movimentar o estoque

Movimentar o estoque: saiba como um marketplace pode ajudar

Ficar com mercadorias paradas no estoque é uma situação muito mais frequente do que os empreendedores do comércio varejista gostariam. É comum que produtos fiquem esquecidos simplesmente por falhas no cadastro e alguns itens não tenham a saída esperada. Em todo caso, o jeito é encontrar uma maneira de movimentar o estoque.

Um caminho interessante pra resolver esse problema é fazer parte de um marketplace, basicamente um shopping virtual onde você pode cadastrar os produtos da sua loja pra fazer suas ofertas chegarem a mais consumidores. Vale a pena conhecer melhor essa possibilidade que pode ser a solução ideal pra acabar de vez com o estoque parado.

Pensando nisso, trouxemos informações imperdíveis pra você entender por que colocar suas mercadorias à venda no marketplace é exatamente o que o seu negócio precisa. Tem interesse nesse assunto? É só continuar acompanhando o post!

Por que é importante movimentar o estoque?

Mercadorias estagnadas no estoque significam que um investimento foi feito e o retorno ainda não chegou. Isso pode representar um problema sério, principalmente quando se trata de um pequeno negócio que precisa manter o estoque sempre girando.

Evitar essa situação é fundamental pra saúde financeira da empresa. Ao movimentar o estoque, você recupera o dinheiro parado e ainda ganha espaço pra investir em novos produtos que estejam mais alinhados às necessidades dos consumidores e possam ser vendidos com maior rapidez.

Como a venda no marketplace ajuda a movimentar o estoque?

Existem vários motivos que fazem da venda no marketplace uma excelente estratégia pra movimentar o estoque da sua loja. A seguir, destacamos os principais. Confira!

Alto tráfego

Um bom marketplace já é uma empresa com nome consolidado junto ao público e condições financeiras de fazer grandes investimentos em marketing pra atrair consumidores. Em consequência disso, a plataforma tem um alto tráfego de clientes e consumidores em potencial, influenciando diretamente os resultados das vendas.

Quando você coloca seus produtos à venda no marketplace, eles são expostos para inúmeros consumidores, muito mais do que seriam em uma loja física ou em uma loja virtual independente e desconhecida do grande público. Essa maior visibilidade aumenta bastante as chances de conseguir vender aquelas mercadorias que estavam esquecidas no estoque.

Venda em multicanais

Vender no marketplace é uma forma simples e prática de fazer a sua loja estar presente em vários lugares ao mesmo tempo, facilitando o acesso dos clientes aos seus produtos. Isso porque no marketplace os clientes podem comprar acessando a plataforma por meio do computador e usando o aplicativo no celular e tablet, tudo com muita praticidade.

É uma situação completamente diferente de quando você só pode contar com clientes que se deslocam até a sua loja física, não é mesmo? Além de manter a loja física e/ou virtual que já tem, você passa a vender em uma plataforma multicanal, potencializando os seus resultados.

Campanhas de marketing

Quem trabalha com comércio sabe muito bem que a divulgação é essencial pra movimentar o estoque e alavancar as vendas. O problema é que fazer isso por conta própria pode ser bem difícil, tanto pelo trabalho que demanda quanto pelo investimento necessário pra montar uma forte campanha de marketing.

Com a parceria de um marketplace, por outro lado, você tem acesso a todos os benefícios que a estratégia de marketing da própria plataforma pode proporcionar. Só é preciso ter preços competitivos pra conquistar os clientes atraídos pra plataforma com o objetivo de aproveitar a Black Friday, as promoções de Natal, do Dia das Mães e de tantas outras ocasiões que impulsionam as vendas.

Aumento da confiança

Vender pela internet é uma ótima maneira de movimentar o estoque e você não precisa, necessariamente, de um marketplace pra fazer isso, certo? Sim, mas existe um fator que precisa ser levado em conta: as pessoas têm sérias preocupações em relação à segurança das transações financeiras online e ficam receosas de comprar em lojas virtuais desconhecidas.

Esse sentimento deixa de ser um obstáculo quando a compra é feita em um marketplace conhecido, que conta com tecnologia de primeira e garante a segurança de todo o processo, da compra até a entrega. Assim, vender no marketplace faz com que o público confie mais na sua loja e compre aqueles produtos que você precisa vender pra movimentar o estoque.

Como funciona um marketplace?

Como mencionamos, um marketplace é um shopping virtual, onde várias empresas podem comercializar seus produtos. Pra isso, o empreendedor só precisa inscrever sua marca na plataforma e montar sua loja virtual, cadastrando os itens que quiser vender.

É importante que a empresa esteja devidamente formalizada, com CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) ativo e autorização pra emitir nota fiscal eletrônica. Na hora de cadastrar os produtos, o ideal é escolher um título claro e uma descrição detalhada, pra que os clientes não fiquem com dúvidas. Adicionar boas fotos também faz bastante diferença.

Desse jeito, você ganha mais visibilidade pra movimentar o estoque e, em troca, o marketplace recebe uma comissão por cada venda realizada. Esse sistema também é muito atraente para os consumidores, que podem fazer suas compras sem sair de casa e tendo a oportunidade de comparar preços de diversos fornecedores em um só lugar.

O que considerar ao escolher um marketplace pra fazer as vendas?

Até aqui você já entendeu por que a venda no marketplace tem tudo pra movimentar o estoque da sua loja. Mas como escolher uma plataforma pra fazer isso? Pra começar, é preciso buscar uma opção que seja interessante para o seu público-alvo.

Outros aspectos relevantes na escolha são as ferramentas de gestão de vendas, o percentual de comissão cobrado e o sistema de repasses dos valores. Além disso, é importante que a plataforma seja de fácil navegação, tanto pra vendedores quanto pra consumidores.

Por fim, escolha um marketplace que tenha uma boa reputação junto ao público e a outros vendedores. Assim, você vai dar início a uma parceria de sucesso com uma plataforma que vai ajudar a movimentar o estoque da sua empresa e alcançar resultados muito melhores.

Então, as informações que trouxemos foram úteis pra você? Leia também o nosso post sobre a diferença entre dropshipping e marketplace e entenda ainda mais sobre esse assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa