Marketing digital | Influenciador digital: dicas pra acertar na contratação

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Escolher o profissional ideal pode fazer diferença pro sucesso do seu anúncio!

Sabia que pequenas empresas também podem conseguir resultados incríveis com influenciadores digitais? Pois é! Agora, pra fazer com que a contratação desse profissional valha a pena, é importante ficar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença! Quer saber o que levar em conta na hora de escolher um influenciador digital? Nós aqui do Magalu vamos te ajudar com isso. Olha só!

Objetivo da ação: pra começar, a dica é pensar no seu objetivo. Por exemplo, você quer que o influenciador ajude a aumentar as vendas de um produto ou a ideia é fazer com que mais pessoas passem a seguir o perfil da sua empresa no Instagram? Seja qual for a sua escolha, é ideal ter em mente a sua meta antes da contratação, viu? Afinal, ela pode até mudar a escolha do influenciador. E é com base nela que seu resultado deve ser medido!

Perfil: muitas pessoas podem ser influenciadoras profissionais. Tem desde artistas ou personalidades que cobram para postar sobre seu produto até pessoas que ficaram famosas justamente por produzirem conteúdo especializado sobre algum assunto, como moda ou tecnologia.

E esses, e outros detalhes, fazem diferença no modo como o trabalho é feito. É que alguns influenciadores podem se recusar a falar sobre um produto que não esteja dentro do perfil dele ou se ele já trabalhou pro seu concorrente, por exemplo. Já outros vão pedir mais liberdade para dar a opinião em vez de seguir um script rígido.

Além disso, alguns influenciadores fazem vídeos longos, enquanto outros trabalham mais com fotos em redes sociais, por exemplo. E para definir qual profissional é o ideal, leve tudo isso em conta e pense qual é o melhor jeito de conquistar a atenção para a sua meta, combinado?

Conteúdo de qualidade: as pessoas querem informações vindas de alguém em quem elas confiam e que mostrem realmente um entendimento sobre aquilo que está sendo falado. Então, ao escolher um influenciador para anunciar sua empresa ou produto, avalie se ele entende de verdade sobre o tema e se consegue transmitir as ideias de um modo fácil de compreender e com credibilidade.

Quantidade de seguidores: nem sempre ter muitos seguidores significa que o influenciador é o ideal pro seu trabalho, viu? Às vezes, um profissional muito importante não tem milhares de seguidores porque trata de um assunto específico.

Por isso, leve em conta que é mais importante a proximidade desse profissional com o público-alvo que você quer atingir do que o número de pessoas que acompanham o influenciador por si só!

Engajamento: o público do seu influenciador interage com ele? Gente, o tipo de comentários que os fãs colocam nas postagens e o compartilhamento da opinião desse profissional para amigos são detalhes que mostram o quanto os anúncios dele impactam as pessoas, viu? E isso é muito importante na hora de escolher um influenciador para falar do seu produto!

Uma dica é pesquisar sobre o influenciador que deseja contratar. Dá uma olhadinha no que ele já fez! Uma simples busca na internet já ajuda bastante e tem até empresas especializadas que podem te ajudar com isso, tá?

Preço: é importante entender direitinho o trabalho que o influenciador se propõe a fazer e o quanto ele cobra. Como esse é um mercado novo e os profissionais vieram de diferentes áreas, cada um pode ter uma forma de exercer a atividade.

Ah, e os influenciadores profissionais costumam ter um mídia kit, que é um documento que traz dados importantes sobre quais públicos ele alcança, alguns trabalhos que já fez e, às vezes, valores. Peça orçamentos e, se perceber abertura, negocie!

Gostou? Aqui no blog do Magalu tá cheio de dicas pros nossos parceiros! Vem dar uma olhadinha!


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