A importância de trabalhar com nichos de mercado no marketplace

Um dos grandes segredos pra ter sucesso no marketplace é trabalhar com uma fatia de mercado que ainda não é muito bem atendida. Pra isso não basta escolher o segmento, pois também é preciso definir um nicho de mercado.

Assim você terá um público mais específico, o que vai facilitar as suas tomadas de decisão, já que terá um perfil mais bem estabelecido. Isso é interessante porque as chances de retorno são maiores. Gostou da ideia? Então continue lendo pra saber mais!

O que é nicho de mercado?

Não é difícil encontrar pessoas vendendo sapatos, roupas ou brinquedos no marketplace, certo? É por isso que a gente fala que alguns mercados podem estar saturados, já que a concorrência é muito alta, e pra se destacar é preciso fazer um esforço extra.

Mas você pode ter um diferencial bem bacana se optar por um nicho de mercado. Não é difícil entender. Imagine uma pizza com seus oito pedaços. O sabor deles será o mesmo, só que eles não são iguais. Cada um tem suas diferenças, como uma fatia de tomate, um pouco mais de queijo ou uma azeitona.

O nicho de mercado é justamente você trabalhar com um produto que tenha um diferencial em relação ao segmento. Por exemplo, no mercado de vestido pra noivas, um nicho é atender noivas plus size, ou trabalhar com peças coloridas e estampadas.

Pra calçados, um nicho seria trabalhar com sapatos ortopédicos ou pra dançarinos. Já no caso das roupas, temos andróginas, vestidos pra profissionais evangélicos etc. Ainda, quem prefere produtos de beleza pode atender pessoas com pele sensível, e assim por diante.

Qual é a importância de escolher um nicho de mercado?

Se você optar por vender calçados, perceba que existem muitas opções dentro desse segmento, então pode ser difícil atender bem todo esse público gigante. São pessoas de todos os gêneros, faixas etárias, classes sociais, gostos e estilos.

Com a estratégia do nicho de mercado você define um perfil de público mais característico. Vai trabalhar com clientes específicos, então, terá menos concorrência no marketplace e pode se especializar, garantindo até mesmo exclusividade.

É verdade que quando definimos um nicho de mercado reduzimos o tamanho do público, mas isso não significa que seja uma parcela pequena. A diferença é que você vai atender de uma forma mais personalizada, suprindo uma lacuna que não está recebendo a devida atenção.

O relacionamento com o cliente se torna diferente. Você consegue humanizar ainda mais o atendimento e pode alcançar um lucro maior, já que terá menos concorrência e não vai precisar brigar por preço.

Também fica mais fácil criar campanhas de marketing digital porque o perfil do público-alvo está bem definido. Isso vai ajudar a escolher as melhores ferramentas, a linguagem e a mensagem, o que aumenta chances de bons retornos.

Como escolher o seu nicho de mercado?

Não dá pra negar que trabalhar com um nicho de mercado traz excelentes oportunidades, mas é importante definir aquele que realmente tem chances de dar certo. Isso envolve tanto o estudo do mercado quanto as suas habilidades pra atender esse público.

Como se trata de uma aposta ainda mais específica, é fundamental considerar todos os detalhes pra que a sua empreitada traga os retornos que espera. Veja a seguir algumas dicas pra escolher um bom nicho de mercado:

  • escolha um nicho com o qual você tenha afinidade;
  • prefira trabalhar com algo que você já tem algum conhecimento prévio;
  • dentro de um segmento, veja quais clientes não estão sendo bem atendidos;
  • verifique se conseguirá bons fornecedores;
  • considere se realmente existe demanda e se o seu valor de venda compensa;
  • veja quais são os seus concorrentes dentro desse nicho;
  • confira os canais de venda que funcionam pra esse público.

Trabalhar com nicho de mercado está se tornando uma prática cada vez mais comum, já que isso ajuda a eliminar uma boa parcela da concorrência. Escolhendo bem, você terá excelentes chances de alcançar bons retornos no marketplace, já que, como a gente explicou, terá mais exclusividade.

Gostou da dica? Então acompanhe as nossas redes sociais, temos muitas informações pra compartilhar com você! Estamos no Instagram e no YouTube.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa