Mercado de nicho: saiba se é a opção ideal pro seu e-commerce

Gente, apostar em mercados de nicho é uma boa oportunidade de aumentar suas vendas num espaço com pouca concorrência, viu? Dá pra investir em vários produtos, como filmes raros ou acessórios pra alguns esportes radicais! Agora, antes de entrar num desses segmentos, é fundamental pesquisar bastante.

Quer umas dicas sobre mercados de nicho? Nós aqui do blog do Magalu vamos te ajudar!

Vantagens do mercado de nicho

Olha, um detalhe legal de trabalhar em nichos é que as grandes empresas não costumam entrar nesses segmentos muito específicos, tá? Além disso, como é importante entender bem os produtos e serviços que vão ser comercializados, a quantidade de detalhes que precisam ser levados em conta pode acabar afastando lojas menores.

Agora, as vantagens pros e-commerces que vão a fundo nesse objetivo incluem a possibilidade de negociar melhores valores, já que poucas lojas virtuais contam com o mesmo atendimento, e a aproximação e fidelização maior dos clientes, viu? Muito bom!

Encontrando os mercados de nicho

Tem vários jeitos pra encontrar um nicho em que seu e-commerce possa focar, sabe? Levar em conta o estilo de vida das pessoas é uma boa opção, por exemplo. A sua loja virtual pode trabalhar com roupas focadas em pessoas de religiões ou investir no atendimento a quem procura produtos não testados em animais.

As horas de lazer dos consumidores também podem ser ótimas referências. Dá pra ter peças que interessam pra gamers, que é o nome pelo qual são conhecidas as pessoas que adoram jogos eletrônicos, ou então acessórios pra quem pratica paraquedismo. Legal, né?

Quer mais dicas? Que tal oferecer produtos pra uma área profissional específica ou um segmento, como aparelhos e acessórios de fisioterapia? O importante pra encontrar o seu nicho é:

  • Descobrir em que área quer entrar, já sabendo que é preciso pesquisar bastante sobre ela;
  • Entender qual solução seu e-commerce pode dar dentro de um segmento bem específico. Então, considere o conhecimento que já tem no tema e quais pontos precisa conhecer melhor, identifique um problema e crie uma proposta de como é possível solucionar ele;
  • Testar sua ideia, seja procurando em fóruns de internet sobre o que o seu público-alvo quer ou até mesmo entrevistando pessoas que você acredite que podem se interessar pelos produtos;
  • Dar uma olhada nos concorrentes, caso já tenha outros e-commerces no segmento em que sua loja vai entrar.

Com essas informações, fica mais fácil começar a aproveitar as vantagens de ter um negócio de nicho. 

E não precisa abandonar seus outros produtos, viu? Sua loja pode seguir com os itens que são mais procurados por grande parte dos consumidores e trabalhar o atendimento e a comunicação separada pra diferentes públicos, por exemplo. Daí você alcança pessoas que tão procurando por itens mais difíceis de encontrar em outros lugares.

Quer entender melhor os mercados de nicho? Aqui tá um material bem completo do Sebrae pra você! E se quiser uma ajudinha pra fazer a pesquisa sobre outras lojas, dá uma olhada nessa matéria aqui

Fala sério, fica bem mais simples conquistar novos espaços pra sua empresa com as dicas aqui do nosso blog, né? 

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