mercado de artigos esportivos

Mercado de artigos esportivos: quais as tendências e como se preparar?

Cada vez mais as pessoas têm tomado consciência da necessidade de praticar atividades físicas. Seja por preocupação com a saúde ou por cuidados estéticos, essa mudança de comportamento tem consequências muito positivas para o mercado de artigos esportivos, especialmente pra quem aposta na praticidade das vendas por meio da internet.

Mas pra colher bons resultados é importante conhecer os produtos que mais chamam a atenção dos consumidores, bem como observar as tendências que vão surgindo. Desse modo, a loja pode se preparar para garantir os estoques, atrair o público-alvo e aumentar os ganhos.

Pensando nisso, preparamos uma lista que traz as principais tendências do mercado de artigos esportivos, além de informações sobre como você pode se preparar pra atender às demandas dos consumidores. Confira!

Tecnologias vestíveis

Também conhecidas como wearables, as tecnologias vestíveis servem para monitorar o desempenho físico de atletas profissionais e amadores, a fim de fornecer dados do corpo que ajudam a otimizar seus resultados. São dispositivos inteligentes que podem ser vestidos ou usados como acessórios durante a prática da atividade física.

Alguns exemplos de wearables são os relógios e as pulseiras inteligentes capazes de monitorar frequência cardíaca, quantidade de passos em caminhadas ou corridas e até mesmo a qualidade do sono, além de outros dados. Entre as tecnologias vestíveis mais utilizadas também estão as faixas peitorais, os óculos e os tênis inteligentes.

Aumento da prática de atividades desafiadoras

Nem todo mundo que quer praticar atividades físicas se adapta à rotina de frequentar academia pra se dedicar aos exercícios tradicionais de musculação. Muitas pessoas até começam, mas ficam entediadas com o ambiente e logo deixam de frequentar o local. Nesse cenário, a tendência é aumentar a busca por atividades físicas desafiadoras.

O mountain bike é um bom exemplo de atividade que atrai quem tem espírito aventureiro. É uma modalidade do ciclismo praticada em terrenos irregulares, que exige o uso de um tipo específico de bicicleta. Outras atividades desafiadoras que vêm ganhando adeptos são o slackline, popularmente conhecido como corda bamba, e o windsurf, um esporte aquático praticado com uma prancha movida à vela.

Compra de artigos esportivos para treinos em casa

Enquanto algumas pessoas buscam artigos esportivos para atividades ao ar livre, como as que acabamos de mencionar, outras preferem se exercitar no conforto do lar, entre uma e outra responsabilidade do dia a dia. Em outros casos, atletas decidem treinar tanto na academia quanto em casa, com o objetivo de maximizar seus resultados.

Qualquer que seja a situação, essa tendência beneficia o mercado de artigos esportivos. Para treinar em casa, alguns dos produtos buscados são a corda de pular, a faixa elástica conhecida como mini band, a bola de pilates, o tapete para exercícios, o elástico de extensão e a escada de agilidade, entre muitos outros.

Busca por novidades em calçados esportivos

Um calçado adequado para a prática de esportes é imprescindível não só para o bom desempenho físico, mas pra garantir a segurança do atleta e evitar lesões. Muito além de apenas vender tênis genéricos, é preciso oferecer um produto que proporcione a aderência e o amortecimento corretos, de acordo com a atividade a ser praticada.

Por isso, a preocupação com o calçado ideal leva à busca por novidades no que se refere à tecnologia empregada nesses produtos. Já existem, por exemplo, tênis esportivos com sistema de propulsão pra correr ou pular mais rápido, com sensores capazes de calcular movimentos e fabricados com materiais que os tornam mais leves, flexíveis e resistentes do que já são normalmente.

Procura por roupas de melhor qualidade

Assim como acontece com os calçados, as roupas para esporte também influenciam o desempenho. Cada tipo de atividade física pede uma determinada variedade de tecido e modelagem, que deixam a pessoa mais confortável e podem ter propriedades especiais para oferecer uma experiência ainda melhor.

No que se refere ao vestuário, uma das tendências para o mercado de artigos esportivos é oferecer peças com controle térmico na parte superior do corpo e compressão na inferior, o que é bom para a circulação. Roupas com proteção contra raios ultravioleta e que se ajustam ao corpo para garantir liberdade de movimentos são outros exemplos.

Demanda por artigos tecnológicos

Como deve ter dado pra perceber, a tecnologia é uma constante entre as tendências que citamos. As pessoas estão atentas às possibilidades que esse ramo oferece e querem usufruir dos seus benefícios. Desse modo, é importante buscar sempre conhecer as novidades do setor e levá-las até o consumidor.

Produtos como os fones de ouvido bluetooth podem não ter influência direta no treino, mas são acessórios muito buscados devido à sua praticidade. Materiais indispensáveis à prática de esportes, como bolas e pranchas de surfe, também têm passado por transformações tecnológicas que melhoram sua qualidade e, consequentemente, o desempenho dos atletas.

Aumento da prática de exercícios na melhor idade

A população com idade acima de 60 anos está cada vez mais ativa e interessada em melhorar sua qualidade de vida. Diante disso, é preciso atender esse público e ofertar produtos capazes de proporcionar conforto e segurança na prática de atividades físicas.

Exercícios de baixo impacto costumam ser os mais recomendados para esse grupo. Assim, quem atua no mercado de artigos esportivos pode atrair os idosos com produtos voltados pra caminhada, natação, hidroginástica, alongamento, dança, entre outros.

Todas essas tendências demonstram uma grande preocupação com a qualidade da prática de atividades físicas. Tanto os atletas profissionais quanto os amadores estão em busca não apenas de resultados, mas de satisfação na hora de se exercitar e treinar. Com esporte e lazer caminhando juntos, um número cada vez maior de pessoas está abandonando o sedentarismo.

Vale a pena conhecer melhor cada uma dessas tendências para o mercado de artigos esportivos e criar boas estratégias de marketing pra atrair o público. Além disso, é bem importante contar com uma boa plataforma de marketplace pra ofertar os produtos e garantir um atendimento de excelência aos seus clientes.

Então, o que achou das tendências para o mercado de artigos esportivos? Antes de ir, siga o nosso perfil no Instagram pra acompanhar outros conteúdos úteis para seu negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa