Marketing social: o que é importante pro seu negócio?

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Sabia que 69% dos brasileiros decidem se vão comprar ou não um produto por conta de posicionamentos sociais ou políticos da empresa? É o que mostra uma pesquisa da agência de comunicação Edelman! E é por isso que vale investir em marketing social, que te aproxima do seu público-alvo ao mesmo tempo em que deixa o mundo melhor. 

Se quiser saber mais sobre essa estratégia, nós aqui do blog contamos pra você!

Entendendo o marketing social

Olha, o marketing social vai dizer ao consumidor quem é sua empresa e o que ela considera importante pra sociedade. O foco dessa divulgação não tá nos produtos em si, mas nos valores do seu negócio!

Esse tipo de comunicação é importante porque mais de 2/3 das pessoas entrevistadas aqui no país, pra esse levantamento da Edelman, acreditam que as marcas devem informar de um jeito fácil de entender, em seus pontos de venda, posições delas sobre questões importantes.

E essa não é uma atividade apenas pra empresas grandes, embora elas sejam mais conhecidas por se posicionarem, tá? Tem várias ações que seu e-commerce pode adotar, com pouquíssimo investimento, e que vão destacar aos seus potenciais clientes o que você considera importante. Olha só alguns exemplos de como trabalhar essa estratégia:

Posicionamento em questões de destaque – o posicionamento oficial da empresa sobre algum tema do momento pode comunicar ao consumidor que seu e-commerce acredita nas mesmas opiniões que ele ou, mesmo que esse não seja o caso, que defende um ponto de vista que considera importante e trabalha pra conversar com a sociedade a respeito daquilo!

Apoio a instituições – muitas instituições, que defendem diferentes causas, precisam com frequência de doações. E essas podem ser financeiras, produtos ou até de mão de obra ou algum serviço especializado. Nesse caso, é interessante apoiar instituições que tenham relação com seu público-alvo. Por exemplo, se a sua loja conta com produtos pra pets, a dica é ajudar ONGs que cuidam de animais abandonados.

Engajamento do público – colocar a mão na massa e convidar seu cliente pra que ele participe junto também é uma estratégia de aproximação com o público-alvo, sabe? É um reforço da sua imagem como um negócio que acredita naquele posicionamento que adotou, não sendo apenas um discurso.

E se a sua bandeira é a defesa do meio ambiente e o e-commerce vai dar suporte ao plantio de árvores numa área adotada, que tal chamar as pessoas que acompanham a comunicação da loja virtual pra participar? É uma oportunidade, um bom motivo pra divulgar a ação!

Tenha em mente que, por um lado, não se posicionar é um jeito de evitar polêmicas. No entanto, isso também faz com que sua empresa perca uma oportunidade de se diferenciar de outras que comercializam o mesmo produto.

E lembre que a sua prática tem sempre que ficar alinhada à divulgação, combinado? Os consumidores tão cada vez mais atentos a empresas que falam uma coisa, mas fazem outra. Se vai destacar seu apoio à preservação da natureza, por exemplo, é fundamental adotar ações em prol de deixar seu negócio ambientalmente mais sustentável.

Divulgando atividades e opiniões

A estratégia de divulgação, quantidade de ações e outros detalhes de uma campanha de marketing social pode variar bastante e é possível encontrar empresas especializadas no planejamento de tudo isso, tá?

Agora, mesmo que não tenha intenção de trabalhar de um jeito tão aprofundado nesse tema, é possível começar suas ações aos poucos e iniciar assim a aproximação com o público. No caso de uma empresa de pequeno porte que colabora com uma instituição, por exemplo, muitas vezes essa organização vai fazer divulgações pro público dela. E isso, por si só, já chama a atenção pro seu negócio, que começa a ganhar novos admiradores! Legal, né?

Ah, e um bom momento pra divulgar aquilo em que você acredita é quando um tema aparece com muita gente comentando. Se quiser umas dicas pra identificar essas oportunidades, vale dar uma lida nessa matéria aqui sobre newsjacking!

Fala sério, é muito bom ficar por dentro de estratégias que vão fazer diferença no dia a dia do seu e-commerce aqui no nosso blog do Magalu, né?

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