marketing digital para loja virtual

Marketing digital para loja virtual: quais as melhores práticas?

Se seu objetivo é tornar o negócio mais conhecido na internet e aumentar as vendas online, então você precisa conhecer como funciona o marketing digital para loja virtual. Afinal, é por meio dele que os clientes vão chegar aos seus produtos. É simples assim!

Aliás, entre todas as vantagens que a internet trouxe, não dá pra negar que esta é uma das maiores: a possibilidade de vender pra alguém, a qualquer hora do dia, em qualquer localidade.

Que tal continuar a leitura e entender como implementar boas estratégias no marketing digital para loja virtual? O Magalu Marketplace conhece bem do assunto, e é por isso que a gente preparou este post completo pra você.

Dá só uma olhada!

Tenha um plano de negócio

Sabe uma das coisas mais comuns? Negócios que fecham por falta de planejamento. Por isso é tão importante ter um plano de negócio, um documento em que constam várias informações relativas à empresa e ao destino que você quer chegar.

É nele que você vai documentar:

  • características do público consumidor, pra encontrar a persona;
  • análise da realidade atual do negócio;
  • objetivos de longo, médio e curto prazo;
  • métricas pra avaliar o alcance dos objetivos;
  • passos a colocar em prática pra fazer a mudança acontecer;
  • outras estratégias a serem adotadas.

Invista nas imagens

Uma das grandes vantagens que a loja física traz é a experiência de compra mais completa. O cliente pode analisar de pertinho os detalhes do produto e experimentar se sentir necessidade. Tudo isso ajuda a criar expectativas e imagens mentais, levando a pessoa a idealizar a usabilidade do item no seu dia a dia.

Comprar pela internet dificulta um pouco esse processo. Mas é por isso que você não pode negligenciar nas fotos dos produtos. Ao elaborar seu marketing digital para loja virtual pense que, na web, qualquer pequena insegurança já é motivo de o consumidor desistir da aquisição. Seu papel é tentar convencê-lo, por isso, deve apresentar o item com boa resolução, mostrando qualidade, ângulos e particularidades.

Valorize a descrição do seu produto

Ainda pensando no argumento anterior, uma boa descrição dos itens complementa a apresentação. Ao fazer essa tarefa, lembre-se de que colocar aquela descrição objetiva, sabe? Que define cores e mensurações, o básico. Mas é a descrição subjetiva que vai ajudar no processo de decisão final. Nisso, recomendamos inserir um pequeno texto que menciona:

  • o que seu produto resolve; 
  • qual problema a pessoa pode ter se não adquirir;
  • qual é o seu diferencial em comparação com a concorrência;
  • como a pessoa vai se sentir quando for usar o item.

Faça vídeos curtos

De acordo com a pesquisa The State of Video Marketing 2018, as pessoas gastam, em média, uma hora e meia assistindo a vídeos online. Eles são de fácil consumo, por isso, têm se tornado tão recomendados quando alguém pensa em marketing digital para loja virtual.

“Mas o que colocar neles?”, você deve estar se perguntando. Bem, dá pra colocar muita coisa e tudo depende do que você vende! Uma ideia é reunir as maiores dúvidas do público, em relação ao nicho que você trabalha, e responder tudo.

Também, é possível dar dicas úteis, que ajudam as pessoas a resolver algum problema. Se você comercializa roupas, por exemplo, que tal montar ideias de looks confortáveis pra home office? Também vale a pena fazer vídeos curtinhos dos próprios produtos, pra mostrar mais detalhes que a fotografia deixa de fora.

Crie um blog para a sua loja

Ter conteúdos com informações relevantes é uma ótima forma de fazer crescer a autoridade da sua loja, sabia? Ainda dá pra utilizar estratégias de SEO, que fazem com que as páginas do seu site alcancem bons resultados nas pesquisas do Google — aumentando o número de visitas.

Pra isso você vai usar inbound marketing, uma estratégia que visa atrair um público sem a necessidade de falar somente da empresa e dos produtos, entende? Nesse sentido, você conquista mais confiança e constrói um relacionamento duradouro com seus clientes.

Mostre as avaliações positivas dos compradores

Sabia que a decisão de compra é bastante influenciada por tendências cognitivas? Uma das mais fortes são avaliações positivas de outros compradores, pois isso revela a aprovação social da sua loja. Aos olhos de quem quer comprar com você, isso demonstra que o item já foi comprado, testado e validado por outras pessoas.

Isso diminui aquela sensação de insegurança sobre a qualidade do produto, sabe? E existem diversos plugins (módulos de extensão que adicionam funções ao site) que oferecem desde avaliações mais simples, apenas com estrelas, até a possibilidade de escrever relatos e experiências pessoais sobre a compra realizada.

Pense nas redes sociais

As redes sociais são espaços em que as pessoas interagem e mostram suas preferências. Empresas também usam essa estratégia pra atrair público e fazer com que produtos se tornem conhecidos. A ideia, aqui, é criar relações autênticas e mostrar um lado mais humanizado da marca, estimulando os seguidores a se engajarem nos posts e conhecerem o que você vende.

A escolha da rede depende das características do seu negócio e do público a ser atingido — Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn e TikTok… Então, não precisa ter aquela obrigação de estar em todas ao mesmo tempo, combinado?

Faça parcerias com influenciadores

Uma boa maneira de chegar a futuros compradores é estabelecer parcerias com influenciadores digitais. A vantagem disso é o fato de eles já contarem com seguidores qualificados e com características segmentadas.

Mas é importante ter em mente que, pra essa parceria ser estratégica, é necessário escolher aqueles que têm um público semelhante ao da sua loja. Afinal, a grande questão aqui não é atingir o maior número de seguidores, mas chegar às pessoas certas.

Por fim, pra fechar com chave de ouro, além de dar atenção a todos esses pontos de marketing digital para loja virtual, não se esqueça de que o pós-venda faz a diferença na continuidade da negociação. Ele aumenta a probabilidade do marketing boca a boca, levando os clientes a indicarem seus produtos a amigos e parentes.

Gostou de ficar por dentro das melhores dicas de marketing digital? Então, siga o Magalu Marketplace nas redes sociais e acompanhe de pertinho mais informações importantes pra fazer seu negócio crescer. Estamos no Instagram e no YouTube!

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