indicadores de vendas

Indicadores de vendas: conheça 6 que você não pode deixar de acompanhar

Você sabe o que são indicadores de vendas? Basicamente, são métricas que ajudam a acompanhar a performance do seu marketplace, mostrando quais áreas precisam de mais atenção, onde é possível melhorar, quais resultados já foram alcançados, entre outros pontos essenciais. Portanto, devem estar ligados ao planejamento estratégico da sua empresa.

No entanto, pra conseguir aumentar suas vendas online, é fundamental que você saiba quais são esses KPIs de vendas. Por isso, separamos os principais para a seu negócio, explicando cada um deles. Vamos conferir?

1. Visitantes mensais no site da loja

Pra começar a nossa lista de indicadores, não poderíamos deixar de citar a métrica que mede o total de visitas mensais no site do seu marketplace. Esse indicador é importante para o e-commerce porque é uma informação essencial pra motivar lojistas a venderem em seu canal de vendas.

Além disso, a primeira etapa pra realizar uma venda é fazer com que os clientes acessem seu site. Outro ponto importante nesse indicador é saber, por exemplo, se existe a necessidade de reformular sua estratégia de marketing pra trazer mais visitantes.

2. Taxa de conversão

Uma métrica de vendas fundamental para o bom planejamento da sua empresa é a taxa de conversão. Seu objetivo é analisar o total de visitas na sua loja virtual e descobrir quantas foram convertidas em vendas. Por meio desse cálculo é possível saber se o seu negócio está vendendo tanto quanto o esperado.

3. Ticket médio

O ticket médio é um indicador de desempenho que representa a média de valor das compras individuais feitas no site da sua loja virtual. Porém, considera todas as compras realizadas por todos os clientes em certo período. Dessa forma, a conta correta pra saber o ticket médio é dividir o total do valor adquirido pela quantidade de vendas.

4. Churn Rate

Entre as métricas de vendas que você não pode deixar de acompanhar no marketplace, está o churn rate. Ele é responsável por medir a quantidade de clientes que pararam de comprar os produtos da sua loja virtual.

O cálculo desse indicador é bem simples: basta dividir o número de clientes que você perdeu pela quantidade total de consumidores que tinha no começo do período analisado. Depois disso, pra saber o resultado da porcentagem correta, multiplique por 100.

5. Entregas em atraso

Para que o seu negócio tenha credibilidade no mercado das vendas online e a confiança dos clientes, é fundamental que a sua loja virtual consiga fazer todas as entregas no prazo.

Portanto, pra fazer isso, procure controlar o indicador de entregas em atraso, deixando o mais próximo possível de zero. Dessa forma, faça a divisão do total de entregas fora do prazo pelas entregas locais.

6. Taxa de devolução

Esse é um dos indicadores de vendas pra marketplace que, por influenciar diretamente a satisfação dos clientes, também deve ter o menor resultado possível. É só fazer a divisão da quantidade total de produtos devolvidos pelo número total de entregas em um certo período.

Os indicadores de vendas são fundamentais para o planejamento, a operação e a gestão do seu marketplace. Acompanhá-los de perto e aplicá-los em suas decisões fará com que a sua empresa alcance um patamar superior em satisfação de cliente, qualidade e faturamento.

Gostou do tema? Então se cadastre abaixo pra receber os nossos conteúdos por e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa