Marketplace de nicho

Como planejar a rentabilidade de um marketplace de nicho? Entenda

O objetivo de montar um marketplace de nicho é alcançar um público mais específico pra ter uma melhor rentabilidade. Mas, pra que você faça uma aposta certeira, é importante entender quanto conseguirá faturar na área que está escolhendo.

Esse estudo é fundamental pra ver se o mercado ao qual você pretende aderir atende às suas expectativas e se de fato compensa investir nele. Pra descobrir quais fatores estão envolvidos nessa rentabilidade, é só continuar lendo este post.

Entenda a importância dos nichos de mercado e de planejar a sua rentabilidade pra alcançar sucesso e satisfação com seu negócio.

O mercado de nicho

Aí você decide que vai vender roupas pela internet. Essa é realmente uma boa alternativa, mas são muitas opções nesse mercado. Fica difícil vender roupas pra homens, mulheres, crianças, adolescentes, gestantes, plus size, andrógenos e outros. Percebeu que dentro dessa área existem diferentes mercados de nicho?

Escolher um nicho é focar uma porção de uma área maior pra segmentar um público e atendê-lo de uma forma mais específica. Você se torna especialista em determinado ramo, reduzindo a concorrência e diversificando suas opções de produto pra esse perfil de consumidor.

É por isso que na hora de montar a loja virtual é importante escolher um marketplace de nicho pra atuar. Assim você não vai trabalhar de uma forma generalizada e aumenta as suas chances de ser uma referência em sua área, tendo muito mais destaque.

Planejando a rentabilidade do marketplace de nicho

Você viu que aderindo a um marketplace de nicho reduzimos o público que vai ser atendido, mas isso não significa que a rentabilidade do negócio será pequena. Estamos nos especializando em uma área, então, a precificação dos produtos é diferenciada e o preço de venda pode ser mais alto.

De toda forma, é fundamental planejar a rentabilidade de um marketplace de nicho pra que você saiba quanto vai ganhar e possa traçar estratégias pra manter as vendas estáveis ao longo do ano. Confira a seguir como fazer esse planejamento.

Entenda a taxa de conversão pra esse produto

A taxa de conversão pra vendas é a relação entre a quantidade de visitantes que a sua loja teve e a quantidade de pessoas que efetuaram uma compra. Ela é importante pra você entender o comportamento dos consumidores desse mercado de nicho e cativá-los.

Porém, não se trata de atrair cada vez mais pessoas diferentes, pois você está atuando em uma área específica. Logo, as estratégias devem gerar contatos qualificados e atrair os clientes em potencial, aqueles visitantes com mais chances de fazer uma compra.

Confira o ticket médio esperado

Outro fator muito importante é o ticket médio do seu marketplace de nicho, ou seja, quanto é esperado que cada cliente consuma nas compras que realiza. Isso tem uma relação forte com a taxa de conversão.

Alguns lojistas fazem muitas vendas com valores pequenos; pra outros, a quantidade de conversões é menor, mas os clientes gastam mais. Então, não podemos considerar só o número final de compradores. É preciso analisar também quanta receita eles geraram. Você pode escolher um nicho que seja rentável, não necessariamente movimentado.

Conheça bem o público

Você também precisa entender o comportamento do público daquele marketplace de nicho. Busque informações a respeito dos hábitos dessas pessoas, suas expectativas, os problemas que vivenciam, as soluções que esperam e o modo como desejam ser atendidas.

Com isso você vai entender o valor dos produtos pra essas pessoas, a frequência com que elas fazem compras, além do ticket médio que já citamos. Você pode, ainda, trazer novidades que vão proporcionar uma rentabilidade ainda maior por causa da exclusividade.

Entenda a sazonalidade do produto

O mercado de nicho também pode ter sazonalidades, ou seja, épocas em que é esperado um maior ou menor volume de vendas. Entender a sazonalidade aumenta a previsibilidade dos ganhos e ajuda a adotar estratégias pra atrair o consumidor nas épocas de baixa. Você consegue organizar melhor as finanças pra não passar apertos se as vendas caírem.

Planejando corretamente a rentabilidade do marketplace de nicho você saberá qual é a melhor área para investir. Se já estiver atuando nela, é uma excelente saída para adotar estratégias mais eficientes que vão ajudar a garantir a estabilidade das vendas e retornos o ano inteiro.

Pra garantir a rentabilidade também é importante fazer boas parcerias, e o Magalu Marketplace está aqui pra ajudar você. Acesse o site e veja como ser um parceiro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa