marketing digital e-commerce

Aprenda como aplicar o marketing digital em e-commerce

A propaganda é fundamental pra sobrevivência e sucesso de um negócio, não tem como fugir disso. Se você quiser marcar presença na internet, precisa investir em marketing digital para e-commerce, porque vai te ajudar a atrair mais clientes.

A internet é uma grande aliada pra fazer um negócio prosperar, mas ali a concorrência é bastante alta. Então, você precisa de uma ótima estratégia pra se destacar, e ela também vai permitir alcançar o público certo, transmitindo a mensagem exata e fazendo com que ele seja cativado.

Tem gente que acredita que fazer marketing digital é complicado, mas, na verdade, não é. E a gente preparou este artigo pra mostrar como adotar boas práticas que vão fazer toda a diferença pra sua loja ser visualizada na internet. Continue lendo e veja como aumentar as vendas online!

Tenha um plano de negócio

Antes de qualquer coisa, é preciso criar um plano de negócio. Nem todo mundo faz isso, sendo bastante comum dar início a um novo empreendimento sem definir as características dele ou fazer qualquer tipo de planejamento. Mas, se você quiser que a sua empresa dê certo, deve pensar nesse documento.

Ele traz todas as informações a respeito do novo negócio e especifica detalhes como:

  • campo de atuação;
  • produtos que serão oferecidos;
  • quem vai consumi-los;
  • enquadramento jurídico e tributário da empresa;
  • concorrentes e fornecedores;
  • custos totais;
  • como será realizado o marketing.

O plano de negócios é uma espécie de manual da empresa, que vai concentrar todas as ideias e ajudar a tomar decisões. Com esse guia em mãos, fica mais fácil visualizar a proposta do seu empreendimento, pra que as campanhas estejam de acordo com o perfil dele e do público.

Valorize o seu produto

O que você não pode esquecer é que, embora as pessoas tenham adquirido o hábito de fazer compras pela internet, o meio digital não oferece a mesma experiência proporcionada pelas lojas físicas. Sendo assim, um dos objetivos das estratégias de marketing digital no e-commerce é valorizar o produto.

Na hora de fazer a divulgação dele, é fundamental disponibilizar todas as informações de que o cliente precisa pra tomar a decisão de compra. Tudo começa com o visual, então, é indispensável escolher uma boa imagem, que apresente detalhes e seja totalmente fiel ao que está sendo vendido.

Crie um bom título para cada produto anunciado, faça uma boa descrição apresentando características, recomendações de uso e possíveis alertas, como não ser adequado para crianças ou não poder ter contato com umidade e calor.

Também é interessante acrescentar selos e certificações de qualidade,porque eles ajudam muito nessa valorização. Prefira boas marcas, aquelas que as pessoas conhecem e na qual confiam, pois, dessa forma, terá itens mais competitivos.

Crie estratégias de atração, nutrição e conversão

Você já deve ter ouvido a expressão “ficar namorando” um produto, não é mesmo? Ela é usada quando um cliente passa muito tempo analisando uma mesma mercadoria, entra constantemente na loja virtual, faz várias pesquisas e outras ações que mostram que ele está interessado.

As estratégias das quais estamos falando aqui devem ser aplicadas justamente com esse objetivo. No primeiro caso, a atração, serve para chamar atenção de um grande número de pessoas que poderiam estar interessadas nos produtos ou serviços oferecidos pela sua loja. Isso é feito, por exemplo, com conteúdos como artigos e vídeos.

No segundo caso, a nutrição, são as estratégias adotadas para incentivar os clientes em potencial a continuar interagindo com a empresa.

Eles já conheceram a marca, agora precisa confiar nela e entender que as soluções oferecidas são as ideais. Conteúdos em redes sociais, e-mail marketing e remarketing fazem parte da lista de estratégias para este fim.

Já no caso da conversão, as estratégias são voltadas aos clientes que estão prontos pra tomar uma decisão e finalizar a compra. Utilize conteúdos ainda mais aprofundados, cases de sucesso, fazer apresentações e trabalhar com mensagens de e-mail como “o produto que você gostou ainda está disponível”, e até mesmo oferecer descontos.

Invista em marketing de conteúdo

Você viu que, no item anterior, falamos bastante sobre criação de conteúdo, certo? Essa tem sido uma das grandes estratégias atuais, e também é uma ótima alternativa para o marketing digital no e-commerce. Afinal, as pessoas acessam a internet em busca de informação, então, nada mais justo do que oferecê-la para elas.

O marketing de conteúdo consiste em criar artigos, e-books, vídeos, infográficos e qualquer outro material que será compartilhado gratuitamente com o seu público. O objetivo é atrair pessoas, ganhar a confiança delas e mostrar que a sua empresa tem as soluções ideais, para, enfim, finalizar uma compra.

Além disso, o marketing de conteúdo também ajuda a trazer autoridade e credibilidade no mercado. Com esses materiais, você aparece em resultados de busca de sites como o Google, destacando a empresa.

Otimize o seu site para mobile

Sabia que 85% dos proprietários de smartphones já realizaram compras utilizando esse aparelho? A tendência é que o hábito se intensifique, pois os dispositivos móveis são muito práticos e colocam o mundo na palma da mão.

Por isso, você precisa ter um site que seja otimizado pra versão mobile, se não, corre um grande risco de perder clientes por causa de uma página não adaptada a telas menores — um dos motivos para o público ir direto à concorrência.

Essa é uma estratégia muito importante de marketing digital para e-commerce, porque é preciso garantir que a loja será facilmente acessada em qualquer tipo de dispositivo, e que as compras serão simplificadas também nos smartphones. Se o processo for complicado ou inviável pelo celular, o consumidor vai embora.

Utilize o e-mail marketing

O e-mail é uma ferramenta básica de quem navega na internet. Ele é solicitado pra fazer cadastro em diferentes tipos de sites, e aqueles que usam smartphones são praticamente obrigados a cadastrar uma conta eletrônica no aparelho. Sendo assim, explore esse recurso.

E os dados são bem interessantes, pois 92% dos adultos na internet utilizam e-mail, e 61% deles abrem diariamente o correio eletrônico. Além disso, 72% dos consumidores prefere receber mensagens de marcas e de empresas por esse canal.

Você pode explorar o e-mail marketing de diversas formas:

  • enviar alertas de ofertas e de descontos;
  • divulgar eventos promocionais;
  • informar o lançamento de um novo produto;
  • compartilhar conteúdos e informações;
  • enviar mensagens em datas especiais;
  • aplicar as estratégias de atração, nutrição e conversão citadas.

O canal permite contato direto com o cliente e possibilita personalizar as mensagens de acordo com o perfil e a etapa na jornada de compras de cada um. Portanto, é o seu grande aliado, além do fato de ser uma via totalmente gratuita!

Depois de aplicar as estratégias de marketing digital no e-commerce, não se esqueça de acompanhar os resultados e constantemente reavaliar as práticas. Desse modo, estará sempre alinhado com os propósitos da sua empresa e as expectativas do público, trazendo ótimos retornos.

Que tal entender um pouco mais sobre marketing digital? Confira este artigo que mostra os principais termos utilizados nesse universo e fique por dentro da área!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa