métricas de venda online

Métricas de venda online: veja quais você deve acompanhar no seu negócio!

Conhecer detalhadamente as métricas de venda online do seu e-commerce é o caminho mais seguro pra alcançar o sucesso. Afinal, são elas que vão ajudar a garantir a saúde do seu negócio, contribuindo pra definir objetivos e criar as melhores estratégias a curto, médio e longo prazos.

Neste conteúdo, você vai entender a importância de monitorar os resultados de sua loja online e saber quais são as principais métricas que deve acompanhar. Continue a leitura pra aprender como calculá-las e esclarecer as dúvidas sobre o assunto!

O que são métricas de venda online?

As métricas de vendas online são ferramentas usadas pra analisar e monitorar os resultados comerciais nos e-commerces. Com os números obtidos por meio delas é possível ter uma visão mais ampla e precisa do processo de vendas.

Essa análise permite que você, por exemplo, identifique se as metas estabelecidas para as vendas digitais estão ou não sendo atingidas. Além disso, é fundamental pra tornar as tomadas de decisão mais acertadas e fazer os ajustes necessários, resultando na melhoraria do desempenho do seu negócio.

Quais métricas de venda online você deve acompanhar?

Neste tópico, separamos algumas das principais métricas de venda online que você deve prestar atenção. Vamos saber quais são?

Taxa de abandono do carrinho

Como o próprio nome diz, essa métrica procura identificar qual é o percentual de usuários que abandonam o carrinho na etapa final da compra. Alguns dos motivos mais comuns pra isso acontecer são: valor do frete, formulários de cadastros muito longos ou poucas formas de pagamento disponíveis.

Ficar de olho nessa taxa vai ajudar a entender o motivo da desistência e a encontrar meios de evitar que futuras compras sejam perdidas. O cálculo é feito dividindo o total de carrinhos abandonados pela quantidade de usuários que acessaram o carrinho de compras (sem importar se finalizaram ou não a compra), multiplicando o resultado por 100.

Taxa de abandono de carrinho = (nº de carrinhos abandonados / nº de pessoas que acessaram o carrinho) x 100

Nível de satisfação dos clientes

Outra métrica importante pra saber onde é preciso fazer ajustes a fim de aumentar sua margem de lucro é identificar como anda a satisfação do cliente. O nível de satisfação pode ser avaliado em vários níveis, por exemplo: preço, produtos, prazo de entrega, atendimento ao consumidor, entre outros.

Uma maneira simples de obter essa medida é pedir pra que o cliente indique o que mais gostou no processo de compra ou pós-venda. Você também pode solicitar que ele dê a sua nota de 1 a 10 pra avaliar o processo. Em seguida, basta subtrair a porcentagem de clientes satisfeitos pela de insatisfeitos.

Taxa de satisfação de clientes = %º de clientes satisfeitos – % de clientes insatisfeitos

Custo de aquisição de clientes

O objetivo dessa métrica é descobrir qual é o custo necessário pra adquirir e manter um cliente. Com o resultado em mãos, você pode entender melhor se as estratégias pra aumentar as vendas estão sendo efetivas ou não.

Pra calcular o custo de aquisição de clientes (CAC) é preciso somar todos os investimentos feitos na área de marketing. Em seguida, basta dividir pelo número de novos consumidores obtidos em um determinado período (semanal, mensal, trimestral ou anual).

CAC = total dos custos de marketing e vendas / nº de clientes adquiridos

Ticket médio

O valor médio de compras por consumidor recebe o nome de ticket médio. Com essa métrica, você consegue identificar quanto seu e-commerce fatura por cliente e pensar em estratégias pra aumentar esse valor.

Pra chegar ao resultado é simples. Você deve dividir o valor total de vendas feitas no seu e-commerce pela quantidade de conversões. É importante ressaltar que esses dados devem ser do mesmo período.

Ticket médio = valor total de vendas / quantidade de vendas

Taxa de aprovação de pedidos

A taxa de aprovação é uma métrica importante pra gestão financeira, já que ajuda a entender quantas vendas foram, de fato, concretizadas.

Já que os pagamentos no e-commerce são online, leva um tempo pra que o pagamento seja processado e as compras realizadas com cartão de crédito ou boleto, por exemplo, sejam aprovadas. Além disso, algumas dessas compras podem ser canceladas em algum momento.

O cálculo é feito relacionando o número de compras concluídas com o total de pedidos que foram criados. Assim, quanto maior for a taxa de aprovação, significa que mais dinheiro está entrando.

Taxa de aprovação = (compras concluídas / nº total de pedidos) x 100

Qual é a diferença entre métrica e KPI?

A confusão entre métrica e KPIs é algo bastante comum. Como ambas são importantes, vamos esclarecer a diferença entre elas e de que maneira cada uma é usada no marketing digital, ok?

De modo geral, as métricas de venda online nada mais são do que um conjunto de medidas de desempenho que mostram o comportamento dos usuários em um site. Assim, podem ser usadas pra analisar o resultado de uma ação ou estratégia específica, permitindo monitorar e identificar quais devem ser mantidas, ajustadas ou abandonadas.

Já os KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores-chave de performance, são obtidos com base nas métricas do e-commerce. Desse modo, são os resultados de uma ação, indicando quais foram os efeitos reais dos investimentos realizados. A partir desses indicadores é possível avaliar como anda o desempenho do negócio.

Para um melhor uso de métricas e KPIs é importante entender em que posição o seu negócio se encontra, refletir sobre seus objetivos e o que pretende obter com os resultados encontrados. Dessa forma, será possível definir quais tipos de monitoramento trabalhar.

Como vimos, conhecer as métricas de venda online é fundamental pra que o seu negócio online cresça de maneira estável. Por isso, não deixe de definir as mais importantes a fim de ter um e-commerce de sucesso. Depois, é só analisar e aperfeiçoar o que for necessário, vendo as suas vendas crescerem.

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