Não se esqueça da embalagem, a primeira impressão é a que fica

Por Cássia Arbulu, Magalu.

Você já deve ter ouvido que ainda existem muitos clientes que pesquisam pela internet e vão até as lojas físicas para comprar. Geralmente isso acontece por dois motivos:

1- Algumas pessoas ainda não têm confiança de comprar on-line.

2- Algumas pessoas querem ver, tocar, sentir, confirmar o tamanho, a cor e as características do produto, as imagens vídeos e descrições não bastam.

O que acontece é que quando a gente faz uma compra on-line, estamos comprando uma imagem, não é mesmo? Principalmente quando é um produto que compramos pela primeira vez.
Ficamos ansiosos pela chegada, acompanhamos dia a dia o tracking do produto para sabermos quando ele realmente vai chegar, e quando chega a caixinha, caixa ou caixona na nossa casa, queremos logo abrir.

E aí que é a hora de impressionar. Antes mesmo de ver o produto, o cliente vê a embalagem. Ele tem a primeira impressão e o primeiro contato, depois da foto que ele viu pela tela do celular ou do computador.

E como será que está sendo essa primeira impressão dos clientes com os seus produtos? Como você envia suas embalagens? Como seleciona os tamanhos ou o material?

A embalagem tem que ser funcional, segura e também atrativa. Separamos algumas dicas de como você pode chamar atenção do seu cliente não só pelo produto, mas pela embalagem que ele chega.

Regras

Dependendo do tamanho dos seus produtos ou se você os envia por Correios ou transportadoras, geralmente as empresas possuem regras e padrões de embalagens. Você pode seguir as regras com personalidade, sem deixar de incluir os seus diferenciais. As regras são para ajudar e facilitar o manuseio dos produtos, então é muito importante segui-las.

Tamanho

Combine o tamanho da embalagem com o tamanho dos produtos, evite  usar pacotes muito grandes para objetos pequenos, pois isso pode fazer com que ele se movimente muito e chegue danificado até a casa do cliente.

É comum usarmos plástico bolha, jornal ou outro tipo de material para proteger os produtos, principalmente os que são mais delicados ou que estão em uma embalagem muito maior.

Nesse caso, lembre-se de ser sustentável e procurar opções que não prejudiquem o meio ambiente.

Material

Produtos delicados, como vidro, exigem embalagens mais reforçadas para que eles não sofram avarias no caminho. Lembre-se que um produto avariado vai gerar logística reversa, o que terá um custo para sua empresa.

Cada tipo de produto exige um material de embalagem, como os produtos perecíveis, que precisam ficar longe do calor e umidade, ou produtos líquidos que precisam ser lacrados para não vazarem.

Diferencial

Tenha embalagens da sua marca com diferenciais característicos que chamem a atenção dos clientes. Ela é responsável pela primeira impressão e merece ser desenvolvida com carinho. Pense no que seus produtos têm de mais importante e evidencie na embalagem, demonstre preocupação com o meio ambiente, use materiais reciclados ou indique qual a melhor forma de descarte.

Aproveite esse espaço para mostrar detalhes da sua marca que talvez o cliente não conheça.

Personalize e fidelize

Desenvolva embalagens personalizadas, envie recados escritos à mão ou com o nome do cliente, demonstre cuidado e atenção. Aproveite essa oportunidade para fazer com que o cliente conheça mais sobre você e lembre-se de você na próxima compra.

Deixe uma mensagem

A embalagem e o produto são pontos de contato entre você e o cliente. Você pode mandar uma mensagem pela embalagem, um cartão, folheto informativo ou promocional, dicas de uso do produto, avaliações de quem já comprou e muito mais.  Use a criatividade e não deixe de criar uma relação com o seu cliente.

Mantenha-se conectado

Se o cliente comprou o seu produto, já é um ponto positivo pra você, agora você precisa manter esse relacionamento com ele. Divulgue em suas embalagens os contatos e redes sociais da sua empresa. Incentive o cliente a interagir com você de outras formas e em outros canais. Crie esse vínculo entre cliente e marca.

Siga essas dicas para ter uma embalagem adequada,  impressionar o seu cliente de primeira e ter ainda mais sucesso nas vendas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa