Marketing virtual

Marketing digital para loja virtual: quais as melhores práticas?

Se seu objetivo é tornar o negócio mais conhecido na internet e aumentar as vendas online, você precisa conhecer como funciona o marketing digital pra loja virtual. Afinal, é por meio do também chamado marketing virtual que os clientes vão chegar aos seus produtos. É simples assim!

Aliás, entre todas as vantagens que a internet trouxe, não dá pra negar que esta é uma das maiores: a possibilidade de vender pra alguém, a qualquer hora do dia, em qualquer localidade.

Que tal continuar a leitura e entender como implementar boas estratégias no marketing digital pra loja virtual? O Magalu Marketplace conhece bem do assunto, e é por isso que a gente preparou este post completo pra você. Dá só uma olhada!

O que é marketing digital ou marketing virtual?

Teoricamente, marketing é um conjunto de ferramentas usadas com o objetivo de entregar valor para o cliente e, como consequência disso, vender mais pra ele. Pesquisas, estudos sobre o público, propaganda, publicidade e a estratégia de relacionamento são exemplos de algumas dessas ferramentas.

O marketing digital, ou marketing virtual, é exatamente a mesma coisa, mas aplicada ao ambiente digital. Por isso, ele é tão importante pra divulgar ações de vendas online e atrair compradores para as lojas virtuais.

Quais cuidados tomar para ter uma boa estratégia de marketing digital?

Alguns erros podem comprometer a sua estratégia de marketing virtual e são muito comuns. Normalmente, eles ocorrem com empresas que se aventuram na venda online sem elaborar uma estratégia. Ou seja, por motivos diversos, elas começam pela ação.

Ao longo do tempo, a tendência é que elas aprendam com os erros e os corrijam, mas pode demorar pra que isso aconteça. Então, tenha muita atenção aos pontos desse tópico, pois eles podem ajudar você a ganhar tempo e evitar que perca negócios e oportunidades.

Estude as personas

Depois de conhecer alguns de seus amigos e parentes, você aprendeu a interagir de modos diferentes com eles, certo? Com alguns talvez faça brincadeiras e tenha conversas que não tem com os outros, pois sabe que eles reagem diferente.

Manter um relacionamento duradouro com os clientes pode ser a mesma coisa, se eles forem bem representados pela persona. Trata-se de um personagem com características e comportamentos definidos com base nos seus clientes.

Sem o cuidado de estudar suas personas, todo o seu esforço de marketing virtual pode ser comprometido, pois vai ficar difícil de elaborar ações adequadas às necessidades, preferências, expectativas e aos problemas de cada cliente.

Analise a concorrência

Outro erro comum é achar que conhece a concorrência sem fazer um bom levantamento das estratégias e características dos principais rivais. Levantar essas informações e avaliar essas empresas ajuda a se posicionar no mercado, buscando criar diferenciais em relação a elas, mas não é só isso.

Conhecer como essas empresas operam permite aproveitar algumas ideias e práticas. Até mesmo algumas grandes organizações fazem isso muito bem, sem que precisem imitar as concorrentes. Ou seja, no lugar de simplesmente copiar, elas se esforçam pra fazer ainda melhor.

Defina metas e objetivos

Quem não sabe onde quer chegar nunca tem controle sobre os resultados, não é mesmo? As metas e os objetivos servem pra determinar e mensurar o que a gente pretende alcançar no curto, médio e longo prazos.

Além disso, esses números são importantes pra apontar falhas no curto prazo. Quando você não os acompanha, pode se surpreender no final do mês com resultados ruins. Contudo, o monitoramento constante permite antecipar e corrigir gargalos.

Avalie os canais

Os clientes interagem em vários canais, nos inúmeros pontos de contato que eles têm com a marca, mas não do mesmo modo. Por isso, muitas empresas falham em adotar a mesma estratégia pra todos os canais e por não acompanhar os resultados de cada um.

Por isso, avalie e priorize os que mais funcionam para o seu negócio e, sempre que possível, reveja a sua estratégia de canais, pois as preferências do consumidor mudam rapidamente.

Quais são as melhores práticas?

Agora que já falamos sobre os cuidados, chegou a hora de pensar sobre algumas das melhores práticas de marketing virtual.

Tenha um plano de negócio

Sabe uma das coisas mais comuns? Negócios que fecham por falta de planejamento. Por isso é tão importante ter um plano de negócio, um documento em que constam várias informações relativas à empresa e ao destino que você quer chegar.

É nele que você vai documentar:

  • características do público consumidor, pra encontrar a persona;
  • análise da realidade atual do negócio;
  • objetivos de longo, médio e curto prazo;
  • métricas pra avaliar o alcance dos objetivos;
  • passos a colocar em prática pra fazer a mudança acontecer;
  • outras estratégias a serem adotadas.

Invista nas imagens

Uma das grandes vantagens que a loja física traz é a experiência de compra mais completa. O cliente pode analisar de pertinho os detalhes do produto e experimentar, se sentir necessidade. Tudo isso ajuda a criar expectativas e imagens mentais, levando a pessoa a idealizar a usabilidade do item no seu dia a dia.

Comprar pela internet dificulta um pouco esse processo. Mas é por isso que você não pode negligenciar nas fotos dos produtos. Ao elaborar seu marketing digital pra loja virtual pense que, na web, qualquer pequena insegurança já é motivo de o consumidor desistir da aquisição. Seu papel é tentar convencê-lo, por isso, deve apresentar o item com boa resolução, mostrando qualidade, ângulos e particularidades.

Valorize a descrição do seu produto

Ainda pensando no argumento anterior, uma boa descrição dos itens complementa a apresentação. Ao fazer essa tarefa, lembre-se de colocar aquela descrição objetiva, sabe? Que define cores e mensurações, o básico. Mas é a descrição subjetiva que vai ajudar no processo de decisão final. Nisso, recomendamos inserir um pequeno texto mencionando:

  • o que seu produto resolve;
  • qual problema a pessoa pode ter se não adquirir;
  • qual é o seu diferencial em comparação com a concorrência;
  • como a pessoa vai se sentir quando for usar o item.

Faça vídeos curtos

De acordo com a pesquisa The State of Video Marketing 2018, as pessoas gastam, em média, uma hora e meia assistindo a vídeos online. Eles são de fácil consumo, por isso, têm se tornado tão recomendados quando alguém pensa em marketing digital pra loja virtual.

“Mas o que colocar neles?”, você deve estar se perguntando. Bem, dá pra colocar muita coisa e tudo depende do produto vendido! Uma ideia é reunir as maiores dúvidas do público, em relação ao nicho que você trabalha, e responder tudo.

Também é possível dar dicas úteis, que ajudam as pessoas a resolver algum problema. Se você comercializa roupas, por exemplo, que tal montar ideias de roupas confortáveis pra home office (regime remoto)? Vale a pena fazer vídeos curtinhos dos próprios produtos, pra mostrar mais detalhes que a fotografia deixa de fora.

Crie um blog para a sua loja

Ter conteúdos com informações relevantes é uma ótima forma de fazer crescer a autoridade da sua loja, sabia? Ainda dá pra utilizar estratégias de SEO, que fazem com que as páginas do seu site alcancem bons resultados nas pesquisas do Google, aumentando o número de visitas.

Pra isso, você vai usar inbound marketing, uma estratégia que visa atrair um público sem a necessidade de falar somente da empresa e dos produtos, entende? Nesse sentido, você conquista mais confiança e constrói um relacionamento duradouro com seus clientes.

Mostre as avaliações positivas dos compradores

Sabia que a decisão de compra é bastante influenciada por tendências cognitivas? Uma das mais fortes são avaliações positivas de outros compradores, pois isso revela a aprovação social da sua loja. Aos olhos de quem quer comprar com você, isso demonstra que o item já foi comprado, testado e validado por outras pessoas.

Isso diminui aquela sensação de insegurança sobre a qualidade do produto, sabe? E existem diversos plugins (módulos de extensão que adicionam funções ao site) que oferecem desde avaliações mais simples, apenas com estrelas, até a possibilidade de escrever relatos e experiências pessoais sobre a compra realizada.

Pense nas redes sociais

As redes sociais são espaços em que as pessoas interagem e mostram suas preferências. Empresas também usam essa estratégia pra atrair público e fazer com que produtos se tornem conhecidos. A ideia, aqui, é criar relações autênticas e mostrar um lado mais humanizado da marca, estimulando os seguidores a se engajarem nos posts e conhecerem o que você vende.

A escolha da rede depende das características do seu negócio e do público a ser atingido. Então, não precisa ter aquela obrigação de estar em todas ao mesmo tempo, combinado? Você pode usar Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn ou TikTok.

Faça parcerias com influenciadores

Uma boa maneira de chegar a futuros compradores é estabelecer parcerias com influenciadores digitais. A vantagem disso é o fato de eles já contarem com seguidores qualificados e características segmentadas.

Mas é importante ter em mente que, pra essa parceria ser estratégica, é necessário escolher aqueles que têm um público semelhante ao da sua loja. Afinal, a grande questão aqui não é atingir o maior número de seguidores, mas chegar às pessoas certas.

Qual é a importância de avaliar métricas de marketing digital?

Na época que só existia o marketing tradicional era difícil saber exatamente o que dava resultado. Um cliente novo poderia ter sido atraído pelo anúncio feito no jornal, na revista, no rádio ou na TV, mas era preciso perguntar a ele pra descobrir.

Já no marketing virtual há um mundo de informações disponíveis sobre isso e muito mais. Métricas como a taxa de conversão, as páginas mais visualizadas e o posicionamento orgânico permitem elaborar, rever e aprimorar suas estratégias de acordo com os resultados que geram.

Por fim, pra fechar com chave de ouro, além de dar atenção a todos esses pontos de marketing digital pra loja virtual, não se esqueça de que o pós-venda faz a diferença na continuidade da negociação. Ele aumenta a probabilidade do marketing boca a boca e potencializa os resultados do marketing virtual.

Ah! E aproveite as redes sociais, elas são fundamentais. Falando nisso, confira como usamos o Instagram e aproveite pra seguir a gente por lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa