Marketing digital | Como medir resultados dos influenciadores digitais
Alguns detalhes fazem toda a diferença na hora de avaliar o sucesso da campanha!
Quer saber se contratar um influenciador digital valeu a pena, mas tá com dúvidas sobre como medir esse resultado? Então fique sabendo que é bem simples descobrir se sua campanha deu certo e tudo fica ainda mais fácil com as dicas que nós aqui do Magalu preparamos pra você. Vem ver!
1 – Lembre qual é o objetivo da campanha
Sua campanha pode ter tido ótimos resultados, mas será que ela alcançou o objetivo? Pra ter certeza disso é importante ter em mente a sua principal meta quando avaliar os resultados do trabalho.
Por exemplo, se você queria vender, o número de produtos que conseguiu comercializar é o foco da medição. Agora, se a ideia era chamar a atenção pra um único item e não conseguiu, mas outro foi bem vendido, vai ter que entender o que aconteceu pra acertar na sua próxima estratégia.
Ah, e lembre que você pode e deve considerar vários aspectos da campanha, como compras pelo site e número de interações que aconteceram por redes sociais e e-mail, mas priorize sempre o seu objetivo principal pra avaliar o sucesso do trabalho, tá? O bom é que tem várias ferramentas na internet que podem ajudar a medir tudo isso. Então, vale a pena dar uma pesquisada em qual é a ideal pra sua empresa.
2 – Compare resultados
Pra saber se a campanha com um influenciador deu certo, é importante ter um ponto de comparação, viu? Por exemplo, se você vai fazer uma ação ao longo de todo mês de março do ano de 2019 e quer vender um produto em especial, é preciso saber quantos itens desse mesmo tipo você comercializou nos mesmos períodos em 2018 e 2017. Daí você pode comparar e ver se o novo anúncio realmente ajudou a atingir a sua meta.
Também é importante medir quantas pessoas tiveram acesso à campanha e quantas delas agiram como você esperava. Se muitas pessoas viram o anúncio do influenciador, mas o resultado foi abaixo do esperado, talvez esse profissional não seja o ideal para suas próximas ações. Ele pode não conversar exatamente com o público que você imaginava ou não consegue convencer as pessoas a fazerem a compra.
3 – Confira se o novo público continua com você
Será que as pessoas que entraram em contato com a sua empresa depois da campanha vão continuar perto de você? Isso faz toda a diferença! Se elas começaram a seguir seus perfis nas redes sociais ou cadastraram o e-mail delas no seu mailing, por exemplo, vai dar pra falar com esse público diretamente. E daí fica bem mais fácil manter contato com eles no futuro.
Então, mesmo que o seu principal objetivo não seja essa aproximação, hoje em dia não dá pra desconsiderar a importância desse contato próximo entre clientes e a sua loja. Por isso, vale a pena medir o aumento de todos os seus canais de contato pela internet ou até mesmo outros meios, como ligações telefônicas, se for o caso.
E, se a sua meta de vendas foi atingida, por exemplo, mas não conseguiu reter muitos desses contatos, é bom reavaliar sua estratégia pras próximas ações. Fica de olho nisso, tá?
Ah, e se você perdeu nosso texto sobre como escolher um influenciador digital pra sua marca, é só clicar aqui!
Nós aqui do Magalu estamos torcendo pelo sucesso dos nossos parceiros! Vem dar uma olhadinha em nosso blog com várias dicas bem legais que separamos pra sua empresa!