Marketing: o básico pro seu e-commerce!

Reading Time: 4 minutes

Gente, abrir um e-commerce pode ser um grande desafio pra novos empreendedores, viu? E uma parte bem importante pra empresa crescer é apostar em boas ações de marketing! Assim, fica mais fácil clientes chegarem até a sua loja pra que as vendas aconteçam. Agora, quer umas dicas simples que servem pra conquistar a atenção dos consumidores? Então dá uma olhadinha nesse texto que nós aqui do Magalu fizemos pra você!

Criando um plano de marketing

Pra começar tem que ter uma estratégia bem definida de como vai começar a anunciar a sua empresa, tá? Mesmo que seja algo simples, é bom definir direitinho o que você vai fazer pra chamar a atenção dos clientes e como pretende colocar isso em prática!

Uma dica é dar uma olhada no que seus concorrentes já fazem pra aproveitar o que tá dando certo e evitar os mesmos erros deles, sabe? Isso se chama benchmarking!

Daí, levando em conta seus objetivos com o e-commerce e esse estudo de outras empresas, dá pra pensar em várias ações bem legais de marketing! Agora, se precisa começar rápido sua divulgação, a dica é concentrar sua atenção primeiro nesses detalhes que vamos te contar a seguir!

A identidade da sua empresa


Exemplo em que, mesmo sem nada escrito, é fácil reconhecer a empresa Apple

Sabe quando você reconhece uma marca só por um pequeno desenho e cores num determinado tipo de anúncio, ou ainda por um slogan? Isso é sinal de que ela tem uma identidade bem definida e esse é um detalhe importante pra destacar sua loja virtual em meio a todas as outras!

De um jeito simplificado, dá pra dizer que a identidade visual é a união de todos os detalhes das imagens de uma empresa que fazem com que os clientes entendam bem rápido quando é ela que tá fazendo um anúncio. Isso inclui desde a cor, o formato das letras se tiver algo escrito na propaganda e o estilo de foto ou desenho usado, por exemplo.

Além disso, a linguagem que a sua empresa adota com o cliente no dia a dia também vai dizer muito sobre ela. Sua loja virtual pode ser descolada, moderna, conservadora, simples ou chique, por exemplo, e tudo isso precisa aparecer sempre no contato com as pessoas!

Pra definir esses detalhes, precisa ter em mente os objetivos da empresa e entender quem são os clientes que quer conquistar. Tem muitos jeitos de descobrir isso, mas um bem prático é navegar pelas redes sociais e outras páginas em que eles dão opiniões, como fóruns. Daí fica fácil ver o que eles esperam de serviços como o seu.

Então é só criar o seu estilo baseado nas ideias que desenvolveu com a pesquisa! O ideal é contratar um serviço especializado pra ajudar a construir a imagem da sua empresa, tá? De qualquer jeito, se preferir fazer esse trabalho, pesquise bastante sobre como outros e-commerces parecidos fizeram suas propagandas e como atendem seus clientes!

Outro detalhe importante é ficar de olho pra usar sempre os mesmos padrões de estilo de desenhos e cores nas imagens que produzir, como logotipos! Senão, os consumidores podem começar a confundir sua marca com outras. O básico é sempre adotar o mesmo padrão de cores, desenhos e fotos em redes sociais, e-mails, sites e outros canais de comunicação!

Canais de comunicação do seu e-commerce

Olha, ter canais de comunicação funcionando bem é fundamental pra mostrar que a sua empresa é séria, viu? O ideal é ter a maior quantidade possível de espaços pra que os clientes falem com a sua loja, mas é importante equilibrar isso com a sua capacidade de atender a todos eles.

Pras lojas que trabalham com marketplace, é fundamental ficar de olho na comunicação da empresa e dos clientes com a sua loja por esse canal, tá? É que como podem aparecer dúvidas é importante dar uma resposta rápida pra que a compra siga tranquila!

Além disso, hoje em dia não tem como pensar em marketing sem levar em conta as redes sociais, mas não adianta ter vários perfis e deixar as pessoas sem respostas ou demorar muito pra dar um retorno, viu? Decidir se vai investir em publicidade paga nesses meios é algo que tem que ser pensado levando em conta a verba disponível pra aumentar a visibilidade da sua empresa e como seu negócio vai começar.

Por exemplo, se sua loja vai vender via marketplace, dá pra deixar que essa empresa faça os anúncios pagos, já que elas costumam fazer isso. Assim, elas vão atrair compradores também pra você. Agora, se quer trabalhar com um site próprio de vendas, daí pode ser interessante anunciar pra ser conhecido mais rápido!

Uma dica: o Instagram é conhecido como uma das melhores redes sociais pra comércio, tá? Então, se você não tem muito tempo pra cuidar de muitos canais desse tipo, pode ser interessante começar só com ele!

Ah, e sempre vale a pena investir num e-mail institucional, daqueles com o seunome@nomedaempresa.com.br, se você vai atender clientes por esse canal, tá? Isso passa uma imagem mais formal e confiável pras pessoas!

Quer saber um pouco mais sobre marketing? Nessa matéria aqui nós falamos alguns dos principais termos dessa área! 

Gostou? Fala sério, esse blog tem dicas bem legais pros parceiros do Magalu, né?

Deixe seu comentário