Marketing viral | O que é e como funciona?

Reading Time: 3 minutes

Por Aline Bonfante, Magalu.

Você sabe o que é o Marketing Viral?

Não, não é um vírus que irá infectar seu computador, nada disso! Então, vou te explicar de uma forma simples e exemplificando sobre o que é esse tal de Marketing Viral!

O Marketing Viral nada mais é o que, a forma como uma informação se propaga de forma rápida e totalmente orgânica, ou seja, de forma espontânea pelas pessoas. Assim mesmo como um “vírus” se propaga, mas nesse caso não há nada de ruim em compartilhar.

Tudo começa quando uma empresa, serviço, ou algum indivíduo, cria um conteúdo engraçado e criativo, com o intuito justamente de causar impacto nas pessoas, para que, quem receber o conteúdo, imediatamente compartilhar e espalhar esse conteúdo para outras pessoas, seus amigos, familiares, e estes outros compartilharem também com outras pessoas, e assim sucessivamente, tornando esse conteúdo viral e de forma orgânica.

E esse compartilhamento de conteúdo, na maioria das vezes estamos falando de internet, todo esse Marketing Viral, é mais fácil pela internet, ou seja, através de redes sociais, todo compartilhamento e propagação de informação é mais rápida. Isso não quer dizer que não existem outras formas de espalhar uma informação, o marketing boca-a-boca, também funciona muito neste caso.

E qual o objetivo de fazer um Marketing Viral?

O principal objetivo sempre será o conhecimento da sua marca, deixar em evidência, popularizar sua marca, de forma contagiosa, para a marca fique na cabeça das pessoas de forma positiva. Ele faz parte de um plano da empresa e muitas vezes surge através de oportunidades, por isso é muito importante a empresa estar sempre ligada no que está acontecendo no mundo, naquele momento, pois sempre surge algo novo na internet, e assim que encontrar alguma oportunidade, agir de forma rápida, inteligente e criativa, para colocar em prática e dar certo.

Quer um exemplo?

Vou dar um exemplo do próprio Magazine Luiza. O Marketing está sempre de olho nessas oportunidades momentâneas.

No início de janeiro de 2019, teve o GLOBO DE OURO 2019, que é o evento que faz as premiações para os melhores profissionais de cinema e televisão, filmes e programas televisivos de 2018. E em todas as fotos que foram publicadas na internet sobre esse evento, aparece uma garota em todas as fotos dos artistas, segurando garrafas de água. Surge então o primeiro meme de 2019: a garota da garrafa d’água.

Veja abaixo:

(Fotos: http://blogcinemanews.com/news/globo-de-ouro-2019-a-garota-da-garrafa-dagua-e-o-primeiro-meme-de-2019/ )

E nós, vendemos essa água aqui no site do Magazine Luiza, através do nosso Marketplace. E é claro, que nós não poderíamos ficar de fora dessa. Por isso, criamos um post nas redes sociais, com a “Lu” segurando essa mesma garrafa de água, com o objetivo principal de além de agir rápido e gerar um buzz na internet, também divulgar nosso sortimento, mostrando que até água vendemos no Magalu!

Veja:

E com isso, gerou realmente o que queríamos, comentários muitos positivos da ação e logo se propagou! As pessoas impactadas que gostaram do conteúdo, foram compartilhando para mais pessoas e estas pessoas para outras pessoas. Ou seja, transformamos uma oportunidade em ação e a marca estar na mente de todos!

Bom, espero que tenha gostado do conteúdo e compreendido um pouco mais sobre o que é e como funciona o Marketing Viral!

Deixe seu comentário