Marketing digital | Como medir resultados dos influenciadores digitais

Alguns detalhes fazem toda a diferença na hora de avaliar o sucesso da campanha!



Quer saber se contratar um influenciador digital valeu a pena, mas tá com dúvidas sobre como medir esse resultado? Então fique sabendo que é bem simples descobrir se sua campanha deu certo e tudo fica ainda mais fácil com as dicas que nós aqui do Magalu preparamos pra você. Vem ver!

1 – Lembre qual é o objetivo da campanha

Sua campanha pode ter tido ótimos resultados, mas será que ela alcançou o objetivo? Pra ter certeza disso é importante ter em mente a sua principal meta quando avaliar os resultados do trabalho.

Por exemplo, se você queria vender, o número de produtos que conseguiu comercializar é o foco da medição. Agora, se a ideia era chamar a atenção pra um único item e não conseguiu, mas outro foi bem vendido, vai ter que entender o que aconteceu pra acertar na sua próxima estratégia.

Ah, e lembre que você pode e deve considerar vários aspectos da campanha, como compras pelo site e número de interações que aconteceram por redes sociais e e-mail, mas priorize sempre o seu objetivo principal pra avaliar o sucesso do trabalho, tá? O bom é que tem várias ferramentas na internet que podem ajudar a medir tudo isso. Então, vale a pena dar uma pesquisada em qual é a ideal pra sua empresa.

2 – Compare resultados

Pra saber se a campanha com um influenciador deu certo, é importante ter um ponto de comparação, viu? Por exemplo, se você vai fazer uma ação ao longo de todo mês de março do ano de 2019 e quer vender um produto em especial, é preciso saber quantos itens desse mesmo tipo você comercializou nos mesmos períodos em 2018 e 2017. Daí você pode comparar e ver se o novo anúncio realmente ajudou a atingir a sua meta.

Também é importante medir quantas pessoas tiveram acesso à campanha e quantas delas agiram como você esperava. Se muitas pessoas viram o anúncio do influenciador, mas o resultado foi abaixo do esperado, talvez esse profissional não seja o ideal para suas próximas ações. Ele pode não conversar exatamente com o público que você imaginava ou não consegue convencer as pessoas a fazerem a compra.

3 – Confira se o novo público continua com você

Será que as pessoas que entraram em contato com a sua empresa depois da campanha vão continuar perto de você? Isso faz toda a diferença! Se elas começaram a seguir seus perfis nas redes sociais ou cadastraram o e-mail delas no seu mailing, por exemplo, vai dar pra falar com esse público diretamente. E daí fica bem mais fácil manter contato com eles no futuro.

Então, mesmo que o seu principal objetivo não seja essa aproximação, hoje em dia não dá pra desconsiderar a importância desse contato próximo entre clientes e a sua loja. Por isso, vale a pena medir o aumento de todos os seus canais de contato pela internet ou até mesmo outros meios, como ligações telefônicas, se for o caso.

E, se a sua meta de vendas foi atingida, por exemplo, mas não conseguiu reter muitos desses contatos, é bom reavaliar sua estratégia pras próximas ações. Fica de olho nisso, tá?

Ah, e se você perdeu nosso texto sobre como escolher um influenciador digital pra sua marca, é só clicar aqui!

Nós aqui do Magalu estamos torcendo pelo sucesso dos nossos parceiros! Vem dar uma olhadinha em nosso blog com várias dicas bem legais que separamos pra sua empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa