Logística | Boas práticas para ter uma reversa eficiente

Reading Time: 2 minutes

O que você pode fazer para garantir uma gestão de logística reversa eficiente?

Estamos buscando constantemente prestar ao nosso cliente a mesma experiência de compra tanto no site, quanto no Marketplace. E você é parte fundamental nesse processo, por isso, vamos abordar um ponto muito importante para alcançarmos esse objetivo, trata-se do processo de logística reversa!

Dica 1: Ter processos claros e bem estruturados
Sabemos que processos bem estruturados são importantes na gestão de uma empresa e no que tange a logística reversa, não poderia ser diferente, por isso, você deve ter fluxos de tarefas bem estabelecidos e deixar claro quais etapas devem ser seguidas até o final do processo, a fim de controlá-lo para evitar custos e tarefas desnecessárias.

Dica 2: Criar e acompanhar indicadores de desempenho

Os indicadores de performance, também chamados de Indicadores Chave de Desempenho, representados pela sigla KPI, em inglês (Key Performance Indicator) são elementos fundamentais para administrar o resultado dos processos, identificar falhas e elaborar planos de ação mais assertivos. No que se refere a logística reversa, você pode acompanhar, por exemplo, o percentual de trocas e devoluções sobre o faturamento, os principais motivos para a solicitação de trocas e devoluções, entre outros indicadores.

Dica 3: Cuidar da gestão do estoque

Possuir uma boa gestão de estoque é indispensável para garantir bons resultados na logística reversa. Sendo assim, é indicado que em casos de troca, você realize o processo da forma mais rápida possível para que o cliente não tenha que esperar muito tempo para receber o produto , por isso, é importante dispor de um volume mínimo de estoque para realizar substituições.

Outro ponto relevante é no momento de realocar os produtos devolvidos. No que tange ao item físico, é indicado verificar se há algum dano na embalagem ou no próprio produto e feito isso guardá-lo de forma adequada. O próximo passo, é recolocar esse produto no seu sistema para que ele fique disponível para venda.  É importante ressaltar que o descaso com esse processo pode ocasionar queda na qualidade do atendimento e perda de vendas por indisponibilidade de itens.

Dica 4: Contar com parceiros confiáveis

Nós sabemos que o processo de logística reversa pode ser desgastante para o cliente e para o seller, por isso a equipe de pós venda do Magalu Entregas está disponível para tornar esse processo mais simples e rápido. Entretanto, é importante que você siga as boas práticas para que possamos, juntos, propiciar a melhor experiência possível para todos os envolvidos no processo.

E aí curtiu as dicas? Então, vamos colocar em prática as e propiciar uma boa experiência de compra para o cliente.

Deixe seu comentário