magazine luiza loja virtual

Sabia que você pode vender no Magalu? A gente te explica tudo aqui!

Tem vontade de se destacar na internet e aumentar suas vendas online? Ser um parceiro do Magalu Marketplace é uma boa aposta! A marca só cresce, e aproveitar esse movimento fará você crescer com ela!

Então, que tal entender como fazer isso? O processo é simples, e você tem possibilidade de conseguir bons ganhos já no primeiro mês.

Pra ajudar, organizamos informações bem completas sobre como vender no Magalu e fazer mais e melhor pelos seus clientes. Veja aqui alguns passos importantes dentro da nossa plataforma e tire as principais dúvidas na hora de começar. Siga até o final do conteúdo e prepare-se para aumentar as vendas online!

Por que ser um parceiro do Magalu Marketplace?

O Magalu é um nome de peso quando falamos em marketplace no Brasil — são milhões de clientes por mês! Um número de usuários ativos que não é sem justificativa, viu? O investimento focado em tecnologia e inovação faz com que a nossa plataforma se destaque como uma das mais inovadoras no país.

E não podemos nos esquecer da relevância e da segurança. Consumidores, quando compram online, procuram adquirir de locais confiáveis e já conhecidos no mercado. Assim, ter o seu negócio cadastrado com a gente facilita aquele processo desafiador de aquisição de novos clientes. Bacana, né?

Sem falar que o Magalu Marketplace está em franca expansão — as vendas totais cresceram 79% entre 2019 e 2020. Fora o ambiente dinâmico e fácil de interagir, que facilita demais a vida dos visitantes e ajuda os parceiros a fechar negócios sem complicações.

Como vender no Magalu?

Pra começar a fazer negócios com o Magalu, não queremos que você tenha nenhuma dúvida. E sabemos que algumas questões do processo de venda online podem ser bem complicadas pra quem está começando.

Mas fique tranquilo: vender no Magalu é simples e sempre uma boa aposta! Pra você entender mais e ter sucesso desde o início, respondemos as principais questões agora. Tome nota!

Como iniciar o cadastro?

Os passos são simples! Basta acessar o site e clicar em “cadastrar minha loja”. Depois, é só preencher os dados solicitados, como CNPJ, razão social, nome fantasia e o endereço do lugar onde as encomendas são despachadas. Ah! Pode qualquer tamanho de empresa, viu? A única regra é ter CNPJ aberto há mais de 6 meses.

Pode vender de tudo?

Praticamente tudo! O Magalu tem algumas regras sobre itens inegociáveis, então, não aceitamos determinados produtos. Mas eles são poucos: não dá pra vender produtos eróticos e os relacionados a armas. Quanto aos medicamentos e suplementos, eles precisam ter aprovação da Anvisa pra serem vendidos.

Também não são aceitos produtos usados, seminovos e reutilizados. Nos eletrônicos, o cuidado com isso é ainda maior, já que o objetivo é garantir alto nível de qualidade para os consumidores e, assim, qualificar as vendas e a reputação dos nossos parceiros. 

Existem regras pra anunciar produtos?

O ideal é começar anunciando com uma boa carga de produtos, até porque o seu potencial nas vendas depende disso, concorda?

A dica é variar entre 10 e 20 produtos iniciais. Alguns lojistas não trabalham com tantos, mas, quanto mais puderem colocar — sempre priorizando a qualidade —, mais fácil será a validação da nossa parte e mais rápidas serão as vendas. No estoque, é preciso constar mais que 1 item, já que trabalhamos com um mínimo, ok?

Também é importante cadastrar com cuidado o catálogo de produtos. Ele precisa estar com as informações corretas, como peso, tamanho, imagem e descrição do item, já que tudo é conferido. Mesmo quem já vende em outros marketplaces precisa passar por essa etapa pra conseguir a validação do Magalu.

Por fim, na parte mais prática, é importante cuidar com o título cadastrado, pois ele melhora o SEO e deixa o produto mais atrativo. A recomendação é deixar a palavra-chave do título sempre à esquerda, por exemplo, “smartphone, modelo tal, cor tal, marca tal”. Como smartphone é a palavra mais importante, ela deve aparecer antes. Simples, né?

É fácil conseguir boas vendas com o Magalu?

Como o Magalu é um dos maiores varejos do Brasil, o vendedor consegue um grande alcance nacional, o que tende a aumentar as vendas.

E além de todas as facilidades do marketplace pra pessoas jurídicas que já mostramos aqui, temos, ainda, o programa de fidelidade Cliente Ouro. O vendedor pode realizar ofertas exclusivas e fazer uma segmentação mais alinhada. Uma ajuda e tanto pra potencializar as vendas.

Sem falar no fato de a marca ser uma referência, né? O Magalu é sempre lembrado com carinho. Na pandemia, foi uma das marcas mais bem-avaliadas pelos consumidores. É um reflexo do quanto é bem-aceita no mercado e de como há boas chances de negócio.

Pensando ainda sobre a imagem do Magalu no mercado, não podemos nos esquecer da Lu, personagem influenciadora e criadora de conteúdo. Ela ajuda a mostrar produtos nas redes sociais (como Instagram e TikTok) e, com isso, conquistou espaço e fãs. Ou seja, você venderá em um local que já está no coração de muitas pessoas.

E quanto às taxas e comissões? 

Não existem taxas pra ser parceiro e ter sua loja cadastrada na nossa plataforma. Já com relação às comissões, há algumas regrinhas.

Temos duas formas, e o vendedor escolhe a que acha melhor:

  • fluxo
  • antecipação automática

São modelos de adesão que têm custos diferentes e ainda variam conforme o segmento escolhido. Por exemplo, o custo de fluxo pode ser de 12,8% para os mais diversos segmentos ou 16% para moda e acessórios. No antecipado, a taxa é de 16% ou 20% para moda e acessórios.

Lembrando que, na antecipação automática, você recebe o valor da compra de uma vez, mesmo que o cliente opte em pagar parcelado, o que ajuda demais no fluxo de caixa.

Quais são as obrigações do vendedor?

As vendas acontecem dentro do próprio marketplace. Ou seja, ali o cliente escolhe o produto e já faz o pagamento. Contudo, o vendedor tem obrigações pra que consiga finalizar a venda com satisfação.

É importante, por exemplo, dar atenção ao prazo de envio da mercadoria. Clientes não são fãs de atrasos, então, quanto mais rápido isso acontecer, melhor. A nota fiscal é obrigatória e também cabe ao lojista.

Outro dever importante do vendedor é acessar, frequentemente, a plataforma do Magalu e acompanhar todas as novidades e as vendas. Mesmo que tenha um ERP integrado no e-commerce, algumas notificações só são acessíveis quando há esse acesso direto. Muitas coisas podem acontecer, inclusive um cancelamento. Esse acompanhamento de perto faz diferença até na reputação do lojista, pois ele é avaliado pelo comprador.

Além disso, às vezes, o vendedor recebe algumas notificações urgentes pelo e-mail. Mas nem todas são enviadas, então, a melhor prática é realmente acompanhar todos os dias.

Como funcionam as entregas?

Várias mercadorias podem ser entregues pela nossa plataforma, com o serviço Magalu Entregas. Porém, essa parte fica por conta do vendedor se o produto ultrapassar 100 cm de cubagem, tiver mais de 28 kg ou for maior que 70cm.

Nesse caso, fica a dica: é legal comparar o que é mais vantajoso, Correios ou transportadora, combinado? Além de não ser refém apenas de um entregador, assim, você garante os prazos de entrega e bons preços de frete!

Vale a pena vender pelo Magalu Marketplace, afinal?

Ter a sua loja cadastrada no nosso marketplace e começar a vender produtos usando o site ou o aplicativo é simples e não há custo de adesão.

Você se torna um empreendedor digital, tem a oportunidade de aumentar a renda e, ainda, consegue gerir facilmente o negócio, já que o Magalu investe em praticidade e em tecnologias pra favorecer o seu dia a dia como vendedor.

Também há aquele reconhecimento da marca e todo o calor humano que só o Magalu consegue transmitir. Damos suporte a todos os nossos parceiros, ainda mais pra quem está chegando. É que o objetivo está em ajudar as pessoas a venderem já no primeiro mês. Munimos todos de informações e, ainda, damos treinamentos. Assim, todo parceiro tem chances de deslanchar.

O novo lojista passa por nossa equipe de hunting e faz o processo de integração. Assim, verificamos se está tudo certo pra começar. Fazemos webinars, damos orientações sobre notas fiscais e explicamos como funcionam as ferramentas. É tudo focado pra que o lojista alcance o sucesso online.

Bem, você já sabe o que fazer pra vender no Magalu e está por dentro das diversas vantagens dessa parceria. Agora, só falta entrar no marketplace e começar as vendas!

Já viu que a proposta é boa, não é mesmo? Então, aproveite e cadastre sua loja no Magalu!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa