mãe empreendedora

Como se tornar uma mãe empreendedora de sucesso?

Será que é possível ser mãe empreendedora? Adiantamos pra você: é claro que sim! Existem várias oportunidades de negócios em que as mulheres podem apostar pra conciliar o trabalho com a maternidade da melhor maneira.

Não é à toa que vemos mulheres empreendedoras nos mais variados setores do mercado, que conseguem alcançar o sucesso não apenas nos negócios como também na vida pessoal.

Se esse também é o seu objetivo, vale a pena apostar em algumas estratégias pra conciliar a maternidade com o trabalho de forma equilibrada e crescer. Acompanhe o nosso post e fique por dentro de ótimas dicas!

Faça cursos na área

Um dos primeiros passos para ter sucesso em qualquer iniciativa é a busca pelo conhecimento. Informações sobre a área em que se está inserindo, as melhores técnicas de vendas, as práticas mais adequadas para o segmento do mercado: tudo isso pode ser obtido por meio dos estudos.

É por esse motivo que fazer cursos para empreendedores é uma excelente ideia. Além disso, saiba que existem conteúdos práticos e versáteis, que podem ser facilmente encaixados em sua rotina. Desse modo, você pode aproveitar o tempo livre para aprender um pouco mais e criar um bom planejamento para o seu negócio.

Invista em um nicho com o qual você tenha afinidade

Nada melhor do que estar em um espaço em que você se sente confortável. Isso traz mais motivação, segurança e, é claro, conhecimento. Por esse motivo, é interessante investir em um nicho com o qual você já tem uma certa afinidade.

Pra identificar um nicho no qual valha a pena trabalhar, reflita um pouco sobre os trabalhos que você já teve ao longo de sua vida, as suas principais habilidades profissionais e, principalmente, as suas preferências. 

Além disso, fica aqui mais uma dica: às vezes, uma simples atividade que você fez por um dia já ajudou a conhecer melhor uma área e a ter uma maior dimensão de como esse nicho funciona no mercado. Desse modo, considere todas as suas experiências envolvendo segmentos em que você se interessa.

Defina metas e objetivos

Conseguiu ter uma ideia para empreender? Então, agora é hora de se voltar para o planejamento. Lembre-se de que essa é uma etapa indispensável pra que um negócio tenha sucesso, além de que ajuda a evitar muitas dores de cabeça.

Dentro do planejamento, vale a pena incluir algumas metas e objetivos. Afinal, quando você tem em mente aonde quer chegar, fica muito mais fácil definir o caminho a ser percorrido, não é mesmo?

Não tenha medo de ousar nas metas e nos objetivos. No entanto, é importante manter os pés no chão ao definir em quanto tempo você pretende alcançá-los. Quer um exemplo? Então, vamos lá!

Suponha que você tenha interesse em vender bijuteria online. Ao abrir a sua loja virtual, seja diretamente em um e-commerce ou apostando em um marketplace, você consegue uma média de 30 clientes mensais em cerca de 6 meses.

No entanto, pense que a sua meta é ter uma média de 1.000 clientes por mês em cerca de 2 anos. É errado definir esse objetivo? Claro que não. Só que vale a pena dividi-lo em pequenas metas, como conquistar mais 50 clientes a cada mês, por meio de ações promocionais e divulgação da marca.

Ou seja, defina objetivos e, inclusive, utilize-os pra criar metas. Assim, as medidas que você adota em seu negócio podem contribuir para o crescimento da sua loja, de forma produtiva e sustentável.

Observe a concorrência

Depois de definir o segmento no qual você quer vender e começar a planejar como é possível colocar as ideias em prática, é preciso prestar atenção em outro ponto muito importante do mercado: a concorrência.

Sabia que conhecendo os negócios concorrentes você consegue, inclusive, planejar melhor o seu próprio empreendimento? Utilizando o exemplo anterior, vamos imaginar que você saiba de duas lojas que vendem bijuterias pela internet.

O que fez com que você conhecesse esses negócios? Foi um anúncio que apareceu em sua rede social ou pessoas os indicaram? Quais são as avaliações que esses estabelecimentos recebem? Quais tipos de produtos são vendidos nas lojas?

Essas são perguntas básicas e que dão ótimas ideias pra investir no seu negócio. Por exemplo, se a principal força dos concorrentes é um anúncio, você sabe que vai precisar desembolsar um pouco mais nesse quesito para manter o seu negócio competitivo.

Por outro lado, se a fraqueza das outras lojas é não dar uma boa atenção aos clientes no pós-venda ou ter pouca diversidade nos produtos, você já sabe no que deve apostar para se destacar no mercado. Assim, é possível rapidamente conquistar os clientes que estão em busca desse diferencial e conquistar o seu espaço nesse nicho.

Venda produtos online

A venda de produtos no ambiente online é uma ótima prática. Afinal, mais pessoas podem conhecer a sua loja e encontrar justamente o que estavam procurando. Isso sem contar que as lojas virtuais também oferecem várias vantagens pra quem está empreendendo.

Já que você é uma mãe empreendedora, que tal aproveitar esse tema com o qual você já tem afinidade? Demonstrando domínio sobre o assunto, você já tem de tudo pra criar uma maior proximidade com os clientes e começar com um diferencial.

Dentro desse nicho, é possível vender produtos infantis, brinquedos, itens para as mães, entre vários outros. Além disso, investindo em uma loja online, você não tem a necessidade de estar em um ponto presencial o dia inteiro e ainda pode fechar vendas a qualquer momento.

Ao vender em um marketplace, por exemplo, você tem uma plataforma pronta pra começar as suas vendas. Além disso, esse é um espaço com um grande volume de visitantes, o que pode aumentar a visibilidade de sua loja logo de início, permitindo que o seu negócio seja um sucesso rapidamente.

Gostou das dicas para se tornar uma mãe empreendedora? Então, comece a fazer os seus planos e aproveite as oportunidades para tirá-los do papel. Assim, apostando em boas práticas, em pouco tempo, você vai ver o seu negócio se desenvolvendo sustentavelmente e conquistando o sucesso esperado.

Quer ver mais dicas como essas? Então, assine a newsletter e continue acompanhando nossos conteúdos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa