mês do orgulho

Mês do Orgulho LGBTQIA+: conheça ações para o Pride Month

O Mês do Orgulho LGBTQIA+ é um dos períodos mais importantes para o estímulo ao respeito e à diversidade. É por essa razão que tantas empresas enxergam o mês com um carinho especial, pois esse é um momento que oferece a oportunidade e a abertura pra melhorar suas ações de inclusão, responsabilidade social e engajamento no mercado. 

Por isso, criamos este post completinho sobre o tema. O nosso objetivo é esclarecer as principais curiosidades no assunto. Nesta leitura, você entenderá o que é o Mês do Orgulho, por que junho foi escolhido pra ser esse mês, quais as principais ações do Pride Month, e como implementar essas ideias em sua loja virtual. Então não perca tempo e acompanhe!

O que é o Mês do Orgulho LGBTQIA+?

Internacionalmente conhecido como Pride Month, o Mês de Orgulho é um mês dedicado a celebrar e a estimular a aceitação do grupo LGBTQIA+. A iniciativa é uma forma de encorajar respeito, empatia, compreensão, inclusão e diversidade no ambiente social, pois, como todos sabemos, essa nem sempre é a realidade.

Países em todo o mundo, inclusive o Brasil, seguem registrando muitos casos de intolerância contra o grupo LGBTQIA+. E isso apenas reforça a importância de movimentos como o Pride Month, que têm o objetivo de celebrar a existência das pessoas LGBTQIA+ como motivo de orgulho, e não de discrição, vergonha ou constrangimento, como a intolerância defende.

É por isso que o Mês do Orgulho segue crescendo em importância ao longo dos anos. Para que a tendência à aceitação, à inclusão e ao respeito sigam em frente, é fundamental que existam iniciativas que aproximem a sociedade desses temas, pouco a pouco, reduzindo os preconceitos e contribuindo pra uma sociedade mais tolerante, aberta e compreensiva. 

Hoje, a iniciativa evidencia o orgulho, a alegria e a aceitação, inclusive, com o impulso de muitas marcas, que veem no momento uma oportunidade de se aproximar dos consumidores com uma mensagem que fala de respeito e diversidade. Mas a origem do movimento não é tão feliz quanto a celebração atual. Afinal, você sabe por que o Pride Month acontece em junho?

Por que junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+?

No final de junho de 1969, a cidade de Nova Iorque foi o palco pra rebelião de Stonewall. O episódio foi emblemático na história dos direitos civis dos Estados Unidos, pois demonstrou o perigo da radicalização e da intolerância. O evento, traumático e doloroso, funcionou como um estímulo para a libertação LGBT+, que ganhou tração nos próximos anos. 

Já em 1970, pouco depois de Stonewall, inúmeras cidades americanas começaram a adotar as marchas e paradas LGBT, encorpando o que seria o começo do Mês do Orgulho, como uma lembrança constante à Stonewall, e também a uma forma de comunicar à sociedade que não há motivo pra ter vergonha, e como a intolerância é prejudicial pra sociedade.

Já em meados de 1999, Bill Clinton, o então presidente norte-americano, oficializou junho como o mês do orgulho. Em seus respectivos mandatos, Obama e Biden fizeram o mesmo, sempre reforçando à comunidade americana a importância de lembrar o passado, comemorar o presente e melhorar o futuro. 

Naturalmente, tanto o Brasil quanto inúmeros outros países ocidentais adotaram a prática. Hoje, o Pride Month é um período internacionalmente celebrado e o mês de junho é um período em que marcas e pessoas refletem sobre o tema e reafirmam as suas posições em função de valores como respeito, diversidade, inclusão e empatia.  

Quais são as principais ações para o Pride Month?

Assim como em qualquer outra data e período comemorativo, como o Natal, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e por aí adiante, o Pride Month cria uma série de oportunidades pras marcas e os lojistas. Afinal de contas, é um momento de celebração, que permite reafirmar a cultura das marcas, engajar os consumidores e promover vendas. 

As principais ações para o Mês do Orgulho estão relacionadas ao marketing, à publicidade e às vendas. Tanto o marketing quanto a publicidade costumam receber atenção especial durante o período, com a criação de campanhas que reafirmam os valores do Pride Month e buscam a empatia do grupo LGBTQIA+.

Especificamente no campo do marketing, também existe a tradição de assumir uma nova identidade visual nas redes sociais durante o período, adaptando o logo, os banners e todo tipo de branding às várias cores do movimento. Por último e não menos importante, existem as iniciativas de precificação e vendas.

Da mesma forma que acontece em outras datas e períodos comemorativos, o Pride Month oferece um espaço pra criar promoções e direcionar vendas. O sucesso dessas ações, claro, está diretamente ligado à qualidade da sua comunicação com o público, que deve ser genuína e honesta.

Como implementá-las em sua loja virtual?

Da mesma forma que em outros períodos comemorativos, a maior parte das mudanças com o Pride Month acontecem na identidade visual e no campo das promoções. Para isso, é preciso investir na adaptação das suas redes sociais e na criação de conteúdos legais e pertinentes para o momento, além de, é claro, boas ofertas que gerem mais vendas

Mas, no fim das contas, não basta apenas fazer essas adaptações, pois também é preciso pensar no alcance e visibilidade das suas ofertas e mercadorias. É por isso que você também deve considerar o seu cadastro em um bom marketplace, como é o caso do Magalu Marketplace, a melhor plataforma de vendas do Brasil. 

Ao se tornar um parceiro Magalu, você tem acesso a vantagens exclusivas no mercado. Afinal, os seus produtos passam a ser negociados em uma plataforma com mais de 24 milhões de consumidores, que conhecem e aprovam a confiabilidade da nossa marca. Além disso, as nossas comissões são baixas, e isso significa que você fatura mais e pode crescer mais rápido.

E não para por aí. Com uma plataforma como a nossa, você tem toda a estrutura necessária pra crescer e vender muito mais, com segurança, eficiência e praticidade. Como você pôde ver, o Pride Month é um momento importante pra consolidação da sua marca, assim como um símbolo de respeito e confiabilidade.

Agora que você tem uma boa noção sobre o Mês do Orgulho, aproveite pra conferir uma outra leitura importante para a sua loja, aprendendo um pouco mais mais sobre a categorização de produtos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa