem pequeno ou médio porte.

Saiba que na web há espaço pra todas as empresas, independentemente do segmento e tamanho. No entanto, o Magalu dá a dica de ouro: um canal de vendas online difere-se bastante de uma loja física.

Por isso, antes de embarcar no mundo digital pra conquistar mais diferenciais competitivos pra sua marca, faça um planejamento estratégico bem detalhado, considerando a concorrência, a segurança logística e o perfil e a experiência do cliente, tudo bem?

Garante praticidade aos clientes

Que cliente não gosta de praticidade e facilidade na hora de adquirir produtos e serviços?

Com o e-commerce, isso é possível, afinal, a compra pode acontecer em qualquer lugar, de qualquer dispositivo eletrônico, e sem a necessidade de enfrentar trânsito, estacionamentos lotados e filas gigantescas. Bastam alguns cliques pra que o consumidor tenha aquilo que deseja com rapidez, segurança e pouca burocracia.

Embora todo esse processo de compra e venda online seja simples, sabemos que o ambiente digital pode ser desafiador para alguns empreendedores. Por isso, apostar em um marketplace é uma boa opção, sobretudo pra empresas que ainda estão dando seus primeiros passos no comércio eletrônico.

Saiba que as vantagens de vender em marketplace são inúmeras. Mas, para que o seu negócio seja bem-sucedido na web, é fundamental buscar um parceiro confiável. Ele precisa oferecer serviços de qualidade, que facilitem o dia a dia e potencializem as vendas.

E sabe quem atende a todos esses requisitos? O e-commerce mais premiado do Brasil: o Magalu Marketplace.

Funciona 24 horas por dia

Com um e-commerce, sua empresa fica aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo finais de semana e feriados.

Todos os seus produtos permanecem disponíveis para o público-alvo, independentemente do horário de funcionamento da loja física. Essa disponibilidade é atrativa ao cliente, que poderá realizar as compras no horário que for mais conveniente. Viu como a importância do e-commerce para as empresas é inegável?

Oferece mais informações sobre os produtos

Por meio de uma loja virtual, os clientes têm a chance de buscar mais informações sobre um produto ou serviço. Por isso, é essencial fornecer descrições detalhadas, atualizadas e que respondam às principais dúvidas do consumidor de forma clara e objetiva. Dá até pra incluir fotos e vídeos, tornando o anúncio muito mais interativo e completo.

A descrição de produto para e-commerce permite ressaltar as qualidades e benefícios daquilo que comercializa. Ela funciona como uma ferramenta essencial para o posicionamento de uma marca, bem como fechamento de vendas pela internet. É uma etapa importante do comércio eletrônico e que beneficia também as vendas na loja física, sabia?

Isso porque alguns clientes gostam de pesquisar informações de empresas e de produtos primeiramente na internet pra, então, realizar as compras direto na loja física.

Pra essas pessoas, a loja virtual funciona como um catálogo online, sendo determinante pra conquistar o consumidor. Assim, a descrição do produto precisa ser atrativa o suficiente pra estabelecer a autoridade de marca e, claro, pra que o cliente entenda aquilo que você vende. 

Esse foi o conteúdo do Magalu sobre a importância do e-commerce para as empresas! Existem diversas vantagens em apostar nas vendas online, não é mesmo? Agora que você já sabe mais informações sobre o assunto, lembre-se de realizar um planejamento estruturado antes de embarcar no mundo digital.

Afinal de contas, será necessário avaliar algumas questões importantes, como as opções de frete, as formas de pagamento e a hospedagem de sua loja virtual.

Gostou da lista do Magalu e acredita que ela será útil pra mais pessoas? Então, compartilhe nosso post nas redes sociais e mostre aos seus contatos que você se atualiza com as melhores dicas de e-commerce!

Cadastro plataforma magalu marketplace

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa