Magalu marketplace na Black Friday

[Infográfico] Magalu Marketplace na Black Friday: como vender?

As expectativas do Magalu Marketplace na Black Friday são ótimas! Afinal, o e-commerce está em um excelente momento. Como reflexo da pandemia, só no mês de abril de 2020, houve um crescimento de 81% em relação ao mesmo período de 2019, com faturamento de R$ 9,4 bilhões.

O público está mais engajado com as compras online e descobriu as facilidades da internet. Aí, a busca por ofertas é uma consequência, né, gente? Inclusive, houve um crescimento na procura por categorias diferentes, como moda, exercícios físicos em casa, jardinagem, cozinha e até mesmo mercearia. Por isso, é hora de aproveitar e fechar bons negócios!

O Magalu Marketplace tem o que as pessoas mais querem agora: agilidade, um super aplicativo, entregas rápidas e ótimos preços. Com tudo isso disponível, a Black Friday é a sua oportunidade para fazer muitas vendas com a gente. Quer aproveitar? Então, continue lendo este conteúdo e veja dicas pra vender muito com o Magalu, aproveitando as campanhas e o suporte de uma marca em que o público confia!

Por que a Black Friday é tão importante pra gente?

Obviamente você sabe muito bem que as datas sazonais são os momentos de grande oportunidade pro varejo conseguir impulsionar suas vendas, certo? E a cultura da Black Friday atingiu o Brasil com bastante força nos últimos anos.

E quando o assunto é vendas online, conseguimos perceber ainda mais essa evolução devido às mudanças do perfil do consumidor, que está cada vez mais presente e seguro para as compras digitais.

Em 2020, mesmo diante de todos os desafios, é inegável a força que o comércio eletrônico ganhou. Afinal, o e-commerce se tornou não somente uma grande potência, mas também o único meio operacional para alguns varejistas.

E o marketplace é uma grande oportunidade nesse momento. Em decorrência da alta demanda de vendas, é comum necessitar suporte maior nos negócios, com um sistema de vendas eficaz que auxilie na gestão de vendas.

Por esse motivo, se tornar um parceiro do Magalu Marketplace é a saída de grande parte dos nossos parceiros, que passam a oferecer um bom serviço e atendimento ao consumidor, garantindo uma boa experiência de compra, e também a segurança necessária para realizar as suas vendas em uma data tão importante. 

Mas, então, como decolar nesse período? Separamos algumas dicas que vão te ajudar muito. Confira a seguir!

Como vender com o Magalu Marketplace na Black Friday?

Já entendemos sobre a importância dessa data para o varejo, mas como colocar a mão na massa e ter sucesso? Antes de mais nada, é importante sabermos que o planejamento estratégico aqui é fundamental e deve ser feito desde o início do ano.

Como é um período de alta procura, é fundamental estar preparado para seus consumidores. Isso inclui: ter estoque abastecido, organizar seu setor de logística e se precaver para possíveis surpresas que podem acontecer.

Agora deixa de papo e dá uma conferida nas práticas mais importantes a serem seguidas!

Destaque as palavras-chaves da sua loja e do evento

Não dá pra negar que o Magalu Marketplace na Black Friday também vai encontrar muita concorrência. Afinal, todo mundo quer a sua fatia do bolo, certo? É por isso que você precisa garantir a sua, e uma das formas de fazer isso é destacar as palavras-chave.

Elas são os termos que usamos pra identificar os produtos na internet. Por exemplo: se você vai vender uma camisa branca de seda, não pode simplesmente escrever o nome do produto como “camisa”, pois é muito genérico. O ideal seria trazer toda a descrição (“camisa branca de seda”) para que as pessoas interessadas no produto consigam encontrá-lo.

É muito importante que a palavra-chave apareça já no título de cada item, mas também é interessante usá-la na descrição do produto. Ah! E não se esqueça de que a Black Friday do Magalu tem suas próprias palavras-chave, e você também precisa explorar os termos relacionados ao evento. Quer ver alguns exemplos já aqui?

#blackfridaymagalu

#magazineluizamarketplace

#blackdasblacks

O Magalu faz uma grande divulgação nessa campanha de vendas, e os consumidores procuram os termos que estão relacionados a ela. Se você associar a sua loja a essas palavras especiais, vai aparecer com ainda mais destaque na internet e terá mais chances de vender.

Utilize a força do canal para aumentar a visibilidade da sua loja

Sabia que o App do Magalu está entre os mais baixados no mundo inteiro? Só em 2019, houve um crescimento de 20% nos downloads, e atualmente são cerca de 14 milhões de usuários ativos. Sem falar de toda credibilidade e força que o nome Magazine Luiza construiu ao longo dos anos.

Sendo um parceiro, você está associando o seu nome a essa grande marca na qual as pessoas confiam. Então, utilize a força do canal para que a sua loja tenha uma visibilidade ainda maior na internet e se destaque da concorrência.

Explore os recursos, siga as recomendações dos especialistas, faça anúncios, use as palavras-chave conforme citamos na dica anterior e aproveite cada oportunidade que o Magalu dá para os seus parceiros crescerem. Afinal, um dos nossos focos principais é ajudar todos a terem cada vez mais sucesso.

Conheça melhor o marketplace e suas particularidades

Para vender mais e melhor com o Magalu Marketplace na Black Friday, é muito importante que você conheça todos os recursos e as particularidades da plataforma, o sistema de trabalho, as ferramentas e as facilidades.

O Magalu Entregas, por exemplo, é uma excelente opção de frete para os clientes, por causa dos preços menores e da logística simplificada. Tem também o Magalu Ads, utilizado para criar anúncios e campanhas com destaque ainda maior.

Você também pode participar do programa Cliente Ouro e ter acesso a um público seleto, que faz um número de compras maior e com ticket mais alto. Sem falar de todos os outros recursos utilitários da plataforma.

O guia definitivo para criar bons anúncios no marketplace

Cada detalhe ajuda você a explorar essas ferramentas e criar uma loja impecável, com os benefícios, vantagens e facilidades que o consumidor busca. Assim, pode gerenciar melhor o seu negócio, oferecer um ótimo atendimento e se destacar na plataforma.

Black Friday

Aproveite o potencial em vendas da Black Friday

Sabe por que existe uma grande aposta do Magalu Marketplace na Black Friday? É que essa grande campanha de vendas é uma das maiores tendências do varejo, e isso por si só traz excelentes números, principalmente para o e-commerce. Só na campanha de 2019 o setor faturou R$ 3,2 bilhões com o evento.

Como o e-commerce está crescendo, as expectativas são ótimas para os próximos anos, e o Magalu é destaque na Black Friday. Então, você tem duas vantagens quando é nosso parceiro:

  • primeiro, associar a sua marca a uma gigante do mercado;
  • segundo, porque as vendas aumentam naturalmente durante essa campanha.

Trabalhe o SEO das imagens dos produtos

As pessoas não procuram apenas descrições quando fazem pesquisas na internet. Muitas vão direto nas imagens, e é por isso que você precisa trabalhar o SEO das suas fotos — especialmente durante a Black Friday, que é uma campanha muito concorrida.

O SEO envolve técnicas de otimização que facilitam o Google e outros buscadores a comporem os resultados das pesquisas dos usuários. Logo, trabalhando corretamente as imagens, você tem mais chances de as suas fotos aparecerem no topo da lista. Pra isso, é necessário:

  • nomear as imagens usando palavras-chave;
  • acrescentar legendas;
  • trabalhar uma URL (link da imagem) mais amigável;
  • redimensionar a imagem;
  • usar arquivos mais leves.

Forneça um ótimo atendimento

Um detalhe que você não pode esquecer nunca é que, sendo um parceiro do Magalu, seus produtos participam das campanhas levando o nome do Magazine Luiza. Por isso, os clientes que chegam até a sua loja têm a expectativa de encontrar um atendimento à altura da marca.

É muito importante, então, que você atenda cada pessoa com atenção e cordialidade, responda mensagens, esclareça dúvidas, ajude a encontrar produtos e também esteja pronto pra solucionar problemas.

Afinal, embora a gente trabalhe para que nada dê errado, alguma coisa pode acontecer, concorda? Nesse momento, você também precisa ser gentil com seus clientes. Quem presta um bom atendimento tem chances de vender ainda mais e para um número maior de pessoas. Isso faz toda diferença em uma grande campanha como a Black Friday!

Deixe as páginas da sua loja o mais leves possível

Lembra que falamos que é importante trabalhar o tamanho dos arquivos das imagens? Sabe por quê? É que dessa forma você vai garantir que as suas páginas abram mais rapidamente e sejam facilmente visualizadas pelos visitantes.

Quando um canal de vendas online demora muito pra carregar, 79% dos visitantes desistem de fazer a compra. Ou seja, é fundamental que você use arquivos leves para não correr esse risco. Além disso, o próprio Google penaliza os sites muito demorados e dá preferência aos que abrem rápido.

Use o Magalu Promoções

Sabia que no Magalu Marketplace você encontra um espaço específico pra publicar produtos com preços especiais? É o Magalu Promoções, que disponibiliza dois tipos diferentes de campanhas no portal, o Preço Promocional e o Desconto à Vista.

No primeiro caso, você acrescenta produtos exibindo o preço normal e, em seguida, o preço já com o desconto aplicado. No segundo, o cliente recebe um desconto quando escolhe o pagamento por boleto ou em uma vez no cartão.

Além dessas duas campanhas que já são oferecidas pelo portal, você também pode usar o Magalu Promoções pra oferecer os seus próprios descontos. Pode personalizar totalmente esses eventos, definindo nome, regras, tipo de desconto oferecido e datas de início e de término.

A Black Friday acontece sempre nos últimos dias do mês de novembro. Sendo um parceiro Magalu, você tem a vantagem de:

  • contar com suporte para entregas;
  • participar de todas as campanhas de divulgação;
  • receber treinamentos;
  • ter acesso a muita informação pra vender mais;
  • receber suporte de uma equipe de profissionais;
  • desfrutar das facilidades do programa Cliente Ouro;
  • ter a praticidade do Magalu Promoções, e muito mais!

Promova o upsell

Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das estratégias de venda que mais podem gerar resultados em datas sazonais. Basicamente, upsell significa vender produtos adicionais e, assim, aumentar o valor da compra.

Por exemplo, ao comprar um computador gamer — que é um dos grandes destaques atualmente —, podemos oferecer como vantagem acessórios como teclados, fones headphone, entre outros, por um valor mais acessível.

Assim, estimulamos que o ticket médio da sua Black Friday seja alto e, consequentemente, aumentemos o faturamento. Porém, vale ressaltar que no upsell devemos oferecer produtos que sejam realmente de interesse do consumidor e que tenham alguma relação com o item principal que vai ser adquirido pelo cliente. 

Prepare o estoque da sua loja

Você se lembra de que no comecinho do texto falamos da importância de ter um planejamento do estoque para conseguir atender a demanda? Para isso, faça um acompanhamento das expectativas do mercado com a análise das suas vendas atuais e, caso tenha histórico, do período da Black Friday em anos anteriores.

Assim, conseguimos evitar surpresas de clientes insatisfeitos com a não quantidade de produtos ofertados. Do contrário, podemos gerar uma péssima experiência e, até mesmo, perder consumidores.

Crie um senso de urgência

Outra prática feita pelos parceiros do Magalu Marketplace na Black Friday é criar o senso de urgência em consumidores. Compras impulsivas são uma das principais frentes que puxam os números de vendas.

Para que isso aconteça, precisamos criar gatilhos que estimulem a compra por meio de uma comunicação persuasiva. Assim, os clientes vão entender que, ao perder aquela oferta, sairão no prejuízo, pois dificilmente terão aquela oportunidade em outro período do ano.

Ah, mas vale ressaltar que você deve entender bem os desejos de consumo e os itens de maior procura pelos seus clientes, combinado?

Monitore o seu desempenho

Por fim, mas não menos importante, temos o monitoramento do seu desempenho. Isso significa entender qual a real eficiência de todas as suas práticas colocadas durante o período. Afinal, foi feito muito planejamento e investimento para esse momento.

Caso suas vendas estejam abaixo do esperado, podemos ajustar os ponteiros necessários para conseguir fazer um bom percurso da sua campanha.

É por isso que você e o Magalu Marketplace na Black Friday podem arrasar juntos! Todo o time do Magalu se empenha pra que os parceiros tenham grande destaque nessa campanha de vendas e continuem fazendo sucesso o ano inteiro!

Vem ser um parceiro Magalu! Conheça as vantagens da plataforma, faça o seu cadastro e aproveite pra faturar ainda mais na Black Friday e todos os outros dias do ano!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa