livros de empreendedorismo

8 livros de empreendedorismo que você deve ler

Informação não falta pra quem quer aprender e se aprimorar em determinada área. Se o seu objetivo é abrir um negócio, vá além dos materiais digitais pra ampliar as fontes de consulta. Você pode encontrar dados valiosos e muito mais conselhos nos tradicionais livros de empreendedorismo.

Os títulos impressos não perdem espaço e podem ser grandes aliados no seu projeto de lançar uma ideia ou propor uma solução para o mercado. Inclusive, servem como complemento dos vídeos e arquivos de áudio presentes na internet, a exemplo dos podcasts sobre empreendedorismo.

Variar os autores é importante para obter lições positivas e começar sua atividade com mais segurança. Se você não sabe por onde começar, fique de olho na lista que preparamos e monte um repertório completo!

1. A mente do empreendedor — Kevin D. Johnson

Liderança de equipes, delegação de tarefas e gestão financeira são práticas relevantes para todo profissional que deseja estar à frente de uma empresa. É por isso que a obra “A mente do empreendedor” merece aparecer entre as sugestões de livros de empreendedorismo.

Nela, você conhecerá os principais itens que constituem o pensamento de quem coordena um negócio: estratégia, educação, pessoas, finanças, marketing e vendas, liderança e motivação. A finalidade é preparar o leitor para lidar com diferentes cenários e enfrentar todos os desafios com a cabeça aberta.

2. Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie

O material se estrutura em forma de dicas para que o leitor entenda as melhores técnicas para abordar diferentes grupos. Ele resulta de um estudo intenso nos campos da liderança e da psicologia, o que permite que você imagine situações e saiba como lidar com cada uma delas.

Como fazer amigos e influenciar” pessoas está entre os principais livros para empreendedores online por conta da relevância de seu conteúdo e pela facilidade de acesso. Afinal, ele está disponível em várias plataformas de vendas e nos principais marketplaces do mercado.

3. Incansáveis — Maurício Benvenutti

Se você procura livros de empreendedorismo com foco nas transformações que impactam esse tipo de atividade, invista no título “Incansáveis“. Como o próprio nome entrega, é uma obra que demonstra o valor da inovação e da persistência, ambas essenciais pra quem quer superar as dificuldades típicas dos gestores.

É um material que inspira qualquer indivíduo interessado na carreira de autônomo ou que busca conduzir uma grande marca. Isso inclui futuros empresários, executivos e demais perfis capacitados a quebrar padrões. Aqui, você encontrará várias histórias de sucesso pra ter como referência.

4. Negócios Digitais — Alan Pakes

A internet trouxe um ambiente repleto de possibilidades para os empreendedores divulgarem suas ideias e atrair clientes. Nesse sentido, é esperado que pessoas com foco em abrir um negócio estejam sempre atentas ao que acontece no meio virtual — dominando conceitos de vendas e marketing.

Uma boa maneira de se preparar, seja qual for o seu nível de conhecimento na área, é ler o conteúdo de “Negócios Digitais“. Nele, você vai aprender como tirar proveito dos principais recursos oferecidos pelas plataformas online. Poderá conferir, inclusive, exemplos de experiências bem-sucedidas pra manter a motivação em alta.

5. Mindset: a nova psicologia do sucesso — Carol Dweck

Essa obra chama a atenção entre os livros de empreendedorismo por abordar o poder da mente na conquista de objetivos. A autora defende que o modo como encaramos a vida e seus inúmeros processos impacta diretamente os resultados nos negócios.

Assim, a proposta com a produção de “Mindset: a nova psicologia do sucesso” é indicar caminhos favoráveis à construção e manutenção de projetos. Vale a pena se inspirar com os conselhos e as orientações apresentadas nas páginas, pois essas ideias vão ajudar você a despertar seu potencial ao máximo.

6. O poder do hábito — Charles Duhigg

A obra é conhecida por representantes de várias atividades que envolvem a concepção de um negócio, desde práticas alternativas do mercado até empreendedorismo feminino. Isso porque traz um passo a passo eficaz de como adotar hábitos que fortaleçam diferentes áreas da vida.

Ao ler “O poder do hábito“, você terá a impressão de que conciliar diversas rotinas é uma tarefa simples. E realmente pode ser, desde que ações importantes sejam aplicadas todos os dias. Para o autor, qualquer indivíduo é capaz de dar conta de afazeres que envolvem a família, o trabalho e os estudos. Basta identificar os padrões que estão impedindo o alcance das metas.

7. Quem pensa enriquece — Napoleon Hill

Mais uma indicação interessante entre os livros de empreendedorismo, essa obra tem uma proposta parecida com a anterior. Afinal, reforça o poder de alinhar os pensamentos às práticas diárias pra atingir um objetivo.

O autor de “Quem pensa enriquece” indica que as consequências de muitas atitudes dependem da maneira como foram idealizadas. Ou seja, pra que donos de empresas e demais profissionais consigam enriquecer, primeiro precisam controlar as mensagens que chegam ao campo mental.

O título também traz um resumo sobre os principais tipos de medo que tendem a preocupar as pessoas e impedir que avancem no ritmo desejado.

8. O investidor inteligente — Benjamin Graham

No material com mais de 600 páginas, o autor aborda vários aspectos envolvidos em um investimento, como risco, perfil, mercado, especulação e renda fixa ou variável. Como a aplicação de recursos está entre as tarefas básicas de empreendedores, compensa folheá-lo do início ao fim.

A principal vantagem está na apresentação didática de conceitos dominados por poucos. “O investidor inteligente” dá noções básicas dos fatores que causam oscilações nos preços de produtos e serviços, bem como dos perigos que costumam acompanhar o mercado. Dessa forma, você terá mais preparo pra lidar com imprevistos.

E então, o que achou das nossas indicações de livros de empreendedorismo? Esperamos que consiga ter contato com boa parte deles e receba as melhores orientações para construir um futuro de sucesso. Lembre-se de renovar essas fontes de consulta sempre que possível, a fim de manter os saberes atualizados.

Agora, compartilhe esta lista em suas redes sociais pra ajudar outras pessoas que querem empreender com mais segurança!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa