Marketing no Instagram

Marketing no Instagram: como fazer postagens para alavancar suas vendas?

Lançado em 2010 como uma plataforma de fotos e vídeos, o Instagram ganhou força nos últimos anos, conquistando a posição de uma importante ferramenta que ajuda a alavancar as vendas das empresas. Pra contar com as suas vantagens — que também passam pelo relacionamento com o consumidor e divulgação da marca — é preciso investir em estratégias de marketing no Instagram.

Pensando em te ajudar a alavancar as suas vendas e extrair o máximo potencial dessa rede social, nossos especialistas prepararam este artigo sobre o assunto. Continue a leitura e acompanhe as dicas do Magalu!

Qual a importância de estar no Instagram?

Basicamente, o comportamento do consumidor nessa plataforma, seguido das funcionalidades e do alcance dela — mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, além de mais de 60 milhões de imagens e 1,6 bilhões de curtidas todos os dias —, são os motivos que fizeram com que a ferramenta se tornasse uma verdadeira potência pra elevar as vendas.

A usabilidade é bastante didática e intuitiva, o que agrada demais o público e faz com que ele permaneça mais tempo conectado. Podemos somar a esse fato a aceitabilidade do brasileiro às redes sociais. No país, as pessoas gastam em média duas horas por dia nesse tipo de site.

Por que ter uma conta comercial?

Ao fazer uma conta comercial no Instagram para o seu negócio, é possível contar com diversos recursos. Por isso, antes de planejar sua estratégia de marketing pra essa plataforma, é preciso cadastrar uma conta comercial.

Caso você já tenha um cadastro no formato pessoal e deseje alterar pra modalidade comercial, é só ir às configurações, no menu Conta, e clicar no botão “Mudar para conta profissional”. Feito isso, o cadastro será alterado de forma automática e você terá acesso a diversas funcionalidades e benefícios.

Você ainda pode criar uma loja dentro da própria ferramenta, onde os usuários terão acesso a preço e outras informações sobre os seus produtos. Também é possível publicar anúncios sem precisar usar as ferramentas de publicidade do Facebook.

Uma das ferramentas mais interessantes do Instagram pra quem tem uma conta comercial é poder contar com estatísticas sobre as impressões do perfil da empresa e o alcance das postagens. Isso é algo que ajuda a melhorar a sua estratégia de marketing e entender melhor o seu público, não é mesmo?

Como fazer marketing no Instagram?

Pra que você possa fazer um marketing no Instagram de forma eficiente, nós do Magalu preparamos algumas dicas. Vamos lá!

Use hashtags de forma estratégica

O recurso das hashtags é a forma mais fácil de fazer a categorização de conteúdos alinhados às suas estratégias de marketing. Elas funcionam de maneira parecida à das palavras-chave. Elas também servem pra dar destaque sobre um determinado tema, possibilitando que o seu negócio apareça em pesquisas relacionadas a assuntos determinados.

Cada unidade de hashtag é um hiperlink, que faz o direcionamento das pessoas que procuram por determinadas palavras até a sua publicação. Logo, pensar em uma hashtag que represente o seu negócio de maneira eficiente é a melhor forma de atrair possíveis clientes pra sua página de negócios no Instagram.

Se você trabalha com eletrodomésticos, por exemplo, pode usar a hashtag #casanova e #comprasonline pra levar pessoas interessadas nesse tema pra sua página. Essa é uma ótima dica!

Tenha um calendário de postagem

Um dos pontos fortes do Instagram é o alto número de interações que ele pode criar. Pra conquistar essa vantagem, você precisa postar com frequência, o que ajuda a manter o interesse dos usuários.

Pra criar posts memoráveis, busque uma conexão emocional com o cliente, ofereça a ele as soluções que ele precisa e não tenha medo de ousar. Quem se destaca nessa rede social é quem inova e é criativo. Você também pode aproveitar datas do comércio e outros dias comemorativos pra incentivar a interação com o seu conteúdo e atrair um maior fluxo de clientes para o seu e-commerce.

Crie uma boa relação com os seus seguidores

Rede social é relacionamento. Por isso é importante sempre estar preparado pra responder seus seguidores ou ter uma equipe focada nisso. Pra aumentar as suas chances de atrair e fidelizar o seu cliente, é importante definir quem é o seu público. Assim, você eleva as chances de converter seguidores em clientes e consegue ter uma comunicação mais alinhada com as necessidades deles. Isso não é ótimo?

Como fazer postagens pra alavancar as vendas?

Veja a seguir as dicas do Magalu pra elevar ainda mais as vendas do seu negócio!

Mantenha ativo o seu relacionamento com o cliente

Como já comentamos, rede social é relacionamento — e isso não é diferente quando o assunto é Instagram. Pra que os resultados sejam realmente efetivos, é preciso investir em interações e conteúdos educativos, o que oferece valor a sua marca.

Isso destaca você da concorrência, que inclusive é bem grande nessa rede social. Além de contar com anúncios pagos, ainda é possível aliar os influenciadores digitais à sua estratégia de marketing no Instagram, que contribuirão pra deixar a sua marca e produtos ainda mais conhecidos.

Dessa forma, com conteúdos informativos, que geram valor, se relacionam com o usuário e ainda os trazem pra jornada de compras, você eleva as chances de sucesso do Instagram da sua empresa.

Analise o comportamento do usuário

É possível analisar o comportamento do mercado e dos seus seguidores e clientes. Busque, então, entender o que eles procuram e o que os motiva a estarem no seu Instagram. Bons conteúdos costumam gerar mais resultados que anúncios pagos. Não se esqueça disso!

Não seja insistente

Outra regra de ouro pra ter sucesso com o marketing digital no Instagram é não ser insistente demais. Isso afasta o usuário e pode colocar a perder todos os seus esforços feitos antes.

Com essas pequenas ações, você eleva as suas chances de sucesso com marketing no Instagram. Essa é uma plataforma capaz de agregar mais valor à sua marca, além de torná-la muito mais conhecida e gerar grandes vendas online.

Quer mais dicas e informações sobre o assunto? Então continue por aqui! Aproveite e descubra quais são os benefícios de vender no Marketplace Magalu!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa