Mitos sobre vendas

Conheça os 5 maiores mitos sobre vendas no varejo

Um negócio tem grandes chances de sucesso quando os donos se dispõem a ficar cada vez mais informada sobre as tendências. Conhecer os benefícios de vender no marketplace é um dos exemplos de como fazer uma marca começar a se destacar no mercado.

Contudo, além disso, é importante descobrir quais são os principais mitos sobre vendas que podem estar atrapalhando o desempenho da sua empresa.

Existe um conjunto de práticas muito comuns no varejo que acabam interferindo no sucesso de um negócio, mas muitos empreendedores sequer se dão conta. Quem está se aventurando nas plataformas de e-commerce também deve ficar de olho pra não acreditar em mentiras que vão prejudicar a produtividade da empresa.

Pensando nisso, reunimos 5 mitos sobre vendas no marketplace que você precisa conhecer. Acompanhe o post e veja algumas práticas que podem estar afastando a sua empresa dos objetivos traçados!

1. Não preciso divulgar meus produtos

Ainda hoje é possível encontrar pessoas que acreditam que a divulgação dos produtos é vista como algo feio para o público, como uma tentativa exagerada de chamar a atenção. No entanto, essa é uma ideia totalmente antiquada, e vamos mostrar o porquê.

O marketing é um dos principais setores de uma empresa, e é ele que faz com que a imagem de um negócio seja construída aos olhos dos consumidores. Dentro dele, existem diversas estratégias e teorias que fazem com que a divulgação seja bem-sucedida e atraia novos clientes.

Além do mais, pra que alguém compre algo que você está oferecendo, é preciso que mais pessoas conheçam os seus produtos. Isso é feito por meio da divulgação. Sendo assim, nada de achar que investir em marketing é desnecessário.

E não é apenas o marketing que ajuda a aumentar a visibilidade de sua empresa. Apostar nos marketplaces atualmente também tem se saído como uma ótima solução pra aumentar o número de acessos à sua marca, com pessoas vindo das mais variadas regiões do país. Alcançando um maior público, é possível também promover o crescimento do negócio de maneira estratégica e eficiente.

2. Posso usar a mesma estratégia de divulgação para a loja física e online

Agora que você sabe que a divulgação dos produtos é indispensável para o sucesso de um negócio, é preciso se aprofundar um pouco mais sobre o universo das estratégias de marketing.

O primeiro passo é saber que, por mais que seja o mesmo produto a ser vendido, as estratégias de divulgação para lojas virtuais e estabelecimentos físicos não são as mesmas. Isso se explica, principalmente, pelo fato de que o comportamento de compra dos clientes não é o mesmo.

No entanto, é possível integrar as estratégias, de acordo com o plano de negócios da empresa. Assim, estabelece-se uma melhor gestão da marca, criando um vínculo entre o físico e o virtual que facilita o reconhecimento pelos consumidores.

3. Não preciso me preocupar com a descrição dos produtos

Seja nas lojas físicas, seja nos e-commerces, a descrição dos produtos é sempre muito relevante. Afinal, como os clientes vão saber o que estão comprando se não têm acesso aos detalhes do que um item pode oferecer a eles?

Independentemente de qual seja o segmento do produto, é importante que haja a descrição de suas características, como material, peso, funcionalidade, pra quem ele se destina, entre outros detalhes fundamentais.

Isso influencia na decisão de compra do consumidor, de modo que ele pode descobrir, enquanto está passando pela loja, produtos que atendem a alguma de suas necessidades, mesmo que não estivesse pensando diretamente neles quando procurou o estabelecimento. Ao mesmo tempo, o cliente consegue decidir se o item que busca é capaz de solucionar algum de seus problemas ou se está de acordo com as suas preferências.

4. Não é necessário entender de tecnologia

A tecnologia está presente em cada ação da sociedade atualmente. Desse modo, é inegável que os recursos digitais fazem parte da rotina de milhões de brasileiros e que isso afeta, até mesmo, a forma como consomem.

Tendo isso em vista, entender de tecnologia se torna indispensável pra quem quer vender. Muitas relações de compra e venda mudaram nos últimos anos. Atualmente, a comunicação, por exemplo, é um dos aspectos mais importantes para os clientes. Assim, destacam-se as empresas que oferecem canais de contato que atendem às necessidades dos consumidores, solucionando dúvidas e trazendo mais praticidade para o dia a dia deles.

Além disso, a tecnologia é fundamental pra organizar os processos internos de uma empresa, e isso também tem efeito sobre as vendas, levando em conta que todos os setores de um negócio se comunicam entre si de certa maneira.

Sendo assim, conhecer as ferramentas e técnicas que ajudam a gerenciar um negócio e a potencializar as vendas se torna cada vez mais fundamental. Isso é importante até mesmo pra quem conta com o marketplace pra divulgar e ofertar os seus produtos. Entender de tecnologia é o que vai colocar uma marca em destaque das outras com mais facilidade e eficácia.

5. É mais fácil ter um e-commerce do que vender no marketplace

Um e-commerce exige um grande empenho na gestão, envolvendo uma série de procedimentos pra manter o negócio competitivo, considerando as particularidades do comércio virtual.

Já o marketplace exige bem menos investimento e tempo pra administrar os processos, a partir do momento que você conhece melhor a plataforma. Além do mais, esses espaços reúnem diversos clientes em um mesmo lugar, o que favorece a apresentação da marca e de seus produtos de forma confiável para os consumidores.

Com acesso a uma infraestrutura pronta, é possível poupar tempo e dinheiro com atendimento ao cliente, administração dos processos internos, entregas, análise do desempenho da empresa, vendas e vários outros procedimentos. Desse modo, você pode começar um negócio de forma muito menos complicada e visualizar o retorno mais rapidamente.

Gostou de conhecer os maiores mitos sobre vendas no varejo? Lembre-se de que quanto mais você pesquisar e se informar sobre as tendências do mercado, maiores as chances de alcançar os seus objetivos e ver o negócio crescer mais e mais.

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