Motivação da equipe: dicas simples e de baixo custo

Reading Time: 3 minutes

Gente, ter uma equipe motivada é fundamental pra ter melhores resultados em qualquer situação, viu? É que funcionários satisfeitos podem ter melhor desempenho durante uma crise ou em momentos com alto volume de trabalho, por exemplo. E o bom é que, mesmo sem muito orçamento, é possível desenvolver algumas ações a fim de deixar o time feliz e produtivo!

Quer umas dicas de como motivar equipes de jeitos bem simples? Nós aqui do Magalu vamos contar pra você!

Ouvindo os funcionários

Aproveite reuniões pra elogiar o trabalho do time

Olha, escutar o que seu time tem a dizer pode ajudar bastante seu e-commerce, viu? Com um bate-papo com cada um dos seus funcionários, dá pra entender o que é importante pra motivar eles!

E planejar o estímulo ideal é muito importante pra que seus talentos fiquem o maior tempo possível contratados na empresa. Por exemplo, enquanto alguns querem uma remuneração maior, outros podem ficar satisfeitos com um pouco de liberdade de horário ou mais espaço pra crescimento na hierarquia.

Por isso, vale a pena conversar com cada profissional, ouvir e entender mais sobre as metas pessoais dele!

Partindo pra motivação

Aproveite reuniões pra elogiar o trabalho do time

Mais da metade dos profissionais podem ficar mais tempo num trabalho caso percebam que seu trabalho é admirado pelos chefes, sabia? Isso mesmo! É o que mostra um levantamento da empresa de recrutamento Glassdoor! Então, elogiar quando uma pessoa faz algo bem feito é um jeito simples de manter os talentos por perto!

Uma dica: reuniões são ótimos momentos pra falar sobre como sua equipe tem feito um bom trabalho, ainda mais se o encontro é pra abordar algum tema mais pesado ou apontar alguma melhoria a ser realizada. Daí dá pra equilibrar os temas com esses elogios, né?

Também ajuda muito explicar ao time como o trabalho deles é importante pro seu e-commerce. É que já tá comprovado que os funcionários tendem a ficar mais motivados quando entendem como suas atividades contribuem pra outras áreas da empresa.

Além disso, alguns ajustes são bem simples de fazer e podem deixar o time mais motivado, como comemorar ou criar datas especiais! Que tal fazer um dia em que as crianças podem visitar o escritório, hein?

Tem mais: parcerias com estabelecimentos próximos, como academias e restaurantes, costumam ser muito práticas também no dia a dia e custar pouco! Sem falar que são ótimas pra esses novos parceiros, que passam a conseguir mais público.

Investindo no funcionário

Mais de 90% dos entrevistados numa pesquisa recente da rede social LinkedIn disseram que podem ficar mais tempo numa empresa que investe na carreira deles, viu? Um curso on-line ou a participação em algum evento em nome do seu e-commerce pode deixar seu profissional muito satisfeito, por exemplo.

E o legal é que dá pra convidar profissionais pra dar cursos na sua empresa ou ainda contratar esses estudos on-line em plataformas de ensino dependendo do assunto a ser aprendido. 

Ah, e alguém da sua equipe faz um trabalho incrível, mas é um pouquinho difícil o relacionamento dela com você ou seu time? Nessa matéria aqui tem dicas bem legais pra te ajudar! 

Fala sério, o dia a dia pode ficar bem mais prático com essas dicas do nosso blog do Magalu, né?

Deixe seu comentário