Newsjacking: embarque em temas atuais pra destacar sua loja

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Gente, aproveitar um assunto que tá bombando em propagandas, notícias ou até memes pra criar novos textos, imagens e vídeos pros canais de comunicação do seu e-commerce é um jeito inteligente e inovador de fazer seu marketing, viu? E essa prática já ganhou até nome: newsjacking! Agora, quer entender como usar essa estratégia a favor da sua loja virtual? Nós aqui do Magalu contamos pra você!

O que é a ação de newsjacking?

De um jeito bem resumido, é uma estratégia baseada em temas atuais pra destacar a posição ou os produtos da empresa, tá? Você precisa acompanhar em tempo real o que tem sido bastante comentado no dia a dia e desenvolver uma comunicação fazendo referência a algum deles! 

As ações de newsjacking costumam fazer muito sucesso no Twitter, Instagram e outras redes sociais porque é prático trabalhar nesses canais com os assuntos que ainda tão bem quentes! 

Dá também pra fazer textos em blogs, sites ou até vídeos aproveitando temas em destaque, mas lembre que a ideia é aproveitar enquanto tá todo mundo comentando sobre algo em especial, viu? Caso precise de muito tempo pra produzir esses materiais, você pode perder o tempo ideal da divulgação!

Quando começar a ação de newsjacking?

Olha, o melhor é aproveitar aqueles primeiros momentos logo depois de uma notícia, publicidade ou meme chegar ao público! É que outros veículos de comunicação, empresas e pessoas em geral ainda vão falar bastante sobre o assunto e a ideia é que o maior número de potenciais clientes vejam, interajam com seu conteúdo e até compartilhem ele.

O desafio em emplacar uma ação de newsjacking é criar rápido um conteúdo criativo, interessante e fácil de compartilhar. E, além dessas qualidades, o ideal é que a publicação ajude o público a lembrar do seu negócio. Quanto mais isso acontecer, maiores as chances de potenciais clientes passarem a acompanhar seu trabalho depois.

Por outro lado, quanto mais sua empresa demorar pra postar a ação, menores as chances de aproveitar o sucesso do tema abordado. E tem que equilibrar toda essa agilidade com qualidade senão a imagem do seu e-commerce pode ficar até prejudicada! 

Como pesquisar temas interessantes?

Desafio dos 10 anos movimentou milhões de postagens em redes sociais

O bom é que tem vários canais que dá pra acompanhar e ficar por dentro de tudo o que tá acontecendo. E é importante ter atenção a todos! A dica é separar pelo menos uns minutos todo dia porque o assunto já pode ficar desinteressante depois de algumas horas, tá?

Também é ideal ler sites de notícias, olhar memes mais compartilhados em redes sociais e ver quais são as hashtags que tão bombando no Twitter!

O universo da tecnologia, esportes e séries de TV são alguns dos temas que costumam fazer bastante sucesso! Por exemplo, quando um app de comunicação deixa de funcionar ou algum jogador de futebol faz algo polêmico, logo você já começa a ver comentários sobre isso.

E dá pra aproveitar eles mesmo se a sua empresa tem produtos de outro setor. Ou seja, pode usar algo que aconteceu numa série de TV e gerou muitas notícias e comentários em redes sociais no seu negócio de roupas, utensílios de casa e qualquer item que sua criatividade permitir!

Quer uma ajudinha pra nenhuma oportunidade legal passar sem ser percebida? A dica é colocar um alerta sobre temas que têm a ver com a sua empresa no Google Alertas!

O que levar em conta na hora de produzir conteúdo?

As chances de aproveitar o newsjacking muitas vezes aparece em situações tão absurdas a ponto de todo mundo querer falar sobre elas. No entanto, pense direitinho quais são os temas legais de abordar, já que assuntos polêmicos podem acabar gerando críticas pro seu e-commerce!

Decidiu um assunto pra criar sua ação? Então, tem que pensar nas palavras ideais, a melhor imagem pra comunicação e as hashtags a serem usadas, no caso da publicação em redes sociais. 

Além disso, é importante pensar nas palavras, porque a ideia é criar simpatia pela sua loja, não fazer com que ela pareça rude ou desrespeitosa! Além disso, é fundamental ter autorização pra usar a foto que escolheu. Senão, o dono da imagem pode reclamar porque sua empresa usou sem pedir! Na dúvida, prefira trabalhar com aquelas que já são suas e faça isso de um jeito criativo. Use um editor de imagens, por exemplo!

Outro detalhe que faz toda a diferença é a decisão de quais hashtags usar. No Instagram e no Twitter, elas vão fazer com que pessoas que não costumam acompanhar as postagens do seu e-commerce tenham acesso ao seu material! E, se gostarem do que leram, podem até compartilhar seu conteúdo, fazendo com que muitas outras pessoas vejam! Muito bom, né?

Ah, e quer umas dicas de como escolher as hashtags ideais, além de saber como aumentar as chances de sucesso no Instagram? Dá uma olhadinha nessa matéria aqui!

Gostou? Fala sério, tem muitas dicas interessantes pra e-commerce aqui no nosso blog do Magalu, né?

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