Integração marketplace

Veja as possibilidades de integração no marketplace

Pra começar a vender pela internet, não basta só fazer o cadastro em uma plataforma de e-commerce. A gente também precisa pensar em controle de estoque, gerenciamento de pedidos, frete, meios de pagamento, entre outros detalhes. Por isso, precisamos de ferramentas que façam a integração no marketplace.

É desse jeito que você consegue automatizar diversos processos e ações dentro da sua loja, além de centralizar tudo pra ficar mais fácil gerenciar. Existem diversas possibilidades pra fazer essa integração, sabia? Elas atendem exatamente ao que o seu público e o seu negócio precisam.

Pedimos a colaboração de um especialista pra explicar um pouco mais sobre esse assunto pra você. O Coordenador Comercial do Magalu Marketplace, Alexandre Moron, nos ajudou a entender o que é a integração, como ela é feita, o que é preciso pra fazer, suas vantagens e outras informações. Vem com a gente!

O que é a integração no marketplace?

Como explicamos na introdução, pra que uma loja funcione no marketplace ela precisa de diversas ferramentas e recursos. A integração no marketplace consiste em integrar sistemas externos à plataforma em que sua loja foi criada, para centralizar informações e automatizar as operações.

Alexandre explica melhor como funciona: de maneira prática, uma loja que utiliza uma integração de sistemas tem a possibilidade de sair de um patamar de produtividade unitária para uma massiva. Ou seja, passa de um indivíduo manuseando as informações, para um sistema enviando e absorvendo dados entre diferentes plataformas.

Segundo o especialista, essa integração no marketplace é indicada para as lojas que querem expandir a operação conectando todos os canais. Além delas, é uma boa estratégia pra quem já está conectado a diversas operações de venda no varejo, mas quer centralizar a gestão delas em um só lugar.

Essa também é a grande vantagem da integração no marketplace. Alexandre esclarece que, trabalhando com o integrador, operamos só um campo de interação digital, onde estarão os produtos, os pedidos, o estoque e tudo mais que pertence à loja. Podemos estabelecer regras previamente pra que todos os sistemas conectados sigam o que foi predefinido.

Como essas integrações são feitas?

Pra fazer a integração no marketplace é preciso definir qual integrador será utilizado. É basicamente o tipo de serviço que você vai integrar, como o serviço de frete ou as plataformas e meios de pagamento.

É possível integrar as ferramentas utilizando linguagens como o XML (Extensible Markup Language, ou linguagem de marcação). Mas no Magalu as coisas são mais práticas, pois é utilizada uma API (application programming interface), ou seja, um elemento de programação de aplicações.

Alexandre explica que essa tecnologia permite fazer a conexão entre diferentes sistemas digitais utilizando uma chave de acesso (token) fornecido pra cada parceiro de maneira exclusiva. Assim, conecta o painel do seu integrador ao da plataforma no Magalu.

Parece complicado, mas não tem erro, já que os parceiros do Magalu Marketplace também recebem suporte pra essa parte de integração do sistema de vendas. Toda a etapa, desde a conexão até o envio do catálogo e ativação da loja, é coberta pelos tutoriais disponíveis nos canais do Magalu.

O que é preciso para integrar o marketplace?

É importante ressaltar que você não precisa ter uma loja virtual pra fazer integrações com o marketplace. De acordo com Alexandre, existem integradores que permitem fazer essa conexão, outros possibilitam abrir uma loja virtual própria. Tem ainda aqueles que funcionam como um sistema integrado de gestão (ERP), entre outras possibilidades.

Sendo assim, não é necessário que você já tenha sua loja pra depois aderir ao marketplace e fazer a integração nele. Basta ter uma loja física ou apenas um estoque pra iniciar as suas negociações digitais e começar a utilizar um sistema integrado.

Porém, é preciso contratar o integrador e, como existem diversos no mercado, o especialista do Magalu recomenda analisar funcionalidades e preços, a fim de identificar aquele que melhor atende às suas demandas e que se alinha com o sistema de trabalho que você quer adotar.

Pra fazer a integração no marketplace do Magalu você vai precisar criar o seu cadastro na plataforma. Logo, após finalizá-lo, vai receber o seu token API pra poder conectar os sistemas. Como dito, tudo isso sem dificuldades, bastando seguir os tutoriais disponíveis nos canais do Magalu.

Alexandre lembra que existe também o ponto de vista do integrador. Ele pode ter acesso à nossa documentação API e desenvolver a integração ao ecossistema do Magalu Marketplace. Pelo Acelera com Magalu, é possível que um integrador se cadastre e conecte lojas ao Magalu Marketplace.

Quais os tipos de integração existentes?

Viu que a integração no marketplace traz diversas possibilidades, tanto pra quem tem uma loja virtual quanto pra quem não tem? Se você pretende trabalhar com o marketplace e abrir a sua própria loja virtual, vale contratar integradores que ofereçam esse tipo de solução. Isso também vale caso queira, por exemplo, um sistema ERP pra fazer a gestão.

A gente também explicou que é possível integrar diversas ferramentas e facilidades, que vão beneficiar tanto o seu cliente quanto a sua loja. Desse modo, garante que você mantenha as operações organizadas, bem controladas e em fácil acesso.

Com a integração no marketplace é possível, por exemplo, otimizar a logística. Afinal, conseguimos fazer o controle de estoque, além de integrar com o sistema dos Correios ou de transportadoras, pra descomplicar o frete.

Outra possibilidade muito importante é a diversificação das formas de pagamento. Integrando sistemas você pode disponibilizar diversos meios pra que os seus clientes paguem as compras, e isso ajuda bastante a atrair mais público. As pessoas querem facilidades e poder escolher os métodos que cabem no seu bolso.

Sabia que até um sistema de chat online pode ser integrado? Essa é uma forma de aprimorar o atendimento oferecido ao consumidor, abrindo mais um canal de comunicação pra conversar com você e a sua equipe. Aproveite e integre também o e-mail como uma alternativa para envio de mensagens.

Por que contar com o Magalu Marketplace?

Alexandre explica que existe um programa de benefícios em que os nossos integradores conseguem proporcionar inúmeras vantagens aos seus clientes conectados ao Magalu. Um exemplo é a possibilidade de que novos parceiros consigam uma comissão reduzida por um período determinado.

No Magalu Marketplace você também encontra diversas possibilidades de integração, como:

  • integração de catálogo: produto, preço, estoque, título, descrição, fotos, atributos, entre outros dados que existam no anúncio;
  • integração de pedidos: informativo de qual é o produto, dados do cliente, valores da venda;
  • integração de etiquetas de envio (pelo Magalu Entregas), frete tradicional e sistemas de frete: regiões, faixas de peso, preços e prazos.

Viu só quantas facilidades você pode ter com a integração no marketplace? E a boa notícia é que não precisa ter uma loja virtual pra isso, só os produtos que serão disponibilizados para o seu público. Mas não se esqueça de contratar bons integradores para oferecer um atendimento de qualidade ao cliente e não ter dificuldades na hora de gerenciar o sistema.

O Magalu ajuda você a descomplicar o processo de integração no marketplace. Entre em contato com a gente pra descobrir como se tornar um parceiro e aproveitar essa oportunidade!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa