Pagamento marketplace

Como é o processo de pagamento no marketplace? Entenda!

O pagamento no marketplace é uma das grandes vantagens dessas plataformas digitais de venda, que permitem que você ofereça uma ampla variedade de formas de pagamento ao consumidor, usando a estrutura da ferramenta.

Ou seja, além de ser um meio excelente pra escalar as vendas, o marketplace é ideal pra estruturar os seus negócios online, as entregas e o recebimento. Pra te dar uma ideia melhor do processo, vamos usar o Magalu Marketplace como referência.

Então, ao analisar outras opções, lembre-se de verificar os detalhes, pois nem todas as plataformas oferecem as mesmas garantias e funcionalidades, tanto para o vendedor quanto para o comprador.

Confira aqui no blog do Magalu como funciona o processo de pagamento no marketplace e de que forma ele impacta o seu setor financeiro!

Como é o processo de pagamento no marketplace?

As vantagens do marketplace são muitas, especialmente quando você conhece as facilidades de recebimento. As regras podem mudar, dependendo da plataforma de marketplace, mas o processo de pagamento é simples, pois os sistemas desenvolvidos oferecem muita automação.

Basta você cadastrar seus dados e configurar os detalhes, como algumas informações sobre sua loja:

  • CEP de onde guarda os seus produtos;
  • o tempo pra colocar as encomendas nos Correios;
  • e o nome da empresa que vai aparecer no marketplace.

Além disso, será preciso incluir informações de pagamento no marketplace, fundamentais pra que boa parte do processo funcione automaticamente. Afinal, o cliente entra na plataforma de venda, escolhe o seu produto e já faz a compra, o que exige que todas as informações necessárias já estejam cadastradas.

Também é necessário incluir dados pra emitir as notas fiscais, como:

  • o código CNAE, que determina a sua atividade e aparece no cartão de CNPJ da empresa;
  • a Inscrição Estadual, emitida pela junta comercial;
  • a série e o número da nota fiscal;
  • o arquivo do seu certificado digital A1, que permite emitir a nota com apenas um clique;
  • os dados financeiros e as condições comerciais, incluindo frequência e dia da semana ou do mês pra pagamento, o número de parcelas sem juros que concederá aos clientes e se vende pra outras empresas ou só para o cliente final;
  • conta bancária pra pagamento, que precisa estar no nome da empresa, nunca no de uma pessoa física ou de outra empresa.

Quando o vendedor recebe o dinheiro?

No Magalu Marketplace você pode receber semanal ou mensalmente. Essa é uma escolha sua, que pode ser feita pra facilitar a sua gestão financeira. Mas você não quer saber apenas sobre a periodicidade em que vai receber, certo? Então, vamos falar um pouco sobre algumas formas de pagamento, o que vai determinar o tempo entre a venda e a entrada do dinheiro no seu caixa.

Quando um cliente pagar em várias parcelas, por exemplo, o seu pagamento no marketplace será liberado mês a mês, conforme ocorre a quitação. Mas se você precisar do dinheiro antes, pode solicitar a antecipação, o que gera uma taxa pelo serviço.

Como são cobradas as comissões?

Se você já tiver um site próprio e preferir integrar o seu canal ao marketplace, pode fazer isso, mas precisará contratar o serviço de integração, que tem uma mensalidade. Fora essa opção, não há nenhuma cobrança mensal, apenas as comissões, que variam de acordo com a categoria do produto vendido por sua loja.

Por isso, dependendo do seu mix de produtos, podem ser cobrados diferentes percentuais. Então, fique atento na hora de conferir o contrato e aceitar as condições, sempre comparando a oferta de cada alternativa que você quiser analisar.

O mais importante é entender como o modelo funciona, logo, saiba que a cada venda feita é cobrado um percentual. A questão é se esse pagamento vale a pena, o que é muito fácil de responder.

Vale a pena pagar essas comissões?

A estrutura oferecida pelo marketplace é muito cara pra ser feita individualmente. Apenas o investimento em divulgação, como o feito no caso do Magalu, é inviável pra empresas menores.

Pensando assim, a gente chega facilmente à conclusão de que as comissões pagas representam uma economia. Isso porque você vai precisar desembolsar um percentual correspondente ao que vender, no lugar de fazer um alto investimento de estruturação e, mesmo assim, não conseguir um alcance tão significativo quanto o de um bom marketplace.

Portanto, é preciso considerar como as comissões impactam o seu cálculo financeiro. Se você conseguir bons resultados de venda, em razão de oferecer um preço competitivo, vai ganhar no volume de vendas, mesmo que a lucratividade não seja tão alta.

Ao mesmo tempo, é muito difícil imaginar alcançar o resultado possível em um marketplace como o Magalu se você optar apenas pelas vendas diretas. Ou seja, esse é um modelo de negócios de volume.

Quais são as taxas que devem ser pagas?

As taxas de marketplace variam entre 16% e 20% e incluem vários serviços e produtos, como o custo de uso do gateway de pagamento (tecnologia pra fechar transações digitais), os investimentos em marketing, o sistema antifraude e o serviço de atendimento ao cliente — SAC.

Além disso, como mencionamos, podem ser cobrados custos de antecipação, quando o pagamento é solicitado antes do prazo estabelecido para o meio de pagamento escolhido pelo cliente. Por exemplo, quando o consumidor compra em cinco parcelas, mas você precisa receber em uma única.

Nesse caso, é cobrado um percentual proporcional aos meses de antecipação, como também fazem os cartões de crédito. No Magalu, você ainda pode configurar a antecipação automática, se desejar. Nesse caso, todos os pagamentos parcelados de vendas novas serão automaticamente antecipados pra próxima data de recebimento.

Ah! É importante reforçar que também não existem taxas de adesão e mensalidades, a não ser que você precise usar a integração, lembra? Isso se torna uma opção caso tenha uma loja própria e quiser que os processos funcionem de modo integrado, com o máximo de automação.

Ficou claro como ocorre o pagamento no marketplace? Agora é só garantir a oferta de produtos competitivos e prestar atenção nas configurações, pra que todo o processo funcione perfeitamente e com toda a automação que a plataforma oferece. Quanto antes fizer isso, mais cedo vai alcançar vendas regulares, com entradas recorrentes nos períodos que você mesmo definir.

Faça o seu cadastro no Magalu Marketplace e comece a vender mais com a gente!

Cadastro plataforma magalu marketplace

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa