Networking: as dicas mais importantes pra fazer contatos

Sabe quando uma pessoa pede sugestões de produtos ou serviços e você lembra rapidinho de alguém ou alguma empresa que pode ajudar? Então, é pra aumentar as chances de isso acontecer com o seu e-commerce que vale a pena investir em networking, ou seja, uma rede de contatos que facilita oportunidades de negócio e traz muitas outras vantagens!

Quer saber como caprichar na hora de montar sua rede de pessoas e manter contato frequente com todas elas? Nós aqui do Magalu temos dicas bem legais pra te dar!

O que é networking?

Gente, é importante entender a ideia do networking pra fazer a sua rede funcionar do jeito ideal, tá?

Olha, o objetivo é criar contatos estratégicos que possam conhecer bem a sua empresa pra terem a confiança de, quando surgir uma oportunidade, indicar você. Mas não é só entregar um cartão e acreditar que isso basta pra uma contratação ou indicação, viu? Essa aproximação pode levar tempo!

Uma dica: quando entrar em contato com uma pessoa nova e ela for uma boa candidata pra sua rede de contatos, que tal fazer algo pra ela ter uma ótima lembrança de você? Pode conseguir um contato importante, por exemplo, ou até mesmo compartilhar uma informação interessante que a ajude no dia a dia. 

Daí as chances de lembrar de você aumenta! E esse contato pode ter a vontade de retribuir sua gentileza no futuro.

Agora, o networking também pode ser usado pra outras necessidades do seu e-commerce, viu? Por exemplo, dá pra descobrir novidades no mercado e até conseguir bons profissionais pra sua empresa contratar!

Quem deve fazer parte da rede de contatos?

Além dos seus potenciais clientes, as pessoas que influenciam seu público ou que te ajudam a ficar por dentro do mercado, tá? Sua nova parceria ou contratação pode vir por meio de qualquer um deles!

Então, fique em contato com antigos clientes, concorrentes, investidores e fornecedores, além de qualquer pessoa que você acredite que pode ter informações interessantes pro seu negócio.

Um jeito bem legal de saber quais são as pessoas com que deve fazer networking é pesquisar mais sobre elas. Por exemplo, se vai a um evento e algumas pessoas confirmaram presença numa rede social, faz toda a diferença mapear com antecedência quais você pode ter mais interesse em conhecer. Dá até pra fazer um contato pela internet e já marcar um bate-papo pessoalmente!

Como criar e manter uma rede de contatos?

Tem eventos ótimos pra conversas informais que aproximam potenciais clientes

Tem vários jeitos de encontrar essas pessoas! E o mais conhecido são eventos do seu setor, como feiras. Neles costumam aparecer ao mesmo tempo todos os públicos que podem te interessar. Prático, né?

E o legal é que esse contato feito pessoalmente num lugar especializado é ótimo pra encontrar pessoas que entendem como funciona o seu negócio e o mercado, além de terem abertura pra crescer e aprender mais. Muito bom ter parceiros que procuram ficar sempre atualizados!

Em cursos, palestras, conferências e outros eventos dá pra conhecer gente nova e rever pessoas que já são seus contatos pra um café e botar o papo em dia!

Outra alternativa é marcar almoços com clientes, profissionais e empreendedores do seu setor. Assim você pode conversar com mais conforto e tempo!

Além disso, usar a internet também facilita muito o dia a dia na hora de aumentar e manter contato com a sua rede. Dá pra fazer várias coisas, desde uma conversa por vídeo até a indicação de um artigo pelas redes sociais! Até o envio de um parabéns pela nova conquista que seu parceiro anunciou já vai lembrar ele que você tá por perto! Muito bom!

Ah, quer umas dicas pra ter sucesso em almoços de negócios? Dá uma lida nessa matéria aqui!

Gente, fala sério, aqui no blog do Magalu tem muita informação legal pro dia a dia da sua empresa, né? 

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